Quais São as Provas da Ginástica Artística Masculina e Feminina?

Talvez você conheça a ginástica artística pelo termo ginástica olímpica, isso se deve ao fato de que durante um bom tempo essa modalidade foi o único tipo de ginástica a integrar as competições dos Jogos Olímpicos. Quando a ginástica rítmica passou a fazer parte da competição esportiva a então chamada ginástica olímpica passou a ser ginástica artística. Afinal, passaram a existir duas ginásticas olímpicas.

Para quem gosta dessa modalidade esportiva elaboramos um artigo com detalhes desde um pouco da história da categoria até a apresentação das provas femininas e masculinas. Continue lendo e confira!

História da Modalidade de Ginástica Artística

A ginástica entendida como uma atividade física existe desde a Pré-História tendo se tornado relevante durante a Antiguidade e estagnado durante a Idade Média. A sistematização dessa atividade do ponto de vista competitivo se deu na Idade Contemporânea.

Os historiadores acreditam que as atividades de ginástica artística surgiram na Grécia Antiga com finalidades estéticas. No Egito Antigo essa forma de exercício também era muito praticada sob um viés circense para o entretenimento das pessoas que circulavam pelas ruas. Por contribuir para o desenvolvimento físico e de resistência as atividades da ginástica passaram a fazer parte do treinamento militar.

No entanto, credita-se como o surgimento oficial da ginástica artística o ano de 1811 quando o professor Friedrich Ludwig Jahn (1778 – 1852) fundou em Berlim, Alemanha, o primeiro clube destinado exclusivamente a prática da ginástica. Em 1881 foi criada a Federação Europeia de Ginástica (FIG) uma das entidades esportivas mais antigas do mundo. Inicialmente a FIG tinha apenas três países participantes. Foi em 1921 que a entidade se tornou a Federação Internacional de Ginástica com um total de 16 países.

A Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos

No ano de 1896 foi realizada a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a ginástica artística integra a competição desde esse ano. No início somente os homens disputavam essa categoria esportiva que tinha seis provas individuais (barra horizontal, barras paralelas, subida a corda, salto sobre o cavalo, cavalo com alças e argolas). Somente em 1928 as mulheres passaram a participar da competição olímpica por equipes. Em 1931 as mulheres passaram a disputar também as provas individuais.

As Provas da Ginástica Artística

Modalidade de Ginástica Artística

Modalidade de Ginástica Artística

Ainda hoje existem algumas diferenças entre as provas disputadas pelos homens e pelas mulheres na ginástica artística, eles disputam seis provas enquanto elas apenas quatro. Confira a seguir com detalhes quais são as provas da competição masculina e quais são as provas da competição feminina.

Provas da Ginástica Artística Feminina

Confira abaixo com detalhes quais são as provas femininas da competição de ginástica artística. São provas que demandam muita graça nos movimentos para que a execução seja plasticamente bonita. O equilíbrio para executar os movimentos é essencial para que a atleta receba uma boa avaliação dos jurados.

– Salto Sobre a Mesa

Nessa categoria a atleta corre e toma impulso a partir de um trampolim de pequeno porte até a mesa. Enquanto está no ar à ginasta deve realizar movimentos específicos dessa categoria esportiva. Ao pousar no solo o corpo da atleta deve estar o menos desequilibrado quanto possível. Essa mesa tem altura de 1,25 metros, comprimento de 1,63 metros e 0,35 metros de largura.

– Paralelas Assimétricas

A atleta deve realizar movimentos circulares e se transferir de uma barra para a outra. As barras em questão são feitas de fibra de vidro, tem comprimento de 3,5 metros com largura de 40 milímetros de largura. A maior barra mede 2,4 metros e a menor barra mede 1,6 metros.

– Solo

Ginastica Feminina

Ginastica Feminina

Essa prova faz uma combinação de movimentos acrobáticos com dança. Há algumas regras para a apresentação do solo das ginastas como ter duração entre 70 e 90 segundos e usar completamente a área do tablado (12 metros x 12 metros). Essa prova possui acompanhamento musical.

– Trave

Uma das provas mais difíceis da ginástica artística feminina, sobre uma barra – de 1,2 metros de altura, 5 metros de comprimento e somente 10 centímetros de largura – a atleta deve executar uma série que contêm movimentos de dança e acrobacias. Dentre os movimentos obrigatórios nesse aparelho estão giros de 360 graus e saltos. O período dessa prova varia entre 70 e 90 segundos.

Provas da Ginástica Artística Masculina

A seguir você poderá conhecer com mais detalhes as provas da ginástica artística masculina. Observe que têm algumas diferenças em relação as provas femininas, nessa categoria há uma enfase maior na força necessária para a execução dos movimentos.

– Argolas

Esse aparelho consiste numa barra metálica de 5,5 metros de altura com distância de 2,55 metros do chão. Para realizar uma série nesse aparelho é necessário ter muita força nos braços e abdômen.

– Cavalos Com Alças

O cavalo com alças tem altura de 1,1 metros, 0,35 metros de largura e comprimento de 1,63 metros de comprimento. As alças ficam distantes 0,45 metros uma da outra. Nesse aparelho o atleta deve se movimentar sobre o cavalo tocando-o somente com as mãos. A prova têm movimentos obrigatórios como o giro com as pernas fechadas na posição de tesoura.

– Barras Paralelas

A prova inicia com o atleta deixando o solo com os dois pés ao mesmo tempo. As barras ficam a 1,75 metros distantes do solo e o ginasta deve realizar movimentos que tenham impulso e voo.

– Barra Fixa

A barra dessa prova está distante do solo 2,55 metros, o atleta deve realizar movimentos de impulsão e voo que devem ser realizados com empunhaduras distintas mantendo sempre o eixo longitudinal. Uma prova que exige bastante fisicamente dos atletas.

– Salto Sobre a Mesa

A mesa está situada a 1,35 metros do chão, o atleta inicia correndo e então dá um salto num trampolim para se impulsionar com os dois pés. Depois de dar uma passada rápida pela mesa o ginasta executa o voo dando mortais e realizando movimentos acrobáticos.

– Solo

O solo masculino também é executado num tablado de madeira coberto por molas, espuma e tapete com medida de 12 metros quadrados. Essa prova deve ser executada num período de 50 a 70 segundos sendo composta por saltos acrobáticos, elementos de equilíbrio, flexibilidade e força. A diferença entre o solo masculino e o feminino é não ter acompanhamento musical.

Gostou de conhecer melhor as provas de ginástica artística femininas e masculinas? Curta e compartilhe nas suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.