O Que é Suspenso Por Dois Suportes Verticais?

O atletismo é um conjunto de modalidades esportivas base que existe desde a Antiguidade contando com corrida, lançamentos e saltos. Dentro dessas categorias está o salto em altura em que os atletas precisam superar uma barra suspensa por dois suportes verticais. Essa é uma das modalidades mais populares do atletismo sendo uma das mais aguardadas durante a realização dos Jogos Olímpicos.

Outra modalidade do atletismo que conta com uma barra suspensa por dois suportes verticais é o salto com vara. As modalidades de salto em altura e salto com vara são as duas modalidades verticais do atletismo. Continue lendo para entender um pouco mais sobre as duas modalidades.

História do Atletismo

Mulheres do Atletismo

Mulheres do Atletismo

Há uma frase que diz que os Jogos Olímpicos podem ser realizados somente com as provas de atletismo, mas nunca sem elas. O atletismo existe desde a Antiguidade sendo composto por modalidades que visam preparar o corpo para a realização dos movimentos mais comuns como corridas, lançamentos e saltos.

O nascimento do atletismo na Grécia Antiga se deu concomitantemente a realização das primeiras Olímpiadas no ano de 776 a.C. realizadas na cidade de Olímpia. Os gregos chamavam os jogos de Stadium e o vencedor foi Coroebus, a prova tinha um percurso de 200 metros. Porém, é necessário destacar que alguns registros históricos apontam que o atletismo já era praticado no Egito e na China há aproximadamente 5 mil anos.

O formato moderno do atletismo foi consolidado no século 19 e atualmente conta com a seguintes modalidades esportivas: Revezamentos, Arremesso e Lançamento, Saltos, Corridas (com obstáculos, rasas e com barreiras), Marcha Atlética e Combinada. Cada uma dessas provas possui cerca de 20 modalidades distintas sendo que elas se diferenciam entre si pelos equipamentos utilizados e pelo tamanho dos percursos.

Onde o Atletismo é Realizado

Pista de Atletismo

Pista de Atletismo

As provas das modalidades de atletismo podem ser realizadas em estádios, na montanha, na rua e no campo. A pista oficial de atletismo deve ser feita com piso sintético composto por 8 raias sendo que cada uma mede 1,22 metros de largura.

Salto em Altura

Nessa modalidade os atletas precisam saltar sobre uma barra horizontal que fica suspensa por dois suportes verticais com distância de 4 metros entre si. Cada atleta pode fazer três tentativas de saltar a barra em cada altura, Ao conseguir saltar uma das alturas o atleta deve então tentar a altura seguinte.

O salto deve ser iniciado com uma corrida em alta velocidade até a barra, o atleta então fira o corpo enquanto começa a elevação para tentar saltar sobre a barreira estando de costas para ela. A conclusão é a queda no colchão de proteção, medida adotada desde a década de 1960, o que possibilitou que os saltos fossem realizados de costas para a barreira.

Diferentes Estilos de Salto em Altura

O salto em altura é uma das modalidades de atletismo que passaram pelas mudanças mais significativas ao longo do tempo. Os métodos mais utilizados, durante décadas, foram: Eastern Cut-off, Western Roll e o Straddle. No Eastern Cut-off o atleta ultrapassava a barra com as pernas no ar como tesouras mantendo-se reto horizontalmente mantendo-se nivelado.

Já o segundo método, o Western Roll, consiste no saltador correr para a barra na diagonal usando a perna interna para a descolagem e a perna externa para dar o impulso para cima elevando o corpo lateralmente sobre a barra. O método Straddle foi o mais utilizado até a década de 1960 e consistia nos saltadores cruzando a barra com o rosto virado para ela. Em todos os três métodos as pernas dos atletas eram usadas como se fossem tesouras.

Salto Fosbury

Todos os três métodos foram superados em 1968 com o advento do salto Fosbury desenvolvido pelo atleta norte-americano Dick Fosbury, vencedor da prova de salto em altura realizada na Cidade do México naquele ano com o salto que havia inventado.

Basicamente o salto Fosbury consiste em ultrapassar a barra mantendo-se de costas para ela. Isso somente se tornou possível pelo começo do uso de colchões de espuma para dar apoio nas quedas dos atletas nos anos 1960.

Salto Com Vara

Nessa modalidade de atletismo os atletas precisam correr uma distância de 45 metros com uma barra flexível de tamanho variável (depende da altura de cada atleta). O objetivo é superar uma barra horizontal suspensa por dois suportes horizontais. Ao conseguir superar uma altura os atletas precisam tentar superar a próxima. Cada altura dá três chances para que os atletas superem a barra. A categoria teve origem na Inglaterra e se tornou muito tradicional nos países do leste europeu.

História do Salto Com Vara

Na Grécia Antiga já existiam modalidades com varas, bastante comuns entre cretenses e celtas. Foi inclusa nas Olímpiadas modernas desde a sua primeira edição em Atenas no ano de 1896 para os homens. A categoria feminina de salto com vara foi inclusa nas Olímpiadas de Sydney em 2000.

Essa é uma das quatro principais provas de salto do atletismo que também conta com o salto em altura, salto triplo e o salto em distância. Comparativamente com outras modalidades de atletismo é considerado um esporte relativamente caro uma vez que demanda uma quantidade significativa de materiais especializados já no nível básico.

É comum que os atletas do salto com vara tenham uma base de ginástica como a brasileira Fabiana Murer. A ginástica ajuda a moldar os atributos físicos necessários para ser um bom saltador com vara. O norte-americano William Hoyt foi o primeiro campeão olímpico em 1896. A primeira campeã da modalidade feminina de salto com vara nas Olímpiadas modernas foi a norte-americana Stacy Dragila em 2000.

Regras do Salto Com Vara

A barra, obstáculo a ser superado, se encontra posicionada ao fim de uma pista de corrida com medida de no mínimo 45 metros. Essa barra horizontal possui cerca de 4,5 metros de comprimento e pesa no máximo 2,260 kg sendo mantido sustentada por duas traves laterais que a deixam elevada na altura necessária.

A frente do obstáculo na parte final da pista fica uma caixa de metal ou madeira com 1 metro de comprimento e 60 centímetros de largura. O saltador apoia a vara nessa caixa para dar o impulso necessário para realizar o salto ultrapassando o sarrafo. No salto com vara são aplicadas as mesmas regras do salto em altura, o atleta têm três tentativas para o salto podendo se recusar a saltar uma altura que considere pouca para si partindo logo para a mais alta.

Se o atleta não conseguir superar a altura depois de três tentativas é eliminado. Se houver empate numa mesma altura final é realizado o desempate comparando quem teve o menor número de tentativas para superar a altura anterior. Se o empate persistir então é feita a análise de quem teve o menor número de tentativas na disputa como um todo. Mantendo-se o empate a prova continua a ser realizada com um ou mais saltos até que se tenha um vencedor.

Gostou de saber mais sobre como são as modalidades de atletismo com barras suspensas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.