O Poder da Educação é um fato que não pode ser negado. Ao longo dos anos foram muitos os pesquisadores, autores, pensadores, filósofos, etc., que trabalharam e contribuíram imensamente para comprovar as influencias da educação sobre o ser humano. Atualmente as manchetes dos jornais nos trazem noticias preocupantes a cerca da qualidade do ensino nas escolas, tanto particulares quanto publicas, portanto não é a situação financeira que define a qualidade do ensino bem como a Qualidade de Vida de um sujeito e sim fatores como o perfil dos professores brasileiros.
O que contribui para o sucesso ou não de sua trajetória são os fatores relacionados ao seu modo de interagir no meio ambiente, e por meio ambiente entende-se todas as coisas que estão a sua volta, especialmente as pessoas que tem maior influencia sobre o mesmo. O mundo moderno vem fazendo com que as crianças vão para escolas muito cedo, às vezes com poucos meses de vida, assim a responsabilidade da educação recai diretamente sobre a pessoa do professor. Você conhece o perfil dos professores brasileiros? Recentemente foi realizada uma pesquisa exatamente com este intuito, avaliar qual o verdadeiro perfil dos professores brasileiros. Chegou-se a conclusão de que este perfil é de jovens em sua grande maioria, sendo que apenas 12% dos professores em exercício têm 50 anos enquanto cerca de 20% tem idade inferior a 30 anos. Um resultado surpreendente, se levarmos em consideração o fato de que entre os 24 países envolvidos neste estudo, a grande maioria é de professores mais velhos.
Se realmente este é o perfil dos professores brasileiros a perspectiva é boa, mas qual será o real motivo por trás deste panorama? Resposta Difícil, não há como definir esta situação, mas algumas possibilidades podem ser levantadas como os baixos salários que fazem com que os docentes abandonem a carreira Em Busca da Felicidade pessoal, profissional e financeira; a falta de autonomia dos gestores escolares, no que se referem aos salários, muitas vezes por falta de recursos; entre outros. Penso que mais importante do que definir o perfil dos professores brasileiros, seja oportunizar a esta classe de profissionais melhores condições de trabalho fazendo um investimento pesado voltado para a área da educação.
A insatisfação desta classe não está somente nos salários, embora isso seja muito importante, mas também nas condições de trabalho que envolve a manutenção das escolas, os recursos disponíveis, a inversão de valores que permite muito ao aluno enquanto que ao professor cabe Trabalho Duro, cobranças e toda a responsabilidade final. A busca por Soluções para Problemas Difíceis como este já é muito antiga, o que prova a grande e velha crise vivida neste setor. Mas enquanto se busca traçar o perfil do professor brasileiro, como será que fica a Educação das Crianças? O que você, como cidadão brasileiro, tem feito a esse respeito? Ser professor no Brasil é um ato de amor e uma Demonstração de Perseverança na luta por um ideal que merece ser valorizado!