Ensino a Distância no Brasil

Cresce cada vez mais a Educação a Distância no Brasil. Neste modelo de aprendizagem, não é necessário que o aluno esteja presente fisicamente no ambiente de ensino, permitindo que o mesmo faça seus estudos em tempo disponível dentro de sua escolha e possibilidade.

A EaD (Educação a Distância) no Brasil começou com a criação do Instituto rádio técnico monitor em 1939, seguido pelo Instituto Universal Brasileiro, 1941, e o Instituto Padre Reus, 1974.
E ainda passou por avanços importantes em 1960 com o Projeto Minerva e o Projeto Saci, ambos integrantes da tele-educação.
Hoje, já são muitas as experiências nesta área, tanto governamentais quanto privadas, e a maioria com sucesso.

A partir dos anos 1990, com a difusão da internet e o surgimento do telecurso 2000, os empreendimentos nesta área, foram difundidos por diversas iniciativas que oferecem graduação e pós-graduação. Em 27 de maio de 1996, foi criada a SEED – Secretaria de Educação a Distância. A SEED é uma forma de o ministério da educação unir tecnologia e métodos didático-pedagógicos ao ensino a distância. Neste método de ensino, o vínculo entre aluno e professor se dá por meio da internet, mas também com o uso de correios, televisão, telefone, CD-ROM e outras tecnologias que surgem diariamente.

Ensino a Distância

Ensino a Distância

Dois dos campos melhores fundamentados até o momento, são ciências jurídicas e língua portuguesa.
Apesar dos esforços em diversas iniciativas, a sociedade em geral ainda é um pouco relutante em aceitar este novo método, porém, projetos bem estruturados nesta área vêm sendo elaborados pelo governo e por empresas privadas.

Um dos contratempos para a ampla aceitação, é o fato de que é necessário uma supervisão contínua sobre o aluno, porém, se alguém deseja realmente aprender, o fato de estar em uma sala de aula com colegas e professores, ou em sua casa, não fará diferença. A EaD está começando a dissolver este preceito. Como toda mudança, pode causar certa insegurança à princípio, mas acredito que o Brasil está avançando rapidamente neste campo e ainda será um exemplo em termos de EaD.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.