Tropas de Elite

Como são treinadas as forças policiais mais especiais de um país
No mundo todo existem sete cursos para formação de forças policiais que são reconhecidos internacionalmente devido ao grau de dificuldade para completar o treinamento.
Por incrível que pareça, dois deles são brasileiros.
A intenção não é apenas formar fisicamente os alunos, mas também psicologicamente, para que aguentem a grande pressão psicológica da atividade que vão desempenhar.
O tema ganhou atenção com o lançamento do filme tropa de elite, que retrata o dia a dia de treinamento de uma dessas forças de elite, o BOPE.
Veja abaixo um resumo de como são os treinamentos mais difíceil do mundo, e depois conheça detalhes dos dois treinamentos brasileiros que figuram na lista.

– Rússia

O Grupo de Operações Especiais da Polícia, conhecido pela sigla OMON surgiu em 1979, com o objetivo de reforçar a segurança na Olimpiada de Moscou ocorrida em 1980.
Durante o treinamento que dura 4 meses, os membros são treinados em combate corpo a corpo e a lidar com manifestações. São especialistas em sequestros.

Soldados

– Alemanha

O Grupo 9 (GSG9) também foi criado em função de uma Olímpiada (devido ao atentado terrorista ocorrido na Olímpiada de Munique em 1972).
O treinamento dura 5,5 meses e habilita os profissionais no combate ao terrorista, caça à fugitivos e resgate de reféns.

– França

A França conta com o Grupo de Intervenção da Guarda Nacional, o GIGN. Surgido em 1974, também treina agentes para trabalhar no resgate de reféns e sequestro de aviões.
O treinamento varia entre 6 a 8 semanas.
Existe ainda outra tropa de elite na França, a LE RAID (Pesquisa, Assistencia , Intervenção e Dissuasão).
O objetivo desta unidade é o combate ao terrorismo e foi criada em 1985. O treinamento é extenso e dura 9 meses.

– Estados Unidos

A força americana é bem conhecida, principalmente por causa dos filmes. Afinal, que nunca ouviu falar da SWAT (Armas e táticas especiais)?
É uma das equipes mais antigas, surgida na década de 60, e sua função inclui entrar em edifícios e fazer o reconhecimento da área, além de atuar na prisão de fugitivos.
O treinamento é um dos mais curtos, durando apenas 30 dias.

– Brasil

O Brasil conta com suas tropas de elite, uma carioca e outra paulista.
O BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foi o que ficou famoso com o filme que retrata o teinamento de policiais para ficar no lugar do famoso Capitão Nascimento.

Nascimento

O batalhão faz parte da Tropa da Polícia Militar do Rio de Janeiro e foi criado em 1970, para realizar incursões na favela.
O treinamento dura 3 meses e meio e a taxa de reprova é alta, devido às condições do treinamento.
O Brasil também conta com o auxílio do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), que integra a Tropa da Polícia Militar de São Paulo.
O treinamento da tropa criada em 1989 dura 6 semanas, e inclui aulas de tiro e técnicas de negociação.

Bope

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.