Quais são as características da Síndrome de Williams?
Suas características mais comuns são: crianças que nascem com peso muito baixo, se alimentam com muita dificuldade nos primeiros dias, hipotonia,problemas cardiovasculares, muitas cólicas nos primeiros meses de vida, seu desenvolvimento é muito lento, seu cérebro é menor que o habitual, uma criança muito sociável, com tamanho menor que o normal para crianças na mesma idade, os traços da face são muito característicos e o timbre da voz é muito baixo, e podem ser detectados pelo pediatra.
Ocorrência
Essa síndrome ocorre um em cada vinte ou cinqüenta mil crianças nascidas vivas. O diagnóstico nessas crianças é muito difícil, só se ocorrer alto nível de cálcio no organismo, mas é preciso fazer exames para saber da saúde da criança, já que não da para saber apenas pela aparência característica das crianças portadoras da doença, como o aspecto que se apresenta, a íris do olho, o estrabismo, os lábios grossos e o sulco naso-labial, que aparecem apenas quando as crianças estão com idades mais avançadas.
O que é a Síndrome se Williams?
A síndrome Williams é uma doença rara que afeta tanto homens quanto mulheres, e geralmente na faze da infância mais precisa no primeiro ano de vida, por ser uma doença rara ela é de difícil diagnóstico. Ela causa uma desordem genética no organismo humano, elas costumam ficar irritadas facilmente e choram muito. Alguns médicos costumam usar o tratamento da musicoterapia para ver se elas se acalmam um pouco, e na maioria das vezes da certo.
Qual o tipo de tratamento?
É muito importante que o medico consiga detectar esse tipo de doença ainda nos primeiros meses, pois essa doença te uma influencia muito grande no desenvolvimento cognitivo e motor da criança e pode influenciar a te mesmo no seu comportamento. Se ela é detectada a tempo grandes transformações podem ocorrer para que a criança possa ter uma qualidade de vida bem melhor.
Prevenção
As medidas de prevenção devem começar assim que a doença for detectada, para descartar qualquer tipo de anomalia que possa ocorrer no coração e nos rins e principalmente acompanhar e monitorar a pressão arterial.
Como é o comportamento?
As crianças que portam essa síndrome é muito comum a sociabilidade, são crianças sensíveis e com grande entusiasmo. Elas têm uma memória impressionante para guardar nomes, pessoas e local, mas também tem algumas coisas que as incomodam bastante como o vertigem de altura, preocupação em excesso por alguns assuntos ou objetos, insônia e controle das funções fisiológicas. Elas facilmente fazem amizade com pessoas adultas e cativam o interesse por elas, o contrario acontece com crianças na mesma idade, a dificuldade de fazer amizades é muito grande. Mais uma característica delas é a sensibilidade ao som.