Maiores Manifestações Do Brasil

No Brasil inteiro já foram realizadas muitas manifestações, e a maioria delas é relacionada com a política, pois a população costuma ir para as ruas protestar contra algo que não está nos conformes. Antigamente, era mais difícil de fazer com que as pessoas se reunissem, pela falta de comunicação entre elas.

Entretanto, nesses tempos de internet e tecnologia, as redes sociais servem de meio de comunicação para se combinar os lugares e os horários das manifestações. As pessoas devem sim sair para as ruas para protestar, mas sempre pacificamente. Vá buscar os seus direitos e transforme a sua cidade, seu estado e seu país em um lugar melhor. Saiba quais são as principais e maiores manifestações que já aconteceram no Brasil.

  • Revolta da Vacina: Esta foi uma revolta que aconteceu no Brasil e é muito conhecida no mundo todo, pois ela aconteceu porque algumas pessoas não queriam tomar uma vacina contra uma epidemia da época.Esta Revolta aconteceu de dez até dezesseis de novembro de 1904, no Rio de Janeiro, e as pessoas se revoltaram, pois na época foi imposto que todos habitantes tomassem a vacina contra a varíola. Como era a primeira vacina a ser aplicada no país, as pessoas ficaram com medo de que o remédio os matasse. Por isso aconteceu essa revolta e não há uma estimativa de quantos manifestantes protestaram, mas foram milhares de pessoas.

    Revolta da Vacina

    Revolta da Vacina

  • Suicídio de Getúlio Vargas: Esta manifestação aconteceu no dia seguinte em que foi anunciado pelos jornais que Getúlio Vargas havia se suicidado, depois de ter sofrido muita opressão. Com isso, depois da sua morte, cerca de três milhões de pessoas saíram para as ruas para darem um adeus digno àquele que eles diziam ser o “pai dos pobres”.A morte deste ex-presidente teve um grande impacto entre a população e as manifestações aconteceram depois que foi publicada na imprensa a “Carta-testamento” em que Getúlio explicava sua decisão.
    Suicídio de Getúlio Vargas

    Suicídio de Getúlio Vargas

    • Comícios das Diretas Já: Este foi um movimento que possuía a intenção fazer com que as eleições, que eram indiretas, se tornassem diretas. Nas eleições indiretas, os governantes eram escolhidos por um colégio eleitoral que era formado por delegados que são escolhidos pelo povo. Por esse motivo, as pessoas saíram para rua, para poder elas próprias escolherem os seus próprios governantes.Esta manifestação aconteceu de janeiro até abril de 1984 e mais de um milhão de pessoas participaram saindo pelas ruas para protestar. No dia dez e no dia dezesseis foram mais de um milhão e meio de pessoas.
    • Impeachment de Collor: Fernando Collor de Mello foi presidente do Brasil e em 1992, durante o seu mandato, foi acusado de diversas denúncias de corrupção e elas foram parar na imprensa, fazendo com que a população fosse para as ruas protestar contra ele. A população brasileira de todos os estados saiu para as ruas para exigir o Impeachment de Fernando Collor.Em apenas um local foram reunidas mais de setecentas e cinquenta mil pessoas que saíram pelas ruas exigindo os seus direitos, querendo um governante adequado e isso aconteceu em dezoito de setembro de 1992.
  • Marcha da Família: Esta foi uma série de manifestações que aconteceram desde dezenove de março de 1964, durante o governo do presidente João Goulart, isso foi depois dele ter anunciado reformas de base. Estas manifestações aconteceram várias vezes e em diversos lugares e em uma delas foram reunidas mais de um milhão de pessoas.
  • Marcha da Vitória: Em dois de abril de 1964, cerca de um milhão de pessoas se reuniram para comemorar a queda de João Goulart, que teve os seus direitos políticos cassados por dez anos.
  • Manifestação do Aumento das Passagens de Ônibus: Esta manifestação aconteceu em 2013 e pode ser considerada como a mais ampla desde a do impeachment de Fernando Collor, em 1992. Estas manifestações aconteceram em vários dias e começaram alguns dias antes de começar a Copa das Confederações no Brasil, fazendo com que esta manifestação ficasse ainda mais intensa, por ter uma repercussão maior nos países fora do país.No dia dezessete de junho de 2013, aconteceu a primeira manifestação e ela começou inicialmente em São Paulo, depois que aconteceram os aumentos nas tarifas cobradas para os transportes públicos. Isso não aconteceu apenas em São Paulo, mais sim em várias capitais e cidade do país.Milhares e milhares de pessoas saíram pelas ruas para poderem protestar contra o aumento das tarifas. Os manifestantes saíam pelas ruas mais importantes das cidades, fazendo um manifesto que, acima de tudo, deveria ser pacifico. Entretanto, alguns baderneiros acabaram entrando no meio das pessoas para fazer apenas bagunça e praticar delitos como furtos, saques e destruição de patrimônio público.As manifestações, na maioria delas, eram pacificas, mas quando elas saíam do controle por parte de um pequeno grupo de vândalos, muitas destruições aconteceram. Isso resultou também em muitos confrontos com a polícia, que prendeu várias pessoas. Os líderes dos manifestos dizem que essas pessoas que foram presas não são integrantes diretos do movimento e que aproveitaram o acontecimento para fazer algazarra.No dia do jogo do Brasil na estreia na Copa das Confederações, os manifestantes se encaminharam para o estádio do Mineirão, mas acabaram sendo impedido pela polícia de se aproximarem muito. Em outros jogos aconteceram essas manifestações, que queria chamar bastante atenção de todos.No dia dezenove de junho foi anunciado que em São Paulo e no Rio de Janeiro os governantes haviam aceitado as reivindicações pedidas pelos manifestantes.Os manifestantes não queriam apenas a diminuição das tarifas dos transportes públicos, mas sim um país melhor, com menos corrupção, melhorias na educação, melhorias na saúde e muito mais. Mesmo depois que houve a diminuição das tarifas, eles ainda continuaram com as passeatas que já estavam organizadas para poderem até mesmo comemorar a conquista.Em uma boa parte dos lugares em que foram realizadas essas manifestações, a diminuição das tarifas foi realizada e os ônibus, metrôs e trens ficaram mais baratos ou voltaram aos seus preços anteriores.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.