Quais as Dificuldades do Atletismo Escolar?

Apesar de ser um esporte reconhecidamente popular, a presença da prática do atletismo é pouco difundida entre as aulas de Educação Física. Aliás, um dos fatores para isso são as dificuldades do atletismo escolar na grade curricular.

Na prática, o atletismo é considerado apenas como um conteúdo clássico da Educação Física, sendo pouco praticado até mesmo em clubes do Brasil.

Na teoria, é justamente nas escolas que os jovens deveriam usufruir e vivenciar a ampla variedade de suas práticas. Afinal, sempre existiu uma grande valorização do esporte por parte dos docentes da área, assim como a dos vários esportes coletivos presentes no Ensino Médio.

Além do mais, entre as dificuldades do atletismo escolar estão os implementos oficiais empregados nas diferentes provas do atletismo. Isso porque estão raramente disponíveis para os professores.

Nesse sentido, é preciso que o corpo docente passe a adaptar instalações e implementos levando em consideração fatores físicos dos jovens. Assim, será possível trabalhar o atletismo escolar por toda a educação básica.

O Que é o Atletismo Escolar?

Em geral, o atletismo está subdividido por grupos de provas que incluem saltos, corridas, marcha atlética, lançamentos e arremessos e demais provas combinadas.

Ou seja, essa prática é um conjunto de provas coletivas ou individuais que procuram revelar o caráter competitivo dos praticantes. Pelo lado histórico, ele ainda é considerado um dos esportes apreciados na modernidade e um dos mais antigos do mundo.

Segundo relatos, já na pré-história o ser humano praticava modalidades de atletismo para sua sobrevivência.

Neste caso, citamos corridas e saltos para escapar de perigos e caminhadas para a locomoção. Sendo assim, podemos afirmar que ele é um esporte complexo, visto que testa habilidades motoras básicas do ser humano.

Sem contar que homens e mulheres podem competir em todos os grupos de provas do atletismo. Enfim, em termos de Jogos Pan-Americanos ou Olímpicos, o atletismo é uma das modalidades que mais geram medalhas para nosso país.

Sem falar que ele é democrático, visto que sua prática inclui qualquer sexo, gênero, cor ou religião.

Estimulando Professores e Alunos

Para driblar as dificuldades do atletismo escolar, um grande passo seria a estimulação, desenvolvimento e construção de equipamentos adequados, mesmo que elaborados a partir de sucatas e materiais reciclados.

Dessa forma, as escolas podem usar estudos para entender o porquê de a modalidade ser tão negligenciada na educação básic

Por outro lado, essa ação pode expor possíveis alternativas e situações para incentivar professores a começarem a incluir o atletismo na Educação Física.

Enfim, nessas aulas seria possível construir melhorias para que alunos se sintam incentivados a manter hábitos mais saudáveis com a prática das atividades do atletismo.

A Educação Física e o Atletismo Escolar

Mesmo sendo um conteúdo obrigatório e previsto para aulas de Educação Física no Estado de São Paulo, o atletismo tende a ser negligenciado por certos grupos de professores. Aliás, são vários os motivos para que eles não abordem a temática nas aulas, como:

Falta de conhecimento;

Desinteresse de professores e alunos;

Falta de material adequado.

Além do mais, pesquisas na área indicam que a ausência da modalidade na escola depende da visão do professor de Educação Física. Neste caso, forma avaliados fatores para se chegar a essa conclusão, como:

Dificuldades no ensino do atletismo;

A implementação e elaboração das aulas;

O perfil profissional;

Emprego de recursos tecnológicos;

A utilização de materiais didáticos;

O interesse da instituição.

Como resultado, por meio das respostas ainda foi possível identificar outras grandes dificuldades em relação ao ensino do atletismo nas escolas, como:

Ausência de material didático específico;

Falta de espaço adequado.

Uma Análise Sobre o Assunto

Em outros estudos, vale lembrar que poucos professores indicaram a falta de ensinamentos sobre a modalidade esportiva nas aulas de Educação Física. Além do mais, ficou claro que apesar dos recursos tecnológicos e áreas da escola, muitos professores destacaram não utilizar tais tecnologias para o ensino.

Por fim, tais resultados revelam que há uma necessidade urgente da realização de mais ações pedagógicas e pesquisas futuras para incentivar o ensino do atletismo em escolas. Além de tudo, ele precisa estar inserido num contexto que inclui tecnologias de comunicação e informação.

Desafios do Ensino do Atletismo em Ambientes Escolares

Conforme já citamos acima, a prática do atletismo é uma base que ajuda a trabalhar as habilidades motoras básicas humanas. Aliás, essas habilidades são vitais para um desenvolvimento motor completo, necessário para a prática de jogos, brincadeiras e demais modalidades esportivas dentro das escolas.

Sendo assim, superando as dificuldades do atletismo escolar, sua implementação nas aulas de educação física vai permitir que crianças acumulem ganhos cognitivos, promovendo a socialização entre alunos e estimulando a prática da vida saudável.

Por fim, vale destacar que um dos grandes objetivos da modalidade também é apontar a importância dessa modalidade nas escolas.

A Metodologia

A partir de trabalhos baseados em pesquisas científicas recentes, ficou claro que a modalidade pode ser realizada a partir de livros sobre o mini atletismo de forma adaptada. Assim, ainda é possível inserir alunos ao ambiente escolar e ajudar o seu próprio desenvolvimento.

Num simples resumo, ainda há o fato de que escolas públicas não costumam possuir espaço para a prática do atletismo.

Ou seja, fica certo afirmar que sua inclusão escolar chega a ser um processo dramático. Afinal, é comum que a maioria dos alunos prefiram atividades com bola ao invés de arremessar, praticar corridas e ou até mesmo saltar.

Enfim, o atletismo é mesmo pouco difundido nas escolas, apesar de ser uma prática com poucos implementos e a participação de poucas pessoas.

Ainda assim, há quem deseje investir em práticas para incluir o atletismo nas escolas. Nesse sentido, citamos a adaptação de provas para simular brincadeiras e jogos, bem como a adaptação de eventos populares para gerar modelos instrutivos e educativos de esporte.

Benefícios da Prática de Atletismo na Escola

Benefícios da Prática de Atletismo na Escola

Como exemplo proposto pela Federação Internacional de Atletismo, existe o Mini Atletismo. De qualquer forma, para inserir qualquer modelo da modalidade numa escola, bastam boa vontade do conselho escolar, professores apaixonados pela profissão e o investimento particular e estadual em espaços e materiais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.