Hepatite

Hepatite é uma doença do fígado conhecida popularmente por bile ou amarelão. Caracteriza-se por uma inflamação no fígado e tem diversas causas. A hepatite é uma doença que requer atenção, pois pode apresentar uma simples alteração em exames de laboratório sem nenhuma outra alteração ou pode apresentar-se de forma aguda e levar o paciente ao óbito. O vírus é a causa mais comum da hepatite, existem os vírus da hepatite A, B, C, D, E, F, G, o citomegalovírus e outros, sendo a infecção com cada um dos vírus apresentam sintomas e tratamento diferente. São também responsáveis pelo desenvolvimento da hepatite as utilizações de forma muito intensa de alguns remédios como anticoncepcionais, sulfas, anticonvulsivos, hormônios para tiróide, analgésicos e até alguns suplementos alimentares.

Hepatite

Hepatite

A hepatite também pode ser contraída em decorrência de doenças como a doença de Wilson, hemossiderose, e outras, e também pelo contagio humano. Veja também algumas outras doenças como, por exemplo, Diabetes e Doenças Sexualmente Transmitidas. As hepatites agudas comumente não apresentam sintomas e seu desenvolvimento pode aparecer febre, mal estar, dor nas pernas e desanimo. As hepatites mais graves e severas os sinais são mais evidentes como icterícia (cor amarelada da pele), urina escura, fezes claras e os demais sintomas como febre, desanimo, etc. A hepatite crônica pode se desenvolver e evoluir até uma cirrose, estágio final onde o fígado literalmente se desmancha.

Sintomas

Sintomas

A Vacinação para a hepatite é muito importante e é através dela que a doença é controlada no Brasil e no mundo, assim o numero de casos de hepatite é pequeno em comparação com as formas de contagio e desenvolvimento possível dos vírus e da doença. Estima-se que a transfusão de sangue, mesmo em centros de saúde seja a maior via de transmissão da doença, assim a testagem do sangue para positivação do vírus da hepatite tornou-se obrigatória. Relações sexuais sem preservativos, compartilhamento de seringas no uso de drogas são os meios de contaminação da hepatite que atualmente mais preocupam os gestores de saúde, pois fogem do controle.

Tratamento Hepatite

Tratamento Hepatite

Gestantes quando tratadas adequadamente por seus médicos tem uma boa chance de não contagiar seus bebês, e é importante salientar que apesar de ser uma dornça muito grave e que em alguns casos leva os pacientes a morte, 95% dos casos de hepatite são curados através do tratamento clinico, e muitos outros passa a vida com o vírus e não desenvolvem a doença. A hepatite é uma Doença Que Afeta As Mulheres e os homens. O risco maior de complicações com a hepatite está em pacientes que ingerem bebida alcoólica, em bebês e crianças pequenas e nas pessoas que por algum motivo tem baixa imunidade, como os portadores do vírus HIV, pacientes utilizando radioterapia ou quimioterapia e também nos idosos, assim é importante a atenção e as consultas periódicas com o Geriatra que estará apto a manter o tratamento adequado, assim como o pediatra. O diagnóstico da hepatite é realizado através de exames laboratoriais e de sangue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Doenças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.