História do Serviço Postal

O Surgimento

O homem desde os primórdios teve a necessidade de comunicação. Da necessidade subseqüente, referente a continuar comunicando-se mesmo a distancia tem origem o serviço postal. Não se sabe ao certo qual dos povos antigos (Assírios, Babilônicos ou Egípcios) merece o crédito da iniciativa entre uma regular troca de correspondências. Ainda assim, é certo que há cerca de três mil anos já existia uma espécie de funcionamento nesse sentido. Escavações realizadas no Egito, encontraram recipientes de argila, contendo evidencias de permuta de correspondências entre Príncipes Babilônicos e Mesopotâmicos com Faraós do Egito.

Selos

Os Romanos tinham um serviço postal organizado de forma rústica. Era o chamado Cursus Publicus, criado e aperfeiçoado pelo Imperador Augustus. A organização e eficiência ficava a cargo do prefeito de Pretório e de vários magistrados. Quanto aos Gregos, não há muitos testemunhos de uma organização semelhante. O Cursus Publicus funcionava baseado em mensageiros a pé e a cavalo. Os mensageiros eram dispostos em distancias variadas nas estradas, realizando assim a comunicação, através de uma espécie de “telefone sem fio”.

História do Serviço Postal

Idade Média e Era Moderna

Após a queda do Império Romano e a conseqüente parada nas invasões bárbaras, ocorreu na Europa, depois do ano 1000, uma tentativa por parte de Carlos Magno de estabelecer um serviço parecido com o prestado no Cursus Publicus, porém sem sucesso. Mais tarde, por iniciativa de universidade, da igreja e dos mercadores nasceu uma organização chamada de “Serviço de Correios”. A família Tasso foi uma das responsáveis pelo empreendimento e acabaram criando vários sistemas para a troca das correspondências, obtendo cada vez mais notoriedade na área.

A família Tasso, acabou unindo-se a família Torriani, que também eram empreendedores postais, formando assim a chamada Torre-Tasso e dando a eles o domínio das operações de correio em toda Europa. As bases do correio moderno foram estabelecidas no serviço regular criado entre Viena e Bruxelas. À partir deste momento passava-se a ter o serviço não apenas atendendo castas como autoridades militares, mas sim a todo cidadão. Mais tarde com o advento das estradas de ferro, navios a vapor e a aviação esta forma de organização não se manteve e a maioria dos países passou a deixar a cargo do governo o controle da empresa postal.

Postais

Os Selos

Desde a introdução dos serviços postais no âmbito global (ou seja, a disposição de todos) o cálculo da taxa para o transporte e entrega de uma correspondência era diferenciado, de acordo com parâmetros como distancia, dimensão e formato. Estas variações causavam inconvenientes. Em 1608, a “Compagnia dei Corrieddella Signoria”, com concessão para trabalhar entre Veneza-Roma e Veneza-Milao criou as folhas timbradas. Estas folhas timbradas podem ser consideradas como sendo as precursoras dos selos como os conhecemos hoje.

O modelo foi copiado duzentos anos depois na Sardenha e pelo reino das Duas Sicílias. Poucos anos depois, o inglês Rowland Hill inventou o verdadeiro selo postal. Naquela época, na Inglaterra, ainda vigorava um sistema de pagamento da taxa postal, pelo destinatário. Rowland Hill, após estudar o problema publicou em 1837 uma sugestão de solução: o selo postal. Inicialmente a idéia foi muito criticada, mas posteriormente em 1839 acabou sendo aprovada e no ano seguinte ocorreu oficialmente o início das vendas de selos postais, passando a ser adotada na sequência por praticamente o mundo todo. O primeiro selo brasileiro é o famoso “Olho de Boi”. Hoje em dia um exemplar dele é caríssimo e extremamente raro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.