Torre Eiffel Significado Espiritual e Oculto

A Torre Eiffel

Como muitas pessoas já conhecem, a Torre Eiffel é uma torre constituída de treliças de ferro que foi construída em meados do século XIX e se tornou um importantíssimo ponto turístico e monumento histórico. A Torre Eiffel se localiza na cidade de Paris, na França, mais especificamente no Champ de Mars, que é uma das maiores áreas verdes da cidade.

A Torre Eiffel é, hoje em dia, o monumento que mais representa e caracteriza a França, sendo que sua torre é a construção mais alta de Paris inteira. Por tamanha grandiosidade e importância, a torre é hoje o monumento no qual a visitação é paga, mais visitado de todo o mundo, já que as pessoas não medem esforços para conhecê-la. Estima-se que esteja na casa dos milhões a quantidade de visitantes por ano a Torre Eiffel.

O monumento foi batizado com esse nome em homenagem ao engenheiro que idealizou a torre e fez todo o seu projeto, o francês Alexandre Gustave Eiffel. O principal e inicial objetivo de sua construção era que ela funcionasse como o arco de entrada para a Exposição Universal no ano de 1889.

As dimensões da torre são incríveis, sendo que ela conta com trezentos e vinte e quatro metros de altura, que na verdade podem variar cerda de quinze centímetros durante o verão, já que o aço sofre uma dilatação térmica. Até o ano de 1930 ela era a estrutura mais alta de todo o mundo, mas nesse ano citado ela perdeu o topo do ranking para o Chrysler Building, que é um arranha céu que se localiza em Nova York, nos Estados Unidos.  Já quando se restringe apenas a França, a Torre Eiffel fica em segundo lugar na lista de monumentos mais altos, perdendo somente para o Viaduto de Milau, que é uma ponte suspensa por cabos acima do Rio Tam. Ressaltando que nesse caso não são consideradas as antenas da Torre Eiffel, já que assim ela ainda seria a mais alta.

Para as pessoas e turistas interessados em de fato subirem e adentrarem na Torre Eiffel e em seus três níveis, existe a possibilidade de se comprarem os ingressos tanto nas escadas, quanto nos elevadores dos dois primeiros níveis. Do chão até o primeiro nível é necessária uma caminhada de pouco mais de trezentos degraus. Desse primeiro nível já é possível enxergar toda a cidade, além de existir a opção de lojas a serem visitadas e também banheiros para o público. O segundo nível conta com um belo restaurante. Já o último (terceiro) nível, o acesso só se dá por elevador.

A Torre sofreu algumas alterações e adaptações ao longo do tempo, sendo a principal delas o fato de que uma certa parte do chão do primeiro nível foi colocado um piso de vidro transparente, para que assim os visitantes consigam observar a cidade a seus pés, do alto dos cinquenta e sete metros de altura.

Curiosidades sobre a Torre Eiffel

Ao longo de toda a Torre existe a gravação do nome de setenta e duas pessoas que foram importantes e que contribuíram de alguma forma para a construção da mesma, sejam essas pessoas engenheiros, matemáticos, cientistas físicos, políticos, militares ou outros franceses notáveis e muitas pessoas que visitam a torre, observam esse detalhe mas não sabem do que se trata.

Os nomes gravados são: Seguin, Tresca, Bresse, Belander, Laplace, Chasles, Apere, Flachat, Legendre, Gay-Lussac, Schneide, Berthier, De Dion, Jousselin, Becquerel, Cali, Giffard, Sturm, Belgrand, Fresnel, Vicat, Coulomb, Foucault, Morin, Combes, Arago, Monge, Daguerre, Le Verrier, Delambre, Breguet, Dumas, Borda, Bichat, Pelouze, Lamé, Carnot, Sauvage, Fourier, Clapeyron, Polonceau, Malus, Perdonnet, Wurtz, Petiet, Poisson, Thénard, Hauy, Delaunay, Poinsot, Ebelmen, De Prony, Regnault, Cauchy, Perrier, Triger, Coriolis, Broca, Goüin, Barral, Le Châtelier, Fizeau, Jamin, Chaptal, Navier, Chevreul, Lavoiser, Dulong, Cuvier, Lagrange, Poncelet e Lalande.

Outra curiosidade muito interessante a respeito da Torre Eiffel é que sua construção demorou exatamente dois anos, dois meses e cinco dias, sendo que sua inauguração aconteceu no final do mês de março no ano de 1889. Toda a obra finalizada custou oito milhões de francos – que era a moeda da época – e demandou da mão de obra de cinquenta engenheiros e aproximadamente duzentos e cinquenta operários.

Que as dimensões da Torre são incríveis já foi dito, mas uma curiosidade é que no ano de 2015 foi instituída a primeira competição relacionada a Torre Eiffel, sendo inspirada inclusive em uma competição que já acontecia no Empire State Building, nos Estados Unidos. Na versão francesa as pessoas que participavam da competição devem buscar chegar primeiro ao topo da Torre, que conta com mil seiscentos e sessenta e cinco degraus.

Para realizar a iluminação noturna do monumento parisiense são necessárias mais de vinte e mil lâmpadas, deixando o visual incrível e deslumbrante, funcionando como um espetáculo cotidiano. A iluminação tradicional de Torre é a dourada, mas sempre que o país deseja passar alguma mensagem ou prestar alguma homenagem, essa cor é alterada. Já aconteceu inclusive de a Torre contar com a iluminação verde em homenagem a Floresta Amazônica. Atualmente, essa iluminação é considerada uma obra de arte, e por isso, as fotos noturnas da Torre estão proibidas desde o ano de 2011, isso porque é exigido o pagamento de diretos autorais pela mesma.

A manutenção da torre no que diz respeito a pintura, acontece de sete em sete anos e por isso ela sempre se mantem belíssima. Porém, como ela é gigante, a quantidade de tinta utilizada também é colossal, sendo gastos em torno de sessenta toneladas de tinta para fazer esse retoque.

Montagem da Torre Eiffel

Montagem da Torre Eiffel

Segredos E Significados Distintos Sobre a Torre Eiffel

Que a Torre Eiffel é um monumento de extrema importância para Paris e até mesmo para o mundo todo, isso já ficou claro. Porém, o que pouca gente sabe é que existem pessoas que acreditam que a Torre Eiffel possui uma outra série de significados, sendo eles de cunho místico, espiritual e até mesmo ocultos. Esses significados alternativos são o foco do artigo de hoje e eles serão apresentados abaixo.

Um dos principais significados e também o dos mais aceitos e que não foi abordado acima é o fato de que a Torre Eiffel possui uma simbologia de luta e também da vitória que os franceses obtiveram, já que ela também foi construída para ser uma homenagem aos cem anos da Revolução Francesa, ou seja, ela representa a liberdade que os franceses obtiveram nessa fase da história.

Porém, existem algumas pessoas que desejam atribuir outros significados mais místicos a respeito da torre, quase que de uma forma de teoria da conspiração. Por exemplo, algumas pessoas apontam que Paris como um todo, muitas vezes também chamada de “Cidade Luz” tem um forte apelo Illuminati e Maçônico, e que isso se reflete em vários de seus monumentos, como as Pirâmides do Louvre e até mesmo a Torre Eiffel, e por essa convicção existem até mesmo livros para argumentar nesse fato, como é o caso de “A Paris dos Franco-Maçons” escrito por Emmanuel Pierrat e Laurent Kupferman.

As pessoas que defendem essa ideia apontam que a Torre Eiffel é um obelisco disfarçado, onde todo o design foi pensado com base nos fundamentos da maçonaria, já que ela nada mais é do que uma pirâmide com a iluminação e um farol e seus três primeiros andares correspondem os graus da iniciação Maçon, que são o de aprendiz, o de companheiro e o de mestre.

Nada disso é confirmado e não deve ser argumento contra a importância e a beleza da torre, que é inegável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.