Nado Costas: Posição Do Corpo, Virada, Pernada, Historia e Benefícios

O Que É a Natação E Quais São Seus Benefícios?

Quando se busca conceituar a natação de maneira mais generalizada e com aspectos mais técnicos, ela se torna facilmente definida como a capacidade que os seres vivos (que no caso também englobam os seres humanos, obviamente) tem de se locomover através de líquidos, percorrendo assim uma determinada distância. Na maior parte das vezes esse líquido é a água propriamente dita. Esse tipo de locomoção pode ser feita com ou sem o auxilio de algum tipo de equipamento complementar, sendo que nos dois casos existe uma denominação específica que será tratada no decorrer do artigo de hoje.

Como foi dito acima, a definição apresentada foi de cunho mais formal, porém, levando em consideração somente o entendimento popular, a natação é definida como uma atividade que cumpre amplos papéis, sendo eles tanto de ser uma forma alternativa de exercitar o corpo, mas também como uma forma de lazer e de recreação. Como exercício físico ele é considerado extremamente versátil, já que pode ser realizado em diferentes lugares, como clubes, piscinas residenciais e praias.

As pinturas rupestres são as formas de registro da natação mais antigas das quais se tem conhecimento, sendo que essas pinturas são aquelas encontradas em cavernas e outras pedras na época pré histórica. Essas pinturas foram feitas há aproximadamente sete mil anos atrás, sendo que essa data é somente uma estimativa. Já os registros por escrito que se tem conhecimento como sendo os mais antigos são aquelas obras clássicas e bastante conhecidas, como a Ilíada e a Odisseia, a Epopeia de Gilgamesh e até mesmo a Bíblia Cristã, sendo que a mais antiga deles estima-se que seja do ano dois mil antes de Cristo.

Vale ressaltar que em todas essas apresentações que foram citadas, a natação nunca possuiu um cunho ligado a competição ao a uma atividade que visava única e exclusivamente a vitória, mas sim, era tratada somente como uma atividade onde era possível se locomover ou apenas aproveitar de uma forma de lazer. A ideia de competição foi inserida na natação somente no ano de 1800, no continente Europeu, sendo que o estilo mais predominante era o nado de bruços.

Alguns anos depois (mais exatamente em 1873) outros estilos de natação passaram a fazer parte e serem inseridas no meio competitivo, como por exemplo o nado trudgen, que leva esse nome por ter sido desenvolvido por Arthur Trudgen, que basicamente fez leves adaptações no nado crawl, que era um estilo que já existia e que era muito difundido entre os ameríndios.

Com o passar dos anos a natação contou ainda com outras evoluções, como é o caso de ter sido inserida oficialmente como um esporte pertencente a gama dos esportes na lista dos Jogos Olímpicos. A oficialização dessa inserção aconteceu no ano de 1896 em Atenas. Assim, conforme a natação cresceu e se espalhou, chegou um momento onde se viu a necessidade da criação de um órgão que regulamentasse toda a modalidade, que no caso é a Federação internacional de Natação (FINA), que foi criada no ano de 1908. O principal papel desse órgão é padronizar e regulamentar todo o esporte.

A matacão é um esporte que oferece benefícios variados para todas as partes do corpo, até mesmo a parte psicológica. A respeito da parte física, uma das primeiras coisas que vem a mente é a fortificação e tonificação dos músculos, sendo que isso é possível principalmente porque a natação – ao contrário de outros esportes – possibilita que vários grupos musculares sejam trabalhados simultaneamente, deixando os músculos muito desenvolvidos. Isso se reflete também no aumento da flexibilidade, da resistência e da estabilidade de uma pessoa e de sua coluna.

Outro ponto que acaba interessando bastante muitas pessoas é o fato de que a natação contribui muito para o emagrecimento, já que a quantidade de calorias perdas em uma hora aula pode variar entre quinhentas e seiscentas, dependendo da intensidade do nado. Essa perda é bastante alta devido ao fato de que os esforços que são realizados em baixo da água são bem mais altos do que em terra firme, já que as densidades da água e do ar são bem diferentes.

Já a respeito dos benefícios mentais e psicológicos, os principais deles são que a natação contribui no aumento do foco, da memória e da concentração de uma pessoa, ou seja, faz com que ela se torne um estudante e / ou profissional mais eficiente. Além disso, a natação também influencia e estimula a produção dos hormônios que são pertencentes ao chamado “quarteto da felicidade”, que são a dopamina, a serotonina, a ocitocina e a endorfina. Isso faz com que a pessoa que pratica a natação se sinta com uma maior autoestima e com menores problemas relacionados a estresse e a ansiedade.

Quais Os Estilos De Natação Existentes?

Estilos De Natação

Estilos De Natação

Como foi apresentado anteriormente, a Federação Internacional de Natação foi criada para regulamentar a natação, e isso também influenciou a maior delimitação dos estilos existentes, que foram oficializados e regulamentados. Os principais estilos existentes hoje em dia são: a natação de águas abertas, o polo aquático, o mergulho, o nado sincronizado, os saltos ornamentais e a natação pura, que é aquela que engloba outros estilos mais simples de natação, como o nado crawl, o nado mariposa, o nado de bruços e o nado de costas, que é o foco do artigo de hoje.

Nado De Costas – Tudo Sobre

O nado de costas, como foi apresentado acima, é um dos estilos de nado que mais são utilizado dentro das competições desse esporte. O nome se dá basicamente pela caracterização de como fica o corpo do nadador nesse estilo, ou seja, de costas para o chão da piscina. Outras características muito particulares do nado de costas são as pernadas e braçadas alternadas na forma de batidas bastante rápidas.

Não existe uma certeza pontual de quando o homem iniciou esse processo de nadar de costas, mas no ano de 1794 foi descrito um estilo de natação onde o nadador deveria dar as braçadas de costas. Porém, somente no ano de 1912 esse nado foi mais difundido e mais utilizado entre os nadadores. Isso se deu principalmente graças ao nadador Harry Hebner, dos Estados Unidos.

O estilo de nado de costas não é muito fácil para se aprender, já que ele não possibilita que se enxergue para onde se está progredindo, o que acaba gerando muita insegurança ao atleta. Além disso, os movimentos desse nado também acabam fugindo do controle, já que as condições perceptivas dos mesmos são bastante limitadas.

No nado de costas a saída acontece já de dentro da piscina e é por isso que o atleta já deve estar preparado e ter seu posicionamento já próximo a raia. Após ser dada a largada, o atleta deve puxar seu corpo em movimento contrário ao agarre, no mesmo tempo que realiza outros movimentos como empurrar a borda da piscina com os pés, fazendo com que o corpo se eleve e que consequentemente o quadril saia da água.

Ao longo do nado o competido fica com a barriga para cima, e ao contrário de outros estilos, como o nado crawl, por exemplo, as pernas demandam uma importância bastante considerável. A maneira mais comum de prosseguir com o nado é utilizando os movimentos de braços como se eles fossem hélices, os girando alternadamente. Já os movimentos das pernas seguem o movimento básico que consiste na fórmula de seis batimentos para um ciclo de braçadas. O mais indicado é que os joelhos fiquem o tempo todo dentro da água.

No momento da virada, o nadador deve buscar se aproximar da parede bem centralizado e dar basicamente uma cambalhota de costas, fazendo com que o corpo rotacione e fique novamente em sua posição original (dorsal). Após a palma da mão tocar a borda da piscina, a cabeça deve se afundar e ir para o sentido oposto, sendo que as pernas também devem seguir essa linha de movimento, se lançando até que encostem na parece da piscina. Finalmente o nadador consegue se impulsionar com o auxilio dos pés e voltar a posição incial que o estilo sugere.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.