Ciclismo Estrada

O Ciclismo de estrada ou corrida de bicicleta é uma modalidade de esporte na qual o participante tem por objetivo cumprir um percurso determinado na menor quantidade de tempo que lhe seja possível.

Modalidade de Esporte

Se trata de uma atividade esportiva cíclica e rítmica, considerada como ideal para desenvolver os sistemas de energia anaeróbio e aeróbio, dependendo da modalidade de treinamento a ser aplicado.

Indicações

Esta modalidade de esporte é favorável ao desenvolvimento do sistema cardiovascular de seus praticantes, é ainda recomendado nos processos de queima da gordura corporal e também no desenvolvimento da força muscular das pernas.

Indivíduos que possuem lesões em locais tais como quadris, joelhos e coluna, e que por orientação médica não devem caminhar reglarmente, bem como idosos portadores de osteoporose, grávidas e pessoas obesas podem encontrar bons resultados com a prática do ciclismo de estrada, porém sempre sob orientação de seu médico.

Ciclismo Profissional

As provas de ciclismo de estrada costumam ter entre 200 e 250 km para os homens e entre 100 e 140 km para as mulheres. Estes competidores contam com uma equipe de apoio para a realização das provas, e estas equipes devem sempre estar com uma camiseta igual a do competidor, para desta forma ser identificado mais facilmente.

Provas em Competição

Durante o percurso da prova os competidores podem realizar os chamados intercâmbios, ou seja, pequenos serviços tais como: trocar ou emprestar bebidas, alimentos, chaves e acessórios. Existe uma série de regras para estes abastecimentos, que devem ser seguidas à risca, caso contrário o competidor poderá ser penalizado.

O regulamento de cada prova em particular é que define os locais de abastecimento, sendo que pode ocorrer provas em que os regulamentos não permitam estes abastecimentos, apenas a troca das rodas.

Alimentação

As provas de ciclismo de estrada exigem muito de seus competidores e sendo assim é preciso estar atento aos cuidados com a saúde e preparo físico. A alimentação, por exemplo, é muito importante, pois as provas podem durar entre 5 e 8 horas, dependendo de seu percurso bem como da sua organização. Os competidores devem estar bem preparados com treinamentos periodizados realizados por um profissional qualificado.

A alimentação deve ser coerente com os treinamentos e seguir rigorosamente as instruções do seu preparador e, provavelmente de um nutricionista.

Alguns alimentos indispensáveis a esta modalidade de esporte são os carboidratos, além de outros alimentos como, por exemplo, pão, macarrão, frutas diversas, arroz, sucos, geléia de frutas variadas, mel, goiabada, etc.

Preparação para Pratica

Cabe ressaltar que em determinados treinos são indicados alimentos específicos de acordo com as necessidades de seu organismo frente à determinadas exigências. Todas as modalidades de esporte trazem benefícios a sua saúde e cada uma delas possuem características especiais que devem ser respeitadas para o seu perfeito desenvolvimento. Esporte é saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atletismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.