Porco Apaixonado

São chamados vulgarmente de porcos diferentes espécies de animais mamíferos bunodontes, artiodáctilos que não são ruminantes. Quando se tem um coletivo de porcos diz-se que se tem uma vara. Os porcos são animais que podem ser domesticados, muitas pessoas tem nesses animais companheiros de uma vida. Contudo, em geral os porcos são criados com a finalidade de abate.

Porco Artista Apaixonado

Porco Artista Apaixonado

A seguir vamos falar um pouco mais sobre a procriação dos porcos, será que um porco pode ficar apaixonado? Seja como for os porcos tem uma relação muito própria para que haja a procriação. Conheça todo o processo de relacionamento e procriação, com certeza tem muitas coisas que você não sabe sobre esses interessantes animais.

Procriação de Porcos

Idade Para a Procriação

Um porco somente deve ser colocado para reprodução quando atinge entre 10 e 12 meses de idade, pois somente a partir dessa idade é que tem um bom desenvolvimento.

O Cio dos Porcos

O período de cio é aquele em que as fêmeas ficam excitadas e se mostram mais suscetíveis para receber a fecundação do macho. Esse período dura em média de 24h a 48h e tende a voltar depois de um período de 18 a 20 dias quando a porca não recebe a fecundação do macho. Quando a fêmea é fecundada e tem os filhotes o período do cio retorna em geral de 2 a 3 meses depois do parto. Tem alguns casos em que as fêmeas entram no cio após 2 ou 3 dias do parto de maneira a porca pode ter nova gestação nesse período.

A Cobertura

O processo de cobertura da porca pode ocorrer com os animais soltos, livres num chiqueiro ou ainda usando um tronco para cobertura, bastante usado por quem tem criação de porcos.

Gestação dos Porcos

Em geral a gestação de uma fêmea de porco dura entre 115 a 120 dias, basicamente 3 meses, 3 semanas e 3 dias. A gestação pode durar de 96 a 132 dias. Durante o período da gestação a fêmea deve receber todos os dias uma boa alimentação e sais minerais. É importante cuidar para que as fêmeas não engordem muito durante esse período para facilitar o parto.

O Parto

O parto pode acontecer durante qualquer momento do ano e no momento de dar a luz as fêmeas devem receber todos os cuidados de higiene. Para isso é importante que as instalações usadas sejam adequadas, limpas e desinfetadas para que não haja infecções nem na mãe e bem nos filhotes.

Nos casos de os porquinhos nascerem em baixas temperaturas é necessário mantê-los protegidos e em ambientes que sejam fechados ou que possuam aquecimento artificial. Assim que se percebe que o parto está próximo a porca deve ser separada numa pocilga somente para ela que esteja limpa e que tenha toda a higiene.

Enquanto dá a luz a porca deve receber toda a assistência, contudo, a pessoa que está prestando cuidados deve interferir somente quando necessário, se perceber que existe algum problema para que o filhote nasça. Se depois do fim do parto a placenta não for completamente eliminada deve ser extraída para garantir que a fêmea não tenha nenhum problema como infecções ou febre. Depois que os filhotes nascem devem ter os seus umbigos desinfetados.

A Ninhada

Uma ninhada de porcos pode ser grande tendo mais de 12 filhotes, contudo, somente podem ser deixados com a mãe de 6 a 8 porquinhos. Os que sobram devem ser repassados para outras leitoas. Enquanto amamentam as porcas precisam de uma alimentação balanceada para que possam produzir bastante leite.

Cada filhote nasce com quatro dentes em cada maxilar. Esses dentes mesmo sendo pequenos machucam as tetas da porca de maneira que no período em que eles mamam devem ser aparados para não machucar a mãe e nem causar dores nessa região. Quando os filhotes nascem pesam em média de 700 a 1.300 gramas, pode acontecer de pesarem mais de acordo com a sua raça.

Porcas Canibais

Algumas porcas tem o estranho hábito de comer os seus filhotes, esse comportamento recebe o nome de canibalismo. Saiba que se acontecer de uma porca comer toda a sua ninhada ou parte dela é importante dar outra chance para que ela tenha outra ninhada, pois se trata de um problema ocasional. Contudo, se esse comportamento se repete com outra ninhada então é melhor não usar mais essa porca para reprodução.

Se existe a repetição do comportamento é porque se trata de um vício e não de um problema ocasional. O canibalismo pode acontecer devido a problemas psicológicos, podem existir outras explicações para esse comportamento como a alimentação com defeito de nutrientes, não remoção de toda a placenta, o local do parto entre outras.

O Aleitamento dos Porcos

O aleitamento deve ser feito de forma natural pela porca mãe da ninhada. Contudo, é possível ter sucesso com aleitamento artificial se a mãe não produz leite o bastante ou então morre após dar a luz.

Desmama

A desmama dos porcos deve acontecer entre 6 e 8 semanas de idade, um processo que acontece naturalmente.

Características do Porco

O porco é um animal que em geral tem 44 dentes sendo que dentre eles estão caninos curvos e incisivos inferiores bastante longos. Esses dentes formam um tipo de pá, possui quatro dedos em cada pata que são revestidos por cascos. A sua cabeça possui forma triangular e o seu focinho é cartilaginoso.

A origem do porco é o javali que é um animal bastante abundante em todo o mundo e cuja carne é consumida em vários tipos de pratos. Apesar de ser comum que esses animais sejam criados para o abate eles também podem ser animais domésticos. Um porco pode ser um bom companheiro para quem deseja ter um amigo para todas as horas.

Se os porcos se apaixonam ainda é um mistério, mas são animais que tem um processo bastante prático de reprodução e que servem de alimento e companhia para o ser humano. Muitos porcos tem uma aparência doce e que nos comove de alguma maneira. Um animal que faz parte do cotidiano do ser humano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.