Considerado violento por muitos, esporte transformou o cenário esportivo mundial e é
sucesso de público com o UFC
Futebol, basquete, golfe e tênis são alguns dos esportes mais famosos do mundo e movimentam uma legião de fãs ao redor do mundo. No entanto, o MMA está roubando as atenções e virando o queridinho dos amantes de competições esportivas.
Nos últimos anos, o MMA transformou a visão que o público tinha de ser um esporte violento, se tornando uma das modalidades mais assistidas e admiradas do mundo. Tudo isso por conta de sua competição mais famosa, o Ultimate Fighting Championship, o UFC.
A sigla MMA deriva de Mixed Martial Arts, Artes Marciais Mistas em português. Na modalidade é permitido que os lutadores usem diferentes técnicas de artes marciais, sejam técnicas de combate em pé quanto golpes de luta no chão.
A história do MMA começa com as competições de Vale-Tudo, popularizadas no Brasil pelo lutador de jiu-jitsu Carlos Gracie. As disputas eram promovidas para que lutadores de diferentes artes marciais pudessem competir e mostrar suas técnicas.
A partir das lutas de Vale-Tudo foi criado o Ultimate Fighting Championship, criado em 1993 por Rorion Gracie e dois de seus alunos de jiu-jitsu, John Milius e Art Davie.
O UFC 1 foi disputado em 12 de novembro de 1993 no estado do Colorado, nos Estados Unidos. Na disputa estavam oito lutadores de diferentes modalidades de artes marciais, como boxe, jiu-jitsu, sumô e kickboxing. O vencedor da primeira edição do UFC foi Royce Gracie, vencedor de três lutas nos confrontos eliminatórios.
Regras Rígidas Garante Segurança De Competidores
Mesmo com o nome Vale-Tudo e a impressão de que tudo é válido entre os lutadores, a competição possui regras rígidas que foram aumento com o avanço da competição. No início, as três coisas proibidas na competição eram: dedo no olho, mordidas e o 'fish-hooking', uma tentativa de rasgar a boca com os dedos.
As competições iniciais não possuiam limite de tempo, mas precisaram delimitar a duração das lutas por conta das transmissões televisivas e por pay-per-view. O evento chegou a ser proibido em alguns estados norte-americanos por ser considerado muito violento. No ano 2000, o UFC 28 foi o primeiro a ser sancionado após deliberação entre comissões atléticas e a definição das regras.
As deliberações culminaram com a criação das primeiras categorias: pesados, meio-médios e meio-pesados. As separações foram um pedido das comissões atléticas para equilibrar os lutadores fisicamente.
Atualmente, as competições do UFC obedecem às Regras Unificadas das Artes Marciais Mistas, garantindo que melhor controle e garantia da segurança dos lutadores. As atitudes proibidas durante a luta variam entre cabeçadas, dedos nos olhos, morder e atacar a virilha e muitas outras.
A competição atualmente é dividida em dez categorias de acordo com as características físicas dos lutadores: Peso Palha, Peso Mosca, Peso Galo, Peso Pena, Peso Leve, Peso Meio-Médio, Peso Médio, Peso Meio-Pesado, Peso Pesado e Peso Super-Pesado, sendo a primeira somente para competições femininas.
Os trajes para a prática do MMA também seguem normas rígidas e a definição da vestimenta está definida pela organização, sendo elas: shorts, tornozeleiras, protetor bucal, joelheiras, coquilha e protetor de seios, e luvas, que devem ser novas e inspecionadas pela Comissão Atlética local.
Quem Ganhou?
A definição do campeão do combate é feita pelo árbitro que observa o desenvolvimento da disputa e alguma das situações: O lutador bater no tatame indicando que não aguenta o golpe, o lutador desmaia ou o árbitro determina que ele não pode mais continuar no combate, sangramento sem que seja feito curativo no tempo determinado, lutador jogar a toalha no ringue, término do tempo de combate e não cumprimento das regras.
O sucesso do MMA se deu graças ao investimento de grandes lutadores e a integração de diferentes modalidades de artes marciais. A adoção de regras mais rígidas garantiu um esporte mais justo aos atletas, aumentando o número de fãs do esporte.