Influência Francesa Na Culinária Brasileira

A França, Sua Cultura E Culinária

A França é um país que se localiza na região ocidental do continente europeu e que possui nome oficial de República Francesa, sendo composta por seu território continental, mas também por ilhas e até mesmo por territórios ultramarinos que se localizam em outros continentes. O país francês é considerado uma grande potência de quinhentos anos pra cá, influenciando outros países – tanto no âmbito europeu, quanto no âmbito global – principalmente no que diz respeito a economia, a política, ao militarismo e a cultura, sendo esse último um dos focos do artigo de hoje.

Como já foi brevemente falado, a França vem sendo considerada um importante centro de criação cultural de alguns séculos pra cá, e isso se deve principalmente pelo fato de que sempre os artistas franceses estiveram a frente do eu tempo e isso fez com que o país ganhasse esse reconhecimento. Por esse motivo também, todas as diferentes formas de governo e regimes políticos que por lá já passaram, sempre prezaram por promover e incentivar a criação artística no país, tanto que no ano de 1959 foi criado o Ministério da Cultura da França, que teve um papel fundamental na preservação de todo o patrimônio cultural do país e também na maior difusão do mesmo para o público de modo geral.

Desde essa época até os dias atuais o Ministério da Cultura francês atua de forma bastante ativa, seja ao oferecer subsídios aos mais diversos artistas ou a promover e difundir a cultura francesa ao redor do mundo. Além disso, esse ministério também oferece apoio a vários festivais e outros tipos de eventos ligados à cultura, bem como realiza a proteção de monumentos históricos e outras obras francesas importantes. O governo da França conseguiu ainda manter uma exceção cultural para que as produções audiovisuais francesas fossem fortemente defendidas.

Cultura da França

Cultura da França

A França é um dos países que recebe a maior quantidade de turistas por ano, sendo a maior parte desses turistas motivados a conhecerem os vários edifícios históricos e os estabelecimentos culturais que existem em todo o seu território. O país conta com mais de mil e duzentos museus que contam com mais de cinquenta milhões de visitantes todos os anos, o que faz com que seja perceptível a importância do turismo para a nação. Além disso, a arquitetura do país também é algo de extrema importância, sendo que os estilos mais marcantes do país foram influenciadas pelos celtas, pelos gregos e também pelos românicos, até que a França conquistasse o seu próprio estilo, que compreende ao modernismo, onde a principal e mais famosa construção arquitetônica é representada pela Torre Eiffel, um ícone francês até os dias de hoje, idealizado pelo engenheiro Alexandre Gustave Eiffel.

Alexandre Gustave Eiffel

Alexandre Gustave Eiffel

Já falando a respeito do ponto central do artigo de hoje, que é a culinária francesa, ela é conhecida como uma das melhores de todo o mundo, ou seja, vários outros países a levam como inspiração, e com o Brasil não seria diferente. Os pontos fortes da culinária francesa variam conforme a região analisada, e isso também faz diferença nas receitas tradicionais, já que cada parte do país pode contar com a sua própria característica. Por exemplo, as pessoas do norte do país têm a tendência de utilizar a manteiga para cozinhar a maior parte das refeições, enquanto no sul do país a gordura mais comumente e frequentemente utilizada é o azeite.

Outro exemplo dessa variedade culinária na França é o fato de que cada região conta com sua própria especialidade icônica, como é o caso do Bife Borgonhesa, na região da Borgonha; do Cassoulet no sudoeste do país; do Quiche, na região de Lorena; do Choucroute na região da Alsácia, etc. Outros produtos que são muito requisitados e importantes relacionados a culinária francesa são os queijos, como roquefort, o brie e o camembert, e também os vinhos e champanhes, como o bourgogne, o bordeaux e o beaujolais.

Influências da França no Brasil

França e Brasil

França e Brasil

A cultura do Brasil é bastante variada e heterogênea, e por esse motivo é muito comum que possamos encontrar várias raízes e influências de outras culturas no dia a dia, tanto na música, na dança e até mesmo na culinária, e isso também inclui aspectos da culinária francesa – que foram apresentadas acima – também passem a fazer parte do nosso cotidiano. Uma das coisas provenientes da França que mais incorporamos na nossa realidade foram as regras de etiqueta, já que suas raízes são baseadas nas normas que eram utilizadas em eventos públicos da corte francesa, que sempre prezavam por uma certa polidez em todas as ações, e isso foi se difundindo para vários outros lugares com o passar do tempo.

Além de toda essa etiqueta – que pode ser vista como a elegância ao se portar na mesa, a forma certa de se utilizar talheres e guardanapos, etc – a culinária francesa também influenciou diretamente na alimentação de fato dos brasileiros, sendo que os primeiros itens que são lembrados quando se fala sobre o tema são o pão francês, o petit gâteau, o crepe, o quiche, entre outros, que foram trazidos para o Brasil e adaptados conforme a realidade local, ganhando toques especiais e até mesmo implementando novos ingredientes.

Uma das coisas responsáveis para que a influência francesa se mostrasse ainda mais presente no Brasil, foi o crescimento de padarias especialmente na cidade de São Paulo e do Rio de Janeiro em meados do século XIX, sendo que foram elas que trouxeram receitas como as baguettes, os croissants e os brioches e que também possibilitaram que os padeiros criassem receitas diferentes mas ainda utilizando os ingredientes que tinham disponíveis para as receitas tradicionais francesas, e aí que a influência se mostrou extremamente forte, sendo o pão francês o maior exemplo disso.

Croissants

Croissants

Existem estudiosos e especialistas da gastronomia que apontam que no Brasil, a culinária que mais se assemelha com a culinária francesa, é a mineira. Eles argumentam isso falando que normalmente os mineiros fazem exatamente as mesmas técnicas que os franceses, como o fato de cada sabor de um prato ser marcante e único, e ainda que seja um prato com muitos itens, eles normalmente não se misturam. Coisas que se assemelham ainda mais entre a culinária mineira e a culinária francesa é o arroz, a couve, o queijo, a carne seca, a cachaça, os doces em compotas, etc. Sendo que a única coisa que fica em falta é o peixe.

Principais Pratos Franceses Que Também São Consumidos No Brasil

  • – Quiche lorraine;

    Quiche Lorraine

    Quiche Lorraine

  • – Crepe suzette;
  • – Polenta com ratatouille;
  • – Madeleine com especiarias;
  • – Sopa de cebola;
  • – Cassoulet;
  • – Macarons;
  • – Bouillabaisse (sopa de peixe);
  • – Croque monsieur;
  • – Croissant;
  • – Petit gâteau;
  • – Clafoutis (enformado de cereja);

    Clafoutis

    Clafoutis

  • – Creme brûlée;
  • – Frango ao molho de vinho;
  • – Profiteroles;
  • – Rolê de vitela com cogumelo e acelga;
  • – Peru ao molho de foie gras;
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Culinária

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.