Tem Natação na Prova da PRF?
Para se tornar um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), são necessários alguns testes, tanto de perguntas e respostas, quanto físico. Ambos demandam bastante dos candidatos e é recomendado fazer uma boa preparação antes de realizá-los.
Mas como deve ser feita essa preparação? Profissionais da área de Educação Física indicam que as pessoas que farão o teste comecem a treinar de três a seis meses antes, para conseguirem se adaptar ao processo, que é bem intenso.
É importante lembrar que cada corpo tem uma resposta diferente aos treinos. Alguns se acostumam mais rápido, outros demoram mais tempo. E isso sempre deve ser respeitado.
O importante é não desistir e continuar praticando os exercícios, que vão ficando cada vez mais fáceis. Lembre-se que um passo a frente, e você não está mais no mesmo lugar! Conforme o tempo for passando, a intensidade pode ser aumentada.
Se o candidato já passou por algum tipo de treino e o corpo tem uma boa memória muscular, ele provavelmente vai conseguir atingir um nível melhor de treinamento em menos tempo, diferente de alguém que não pratica exercícios regularmente.
A alimentação também é uma parte fundamental no processo. É bom diminuir ou até mesmo cortar por inteiro o consumo de doces, refrigerantes, álcool, cigarros, café, entre outros, que podem dificultar para você entrar em forma. É importante procurar uma nutricionista que vai te auxiliar e montar uma boa dieta. Outra dica é não usar nenhum tipo de estimulantes e termogênicos.
Alguns alimentos que vão te ajudar são: peixes, como salmão e sardinha, gengibre, alho, azeite extra virgem e farinha de linhaça.
Outra dica importantíssima é manter boas noites de sono. Nada de ficar até tarde em baladas e festas! Seu processo de treinos é muito intenso, e exige muita disciplina.
E por último, mas não menos importante, sempre beba bastante água! O recomendado é dois litros por dia. A água regula a temperatura do corpo e previne a desidratação, além de evitar a fadiga, câimbras e o aquecimento corporal.
Quais São os Testes Para a PRF?
O exame para entrar na Polícia Rodoviária Federal é constituído das seguintes provas:
- Flexão em Barra Fixa: as mãos devem estar com os dorsos voltados para o seu corpo. Não use luvas. A flexão só é contabilizada se houver a extensão total dos cotovelos. Portanto, faça direito! Não encoste no solo, flexione os joelhos.
- Teste de Impulsão Horizontal: use um tênis antiderrapante, de preferência o que você já usa nos treinos. Ele não pode estar frouxo nos seus pés. Esse teste não é cronometrado. Portanto, você pode fazê-lo com mais calma, sem ter pressa. São duas tentativas. Então, se errar a primeira, tem mais uma para acertar.
Faça alguns agachamentos para aquecer a musculatura. Para esses agachamentos, vá até os 90 graus. Não passe disso para não machucar os joelhos! Salte em seguida. Quando agachar, coloque os braços para trás.
E, ao saltar, jogue-os para frente. Isso te dará mais estabilidade. Ao se descolar após o salto, sempre saia para frente, nunca para a parte traseira.
- Abdominal: os joelhos devem estar em 90 graus, assim como os agachamentos descritos acima. Deixe os braços cruzados sobre o peito, com as mãos nos ombros. Toque a região da patela nos joelhos com os cotovelos. Não mexa ou arraste o quadril durante a execução.
- Corrida de 12 Minutos: a principal dica é simples: treine bastante dentro do seu limite e ritmo. Nesse teste, o candidato deve percorrer o máximo que conseguir durante 12 minutos.
A distância mínima para os homens é de 2301 metros, e 2001 metros para as mulheres. Mexer os braços é tão importante quanto as pernas.
Portanto, não os deixe parados. Faça um fortalecimento especial para os quadríceps (coxas), glúteos e panturrilhas. Se puder, concilie as corridas com musculação, para trabalhar todos os músculos ao mesmo tempo.
Uma dúvida muito comum é se há prova de natação para a PRF. E a resposta é não. As provas existentes são essas acima citadas.
Evite Acidentes
Essa é uma dica que sempre é útil, pois ninguém gosta de se acidentar. Abaixo vão algumas dicas para evitá-los:
1 – Sempre use cinto de segurança, e se beber, não dirija;
2- Se o seu trabalho envolve riscos, use sempre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
3 – Não exagere nos treinos, pois você pode acabar se lesionando e ter que parar por um tempo até se recuperar totalmente;
4 – Descanse bastante para se recuperar dos treinos. A musculatura precisa de regeneração, e ela cresce nesse tempo também!
5 – Não treine nos últimos dois dias antes do Teste de Aptidão Física (TAF)! Separe esse tempo para relaxar, assistir um filme, ler e fazer algo que você goste, mas sem esforços físicos, para tentar controlar a ansiedade que bate antes da prova.
Além disso, também é recomendado que você não saia nas noites anteriores para festas, baladas e ‘noitadas’ num geral.
Checklist Antes da Prova
Abaixo há uma lista que vai te auxiliar no dia antes da prova. Confira com atenção!
- Não deixa nada para a última hora. Separe seus documentos como RG, CPF e exame médico, o tênis e a roupa que você vai utilizar, a garrafinha de água, relógio com cronômetro (caso o edital da prova permitir, é claro), um boné, etc.;
- Não coma nada diferente do que já está acostumado. E no café da manhã, dê preferência para alimentos leves;
- Evite alimentos e frutas laxativas, como mamão, abóbora, sementes de chia, ameixa, aveia, iogurtes e cereais integrais, pois eles aceleram o trânsito intestinal;
- Se hidrate bastante duas horas antes da prova para evitar a fadiga, a desidratação, o aumento da temperatura no corpo, lesões e câimbras;
- Se alimente pelo menos uma hora e meia antes do TAF, pois seu corpo precisa armazenar e digerir energia. Use alimentos como pães, massas, bananas, batata doce, entre outros. Mas não coma muito para não se sentir “pesado”, com sensação de estufamento.
- Faça um aquecimento antes de começar. Estique bem os braços, as pernas, as costas e flexione o pescoço;
- Leve um lanche para comer durante a prova, pois ela pode acabar demorando devido ao alto número de candidatos. Dê preferência para algo leve, como frutas.