Qual o Músculo Mais Utilizado na Realização do Movimento Saltar?

Você quer ou já realiza algum esporte que necessita da execução de saltos? No post de hoje, iremos conhecer várias curiosidades sobre a relação do salto com os seus músculos.

Para que ocorra a realização de um movimento ou atividade física (tipos de esportes), é importante que você sabia que todo o seu sistema locomotor recebe estímulos para a execução de alguns movimentos.

Quando nos referimos a um movimento específico, como o salto, por exemplo, além da necessidade de existir um bom funcionamento do sistema cardiorrespiratório, é necessário estar atento às condições ósseas, musculares e articulares também.

O salto pode ser um movimento isolado, ou fazer parte de uma modalidade esportiva como o vôlei, o crossfit ou até mesmo o basquete, e os circuitos independentes. Para isso, é importante ter o conhecimento da anatomia e fisiologia do corpo humano para entender a ação dos músculos durante o salto.

Músculos Mais Utilizados no Salto

Saltando Barreira

Saltando Barreira

Durante a execução de um salto, muitos músculos são estimulados para que, assim, o movimento corra de maneira correta.

Na execução do salto vertical, os músculos propulsores que são mais utilizados são: gastrocnêmico, quadríceps, isquiotibiais e glúteos. Na questão da estabilização do tronco, e do equilíbrio os músculos da região lombar e abdominais, são os músculos que são mais estimulados.

Tipos de Saltos

Quando falamos sobre o atletismo, é importante entender que existem tipos de saltos, os quais veremos a seguir.

  • Salto em distância

Para que ocorra a realização desse salto, o atleta corre com o intuito de ganhar um maior impulso, para que, assim, ele realize um belo salto antes da linha branca que é marcada no chão.

O seu pouso é feito caindo em uma área com areia. A aterrisagem do atleta deve ser feita com os dois pés cravados no chão.

  • Salto Triplo

A linha de raciocínio é a mesma que ocorre no salto em distância, no entanto, o pulo final só vai acontecer após duas passadas largas. Essas passadas têm por objetivo proporcionar um maior impulso para o atleta.

  • Salto em Altura

Esse é um outro tipo de salto, mas que é bem diferente dos saltos que já vimos anteriormente. Nele, os atletas correm se dirigindo a uma barra horizontal que é sustentada por dois suportes. Eles são dispostos a uma altura considerável.

O objetivo do atleta é saltar por cima da barra horizontal. A movimentação desse salto também é bem diferente, ele é feito de costas. Pois, dessa forma, o impulso para o salto é maior e ele pode ser executado em uma melhor performance.

  • Salto com Vara

Mais uma vez, temos um salto que segue a mesma linha de preparo do salto em distância. A diferença é que, nesse caso, para a realização dos saltos, o atleta precisa do uso de uma vara para aumentar o impulso da altura.

Nas competições que envolvem provas com esse tipo de salto, ganha aquele que saltar e alcançar a maior altura.

Por Qual Motivo Se Preparar Para os Saltos?

A ideia de realizar um salto pode ser, para algumas pessoas, muito fácil. Mas, para outras, por ser bem mis difícil. Por isso, é necessário que haja toda uma preparação, ainda que os saltos não sejam profissionais, sejam apenas parte de um esporte.

Para que se você se prepare da melhor da melhor maneira para realizar saltos, é importante que haja toda uma preparação. E, para que você se prepare da melhor maneira, é necessário que haja um bom alongamento da sua musculatura.

Salto com Vara

Salto com Vara

Nesse caso, apresentamos a você a pliometria, seguido de uma rápida contração. A execução da pliometria é muito importante para que a potência dos saltos seja aumentada.

Você sabia que muitos saltos são feitos com o auxílio da pliometria? Em esportes como o vôlei, por exemplo, durante uma manobra de bloqueio, antes do jogador saltar para bloquear, o bloqueador dá uma leve e quase imperceptível abaixada.

Além de realizar um salto corretamente, você deve estar de olho no próximo passo, ou seja, que a sua aterrissagem seja feita da maneira correta, com um bom amortecimento.

Amortecimento de Saltos

Quando falamos em amortecer um salto, é importante deixar claro que é necessário contrair o abdômen e realizar a projeção do quadril para trás. Nesse caso, os dois joelhos devem ser dobrados em direção ao dedão do pé e, ao cair, as pontas dos pés devem ser a área amparadora.

Pensando em realizar todas essas projeções ao mesmo tempo após um salto, é possível verificar o quão importante são os treinos regulares dessa técnica. É claro que, quando realizamos um salto quando nos locomovemos, um único pé pode trabalhar como o amortecedor.

Nesse caso, os treinos devem ser ainda mais efetivos e regulares. Os saltos sempre visam o impulso e a aterrissagem, bem como a simulação em jogos. Por isso, existem saltos para as laterais, para frente, para trás e em locomoção.

Algumas Dicas Para Saltar Mais Alto

Se você deseja começar a treinar seus saltos, para que eles alcancem uma maior altura, seja ele profissional ou amador, fique atento às nossas dicas para desenvolver um pouco mais esse movimento.

  • Fique de olho na superfície que você irá praticar os saltos, a região deve ser plana, pois pisos desnivelados podem prejudicar a aterrissagem.
  • Procure praticar corridas ou pequenos trotes.
  • Use pequenos obstáculos para ampliar a sua força e altura,
  • Tente pular corda para aumentar a resistência física, bem como o equilíbrio.
  • Pule por prazer.
  • Tenha a rotina de treinos levada a sério.

No entanto, é importante que seja deixado bem claro aqui nesse artigo, que a realização de treinos de saltos deve ser feita por atletas que estejam em um nível intermediário ou avançado.

Caso você seja um atleta iniciante, ou apenas queira começar a saltar para uma melhora do condicionamento físico, você deverá procurar a ajuda de um profissional de educação física.

A atuação desse profissional é fundamental para que ele lhe oriente da melhor forma a construir um condicionamento físico, e O fortalecimento da estrutura. Aos poucos os treinos deverão se tornar ainda mais potentes para, assim, você realizar melhores saltos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.