O Que é Política?

Considerado como o ato de governar povos e distribuir da forma adequada as riquezas entre os cidadãos, realizando o desejo da maioria com investimentos em setores específicos na estrutura da sociedade.

A prática se tornou popular na formação dos Estados Nacionais, quando os reis resolveram se unir com a burguesia, no início do século XI, para se fortalecerem contra clero e senhores feudais, que na época dominavam o poder da Europa.

Funções Políticas!

Os políticos possuem como função básica a organização, administração e direção sobre o que deve ser feito com o dinheiro recolhido dos impostos. Tanto na época dos grandes reis até hoje em dia, este dinheiro favorece mais a elite do que o povo que vive nas camadas da sociedade.

O Que é Política?

O Que é Política?

Com o fim das ditaduras em boa parte do mundo no início dos anos 90, política também passou a significar voto. Acontece o ressurgimento da democracia, no qual o voto da maioria decide quem deve assumir a presidência.

Interessante apontar para o intervencionismo econômico promovido pelos políticos a partir da década de 80. As crises econômicas afetavam a maioria da população em consumo e geração de emprego. Já a elite, repassava os danos com aumentos nos preços dos produtos. Os governantes, para equilibrar os danos ao povo trabalhador, começaram a se meter na economia.

Roma: A democracia política de hoje possui base nas existentes na época grego-romana clássica. Entretanto, existe uma diferença considerada elementar. Na antiguidade, o escravo era a verdadeira maioria destas populações, não podia votar.

Enquanto na atualidade, todos os cidadãos com a nacionalidade brasileira, por exemplo, podem votar desde que estejam em dia com o título de eleitor.

O Que é Política?

O Que é Política?

Luiz Inácio Lula Da Silva

No Brasil, muitos pensam que Lula benefício somente aos pobres com programas de assistência social do governo, como PAC, PROUNI, entre outros.

Porém, Luís Inácio já afirmou de forma pública que fez mais para a elite do que pelos pobres. De certa forma, as grandes empresas conseguem obter maiores lucros no Brasil com o poder de consumo do brasileiro médio, que gasta boa parte do seu salário pagando impostos, além de assistir pela televisão com frequência os políticos fazerem mau uso do dinheiro do Tesouro Nacional.

Falta De Crença!

O Que é Política?

O Que é Política?

Muitos cientistas políticos e sociólogos acreditam que na atualidade brasileira estamos vivendo um problema de falta na fé política. Do início do século passado até os primeiros anos da redemocratização de 1985, o povo tinha alto interesse político, principalmente por causa do alto nível de opressão dos governos e da vontade de se libertar dos tiranos.

A democracia chegou e junto com ela, toda a tecnologia do mundo. Ainda há muita desigualdade, principalmente no Brasil, nação que está na liderança do pior equilíbrio social entre ricos e pobres.

Assistindo tanta corrupção na televisão, o povo brasileiro, aparentemente, está descrente no tema: Política.

 Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.