Antropologia Da Arte – Caracteristicas

O estudo da Antropologia da Arte é voltado para as características de objetos e qualquer tipo de produção artística produzida pelo homem nas sociedades de qualquer época. A Antropologia da Arte também pode ser definida como o estudo do homem, as atividades por ele praticadas, a cultura de uma época vivenciada.

Antropologia

Antropologia

A Antropologia da Arte faz um confronto e associação ao mesmo tempo, com outras disciplinas científicas, pois trata-se de uma matéria que envolve diversos outros recursos e temas, técnicos ou materiais, e ainda psicológicos, estéticos, entre outros.

Franz Boas – Importante Antropólogo

O antropólogo Franz Boas (1858-1942) foi um grande estudioso no campo da Antropologia da Arte, os estudos dele eram voltados para as artes primitivas. O resultado foi um livro importante abordando o tema chamado “Primitive Art, 1927”.

Franz Boas procurou demonstrar a pluralidade de processos históricos e abarcados pelo termo, além das variáveis do campo artístico.

O antropólogo defendia o estudo do método histórico para identificação da unidade fundamental dos processos mentais nas mais variadas culturas e raças.

A Divisão Da Antropologia Da Arte

Quando falamos no estudo da Antropologia da Arte, mas precisamente estamos falando de artes plásticas, música, dança, teatro, literatura, entre outras manifestações artísticas.

Figura

Figura

No conceito de Antropologia da Arte fica muito claro, através dos primeiros antropólogos, o chamado “esquema de percepção” , que na prática significa que a cultura de cada época histórica é única, particular, dando uma visão do mundo diferente uma da outra. Uma teoria defendida principalmente pelo crítico e historiador da arte, o alemão Erwin Panofsky.

As culturas e etnias transmitem os conhecimentos de geração para geração, através da fala, e muito via literatura, conseguindo deixar traços de uma época passada, mesmo quando essa passou por censuras ou mutilações narrativas.

Os Estudos Da Antropologia

A Antropologia pode ser considerada a ciência que tomou frente para tentar entender as formas de expressão narrativa deixadas pelos povos, incluindo o estudo do folclore e da mitologia, e procurando entender os sistemas mítico religiosos. James Frazer é famoso por seus estudos sobre religião e magia.

Para entender a arte, a cultura, o modo cujo viveram ou vivem determinadas sociedades, a linguagem também faz parte do estudo, se diz que “não é algo que se faz na linguagem, mas com a linguagem”. Pensamentos que fizeram com que russos agrupassem as estruturas de comunicação que se sobrepõem ao nível linguístico natural.

É correto afirmar que no campo de pesquisa da Antropologia da Arte, o estudo tanto da linguagem quanto dos mitos está bem mais próximo da estética do que da interpretação cultural ou sistemas de organização social, por isso, a análise final é que trata-se de uma relação indissociável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.