O Que É Um Salto Carpado? E Um Afastado Carpado?

A Ginástica Artística

A ginástica artística – também conhecida fortemente como ginástica olímpica – é uma das várias modalidades existentes da ginástica, que o conceito que engloba todas as outras modalidades, sejam elas competitivas ou não, onde são praticadas atividades onde os movimentos necessitam de um combinado entre força, coordenação motora e flexibilidade. O termo ginástica é originado da palavra grega gymnastiké, e seu significado é algo próximo a “O ato ou a forma artística de realizar exercícios com o corpo com o objetivo de dar a ele maior agilidade e força”. Todos esses exercícios podem ser realizados no próprio chão (com um revestimento específico) ou ainda com a utilização de aparelhos, que na maioria das vezes são empregados com fins terapêuticos e / ou competitivos.

A ginástica como forma de um exercício físico de fato, surgiu durante a época da pré história. Porém, esse exercício só ganhou características realmente esportivas somente no ano de 1881 na Alemanha, sendo praticado mais especificamente nas escolas masculinas do país. Alguns anos depois, mais especificamente em 1896, a ginástica artística que inicialmente era praticada somente por homens, se tornou um esporte integrante da lista dos esportes oficialmente olímpicos e em 1928 finalmente as mulheres conquistaram o direito de também participarem desses jogos competitivos. Somente no ano de 1950 foi que a utilização de aparelhos no esporte se tonou mais comum, se aproximando mais do que conhecemos hoje em dia. Outra evolução muito significativa desse esporte é que, ainda que tenha sido inicialmente uma prática exclusivamente masculina, nos dias de hoje é muito mais comum encontrar ginastas mulheres e por esse motivo é que os eventos artísticos mais famosos são os femininos, sendo eles também os mais disputados e destacados entre todas as modalidades do esporte.

Todas as apresentações do esporte são individuais, até mesmo aquelas onde são equipes que disputam, e dessa forma, o tempo aproximada para a realização da prova pode variar entre trinta a noventa segundos, período esse que deve ser ocupado com a apresentação de movimentos em diversos aparelhos um conjunto de exercícios, sendo essas competições divididas entre competições masculinas e competições femininas. Independentemente do gênero da competição, a ideia básica da realização dos movimentos é a mesma: os atletas devem sempre mostrar elegância, agilidade, coordenação, controle do corpo, flexibilidade e equilíbrio, sendo esses itens muito importantes e relevantes nas avaliações e julgamentos que serão feitos posteriormente.

Ginástica Artística

Ginástica Artística

As características mais importantes para um atleta obter sucesso são a coordenação, a flexibilidade e a força, que sempre devem ser trabalhadas e aprimoradas conforme os treinos. De modo geral a preparação dos atletas conta com três principais fases – isso nos casos idealizados, onde a atividade é praticada desde criança. – A primeira dessas fases acontece até a criança completar cerca dez anos de idade, e é chamada de iniciação. A segunda fase, que acontece aproximadamente entre os doze e os quinze anos, é a de treinamento intensivo, onde a criança já direcionada para a modalidade que irá focar com maior intensidade.

É também durante essa idade que já se torna permitido que as crianças passem a competir na categoria júnior, e por isso ela é tão importante. Por fim, a terceira fase geralmente corresponde aos quinze anos do atleta, onde são implementados de fato os treinamentos considerados de alto nível, onde o principal objetivo é fazer com que o atleta adquira autonomia e segurança em suas performances, para que assim se desenvolva o mais completamente possível.

Roupa de Ginasta

Roupa de Ginasta

A roupa utilizada pelos ginastas, tanto nos treinos, quanto nas competições, é basicamente um uniforme composto por um colã no formato de um maiô – geralmente constituído de lycra. –  No caso dos homens, geralmente são utilizados shorts ou calças feitas de um material específico e também um colã. Já a respeito do que usam nos pés, isso varia de acordo com a preferência do ginasta, mas normalmente eles competem descalços ou com meias. Nas mãos, é permitido que os ginastas utilizem utensílios – como munhequeiras e / ou protetores palmares, que visem ajudar na proteção das mãos, que estão sempre sujeitas a sofrer lesões e até mesmo feridas, por estarem sempre em contato com as barras e as argolas. Além dessa proteção é muito comum que os atletas utilizem pó de magnésio para passar nas mãos, já que ele evita que as mãos fiquem escorregadias e assim aumentem o risco de possíveis acidentes.

As provas competitivas de ginástica sempre são realizadas em locais fechados, como poliesportivos, ginásios ou estádios cobertos, que precisam serem adaptados adequadamente para que essa modalidade possa ser praticada adequadamente, seja comportando os aparelhos utilizados na ginástica artística, as bancas para que os juízes se posicionem e até mesmo os colchões para amortecer as saídas e as quedas dos atletas.

Movimentos Da Ginástica – Salto Carpado E Afastado Carpado

Os movimentos específicos da ginástica artística são bastante abundantes e podem ser utilizados livremente pelos ginastas ao longo da apresentação – sendo que na maioria das vezes eles são muito bem pensados e não feitos no improviso. Essa variação de movimentos acontece tanto nos aparelhos quanto no solo, porém, as principais variantes são somente duas: a longitudinal, que é quando o atleta gira em torno de si mesmo, como é o caso das pirueta e a transversal, que é quando de fato o atleta se movimenta, como é o caso dos mortais. Tendo isso em mente, os elementos da ginástica passaram a ser chamados de técnicos, já que existe um treinamento muito intenso por trás da perfeição com que os movimentos são realizados.

Um dos movimentos que é mais conhecido na ginástica artística é o salto carpado, que é também o foco do artigo de hoje. O salto carpado nada mais é do que um salto onde o atleta mante suas pernas estendidas de forma a formar um ângulo (preferencialmente de noventa graus) com o próprio tronco. Uma das variações mais conhecidas desse salto é o chamado carpado afastado, que é simplesmente o mesmo salto, mas realizado com as pernas afastadas. Uma outra variação do movimento carpado que também é bastante conhecida, principalmente entre os brasileiros é o Duplo Twist Carpado, também chamado de Dos Santos (uma homenagem à ginasta brasileira Daiane dos Santos), que acontece com o atleta dando dois giros em torno do próprio corpo e após isso, dois mortais no ar juntamente com o quadril flexionado, de forma que as mãos fiquem na altura do joelho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Esporte

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.