O lançamento de disco é uma modalidade olímpica do atletismo cujo objetivo é lançar um disco de metal o mais longe quanto possível. O competidor que lançar o disco mais longe é o campeão. Da mesma forma como acontece com o lançamento de dardo e o lançamento de martelo essa modalidade é chamada de lançamento.
Apenas o arremesso de peso recebe a nomenclatura de arremesso porque o peso precisa ser empurrado, as demais categorias projetam os objetos de maneiras diversas. O lançamento de disco era realizado na Grécia Antiga e faz parte das Olímpiadas da Era Moderna desde os primeiros Jogos realizados em 1896 em Atenas para os homens. A categoria feminina foi introduzida nos Jogos em Amsterdã no ano de 1928. Continue lendo para saber mais sobre o lançamento de disco.
Lançamento de Disco: Conheça a História da Modalidade
Essa é uma prova existente desde a Grécia Antiga, há registros dessa atividade olímpica na forma de estátuas e outros registros artísticos. Uma das obras mais marcantes de representação do lançamento de disco é o Discóbolo, obra de Míron que é datada do século V a.C.. Na descrição do funeral de Patroclus na Ilíada em cerca de 800 a.C., Homero, se refere a modalidade.
Essa prova entrou para os Jogos Olímpicos da Antiguidade em 708 a.C., 68 anos após a realização dos primeiros jogos desse período em 776 a.C.. Essa modalidade não faz parte do pentatlo moderno, no entanto, fazia parte do antigo pentatlo olímpico. No Museu Arqueológico de Olímpia há um disco original em bronze conservado. O lançamento de disco na categoria masculina foi incluído já nos Primeiros Jogos olímpicos modernos em Atenas no ano de 1896.
Divergências
No começo da prática moderna de lançamento de disco havia algumas disparidades entre a forma de praticar o esporte. Os norte-americanos lançavam os discos num círculo enquanto os suecos faziam o lançamento num quadrado. No ano de 1907 houve a padronização e os discos dessa prova passaram todos a medir 22 cm e pesar 2 kg. A modalidade feminina de lançamento de disco somente passou a existir nos Jogos Olímpicos em 1928.
Em 1920 entrou em uso a pegada com uma das mãos e no ano de 1926 foi introduzido o giro, no entanto, somente foi aceito oficialmente em 1954. O maior campeão olímpico dessa modalidade da atualidade é o norte-americano Al Oerter que obteve quatro títulos consecutivos entre os Jogos de Melbourne em 1956 e da Cidade do México em 1968. Há quase três décadas os recordes dessa categoria se mantêm com Jürgen Schult e Gabriele Reinsch da ex-Alemanha Oriental.
O Disco
Para essa prova é utilizado um prato de metal com o formato circular cujo diâmetro é de 22 cm em média. Na categoria masculina esse disco possui entre 219 e 221 mm de diâmetro e de 44 a 46 mm de espessura com o peso de 2 kg. O disco da categoria feminina de lançamento de disco tem entre 180 e 182 mm de diâmetro com espessura entre 27 e 29 mm com o peso de 1 kg.
Como é Feito o Lançamento de Disco?
Os atletas fazem o lançamento do disco de dentre de um círculo com 2,5 m de diâmetro no chão, a margem é feita por um anteparo de concreto que possui 2 cm de altura. O competido deve segurar o disco com os seus dedos da mão e o antebraço do lado do lançamento. Para que o lançamento seja feito o atleta deve girar sobre si mesmo com rapidez lançamento o disco estendendo o braço. É um movimento bastante bonito de se ver durante a competição.
É permitido o uso de uma substância nas mãos para tornar melhor a aderência ao disco. Também é permitido o uso de um cinturão para proteger a coluna do atleta. A questão da proteção dos atletas é bastante relevante haja vista que é um esporte que demanda bastante fisicamente do competidor.
O disco lançado deverá aterrar dentro de uma área previamente marcada. É importante que o atleta não deixe o círculo de lançamento antes do disco cair. Quando for sair deve fazê-lo pela parte de trás do círculo. O lançamento é impugnado no caso de o atleta pisar fora da área destinada a ele antes ou durante o lançamento ou então antes do disco tocar o solo.
Em geral no lançamento os atletas dão uma volta e meia com o corpo para dar impulso ao lançamento. Numa competição são feitos entre quatro e seis lançamentos por atleta. Se houver empate é feito o desempate pela segunda maior marca e assim por diante.
Luis Delís: O Maior Campeão dos Jogos Pan-Americanos
Nos Jogos Pan-Americanos o principal nome do lançamento de disco é o do cubano Luis Delís. Dono de duas medalhas de ouro e uma de bronze, Delís, tem uma bonita história na competição. Sua primeira medalha conquistada foi a de bronze no ano de 1979 em San Juan quando ficou em terceiro lugar.
Nas duas edições seguintes, Caracas em 1989 e Indianápolis em 1987, ele garantiu o primeiro lugar do pódio. Delís ainda conquistou a medalha de bronze na Olímpiada de Moscou no ano de 1980 e duas medalhas em mundiais sendo uma de prata em 1983 e uma de bronze em 1987. Esse ainda é um esporte pouco popular no Brasil, mas que tem grandes chances de crescer no conceito dos expectadores com o surgimento de novos atletas de ponta.
O Brasil no Lançamento de Disco nos Jogos Pan-Americano
O Brasil é detentor de duas medalhas na categoria de lançamento de disco dos Jogos Pan-Americanos. As duas medalhas em questão foram conquistadas por Ronald Julião sendo a primeira de bronze na competição de Guadalajara em 2011 e a segunda a de prata em Toronto no ano de 2015.
Foi por apenas 15 cm que Julião não levou a medalha de ouro naquela ocasião, o lugar mais alto do pódio ficou com o jamaicano Fredrick Draces. É um esporte que tem tudo para crescer no gosto popular dos brasileiros em especial pelos bons desempenhos de atletas como Ronald Julião. O incentivo a prática esportiva no Brasil é muito importante para mudar a vida de muitas pessoas.
Gostou de saber mais sobre o lançamento de disco? Curta e compartilhe em suas redes sociais!