Como o Salto Triplo se Apresenta nas Paralimpíadas?

Como o Salto Triplo se Apresenta nas Paralimpíadas?

Quem regulamenta o atletismo adaptativo é o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), e sua coordenação cabe ao Comitê Técnico de Atletismo do IPC. Além dos Jogos Paralímpicos, que é o esporte que conta com um número maior de praticantes, também é indicado para atletas com deficiência física, visual e cognitiva.

Quase todos os esportes olímpicos ainda existem neste esporte. As competições de atletismo são as seguintes: competição de sprint (100 m, 200 me 400 m), competição intermediária (800 me 1500 m), competição de fundo (5.000 me 10.000 m) e competição de revezamento (4×100 me 4×400 m).

As competições de atletismo são: salto em altura, salto em comprimento, salto triplo, disco, arremesso de peso e dardo. Existem também maratonas (corridas de rua) e pentatlões (corridas conjuntas).

Não há obstáculos, salto com vara, marcha esportiva e lançamento de martelo nas Paraolimpíadas. A classificação dos atletas é baseada em sua função. Realizar testes individuais de força, coordenação e função, e avaliar seu potencial, sequelas e músculos descomprometidos.

Paraolimpíadas

Paraolimpíadas

O nome da classe é determinado pelas iniciais – a letra F para as competições de atletismo e o T para a pista – mais os números prometidos pelos participantes.

Pessoas com deficiência visual entre 11 e 13 anos; 20 pessoas com deficiência cognitiva; 31 a 38 anos, paralisia cerebral (31 a 34 usuários de cadeiras de rodas, 35 a 38 móveis); 40, pessoas baixas; 41 a 46, Amputados e feridos; usuários de cadeiras de rodas entre 51 e 58 anos.

A particularidade do método de adaptação decorre da necessidade de avaliação do grau de deficiência para o cálculo do valor justo de cada atleta. No teste de lançamento, o vencedor não é necessariamente aquele que lançar o instrumento posteriormente.

Para pontuar, o árbitro analisa a distância e o grau de deficiência do atleta. No final de todas as postagens, aquele com a maior pontuação vence.

Atletismo

Nos eventos de atletismo, assim como nos eventos de atletismo tradicionais, o vencedor é sempre o primeiro a chegar à linha de chegada. Em relação à adaptabilidade, por exemplo, podem ser feitas alterações nos dispositivos utilizados (como dardos e discos).

Amputados podem usar próteses, que são essenciais na pista, mas opcionais no local. A cadeira de rodas pode ser usada para competições de atletismo e é muito leve.

Os deficientes visuais B1 precisam contar com um guia (amarrado por gravata) que só o guiará durante a competição. Para atletas B2, é opcional ter um guia, mas duas raias devem ser usadas nas competições de atletismo.

Também é permitido usar aparelhos auditivos. O atletismo paralímpico consiste em um esporte auxiliar que estimula os atletas a superar o exercício diário.

Requer comprometimento, perseverança, disciplina e habilidades físicas, como resistência e força. Assim como também melhora a independência, a autoestima e a socialização, promovendo a felicidade e mais qualidade de vida, também desenvolveu essas mesmas habilidades.

História Mundial

O atletismo é tido como o mais antigo dos esportes organizados de todo o mundo. Isso porque suas ações básicas: correr, pular, arremessar e arremessar já são necessárias para o ser humano para que sobreviva à caça, coleta e fuga de possíveis predadores.

Portanto, a partir dessas ações, tornou-se inevitável transformá-lo em lazer e prática competitiva. Há indícios de que tem uma história de mais de quatro mil anos.

Mas acontece que na Grécia antiga havia competições de sprint e salto. Como todos sabemos, essas disputas existiam nos primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade (776 aC). Porém, ainda não é um esporte de atletismo. Este foi produzido na era contemporânea da Grã-Bretanha no século 19. O primeiro Campeonato Britânico foi realizado em 1866.

Dois anos depois, esse novo esporte entrou nos Estados Unidos (EUA) e, desde então, o número de fãs aumentou muito. Em poucas décadas, o esporte era conhecido pelo mundo.

Portanto, pode aparecer nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em Atenas (1896). Logo após a participação, a Federação Internacional de Atletismo Amador (IAAF) foi criada em 1913. Até agora, a organização era responsável pela padronização e regulamentação deste esporte olímpico.

Os exercícios adaptativos começaram no início do século 20, mais especificamente na década de 1920, para deficientes visuais e natação. Somente a partir da Segunda Guerra Mundial os deficientes físicos puderam praticar a prática esportiva, pois, em geral, os esportes adaptativos tornaram-se uma possibilidade para a reabilitação de ex-combatentes que tinham sequelas da competição.

No final dos anos 1940, o médico Ludwig Guttman organizou várias competições. Em 1952, nos Jogos de Stoke Mandeville, uma corrida em cadeira de rodas foi realizada para veteranos. Depois disso, com o advento dos Jogos Paraolímpicos de 1960, a primeira edição de Roma incluiu o atletismo adaptativo e sete outros esportes.

Como a Modalidade Salto Triplo se Apresenta nas Paralimpíadas?

O salto triplo é uma combinação de três saltos consecutivos, terminando com uma queda na caixa de areia. O jogo começa por impulso.

O salto começa quando a perna de impulso toca o solo (maior absorção de choque); a perna de impulso é menos dobrada (tensão mais elástica); naquele momento, a perna de impulso está sob muita pressão (até 6 vezes o peso do atleta) e o ângulo fica maior. Quanto maior a pressão.

Ao executar um chute, o saltador repentinamente move o pé para trás e para cima na tentativa de reduzir a perda de velocidade horizontal. O ângulo de saída resultante é menor do que o salto de distância.

Por fim, durante a fase de vôo, o equilíbrio deve ser corrigido pela rotação horizontal do braço, e o centro de gravidade deve ser colocado em uma posição adequada.

Curiosidades Sobre os Jogos Paralímpicos

Confira abaixo algumas curiosidades interessantes sobre os Jogos Paralímpicos:

1 – Símbolos

Os anéis são os símbolos principais dos Jogos Olímpicos. Eles são 5 no total. Sendo que cada um deles se apresenta em uma das 5 cores que são permitidas nas bandeiras nacionais.

Enquanto o símbolo dos jogos Paralímpicos são outro: o Agito (3 arcos nas cores verde, vermelho e azul. Eles representam “Espírito em Movimento”, que consiste no lema paralímpico.

2 – Classificações

Em Jogos Paralímpicos, não é permitida competição de um corredor cego contra uma pessoa com paralisia cerebral. Contudo, alguém com paralisia cerebral pode competir contra uma pessoa com problemas de crescimento.

3 – Corredores e Guias

Os corredores cegos, ou que apresentam cegueira parcial, podem competir, mas com o acompanhamento de um guia. Normalmente, eles participam da corrida juntamente com os atletas.

Em alguns casos, eles são ficam atados por meio de um cordão, que tem a função de guiar os atletas, como se fossem seus olhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esportes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.