Mães Da Sé

Uma entidade que faz um dos mais belos trabalhos sociais que existe: promover o encontro de pessoas desaparecidas. Este é o nome popular da ABCD, Associação Brasileira de Crianças Desaparecidas, que como o próprio nome já diz, faz a união entre pessoas que estão em busca da solução do mesmo problema: encontrar entes queridos que sumiram no mundo.
Mas não se resume apenas a isso, a ONG tem papel importante no apoio às autoridades competentes sobre essa causa em todo o país, oferecendo apoio psicológico, completa assistência jurídica e a assistência social necessária às famílias que estão passando por esta terrível chaga da sociedade brasileira.

O Trabalho Social

Mães Da Sé

Mães Da Sé

A principal atividade da Associação é a de investigar desaparecimentos de crianças e de pessoas, atuando com firmeza e sucesso diante destes casos, firmeza essa conseguida através de parcerias com as mais variadas fontes de ajuda disponíveis por todo o Brasil.
Esse bonito trabalho só resulta em sucesso por causa de uma ação de cooperação instaurada com mais de 2 mil Conselhos Tutelares, dos mais variados tamanhos e tipos de cidades, espalhadas por todo o território nacional.

Mães Da Sé

Mães Da Sé

Além da investigação, em que as ações por vezes invadem as parcerias estabelecidas com os órgãos governamentais e recebem apoio de instituições privadas, além de oferecer apoio jurídico e psicológico às famílias, formando um verdadeiro escudo protetor às famílias que sofrem com esse doloroso evento que infelizmente insiste em ocorrer nas famílias brasileiras.

Ação e Posição

O que faz o diferencial das ações das “Mães da Sé” é a força com que abraçam a causa e com que cobram do Poder Público medidas que venham a diminuir as ocorrências de desaparecimento de menores por todo o país. Além do trabalho de elucidação, a organização tem importante papel no desenvolvimento de soluções e de ações para melhorar o desempenho das autoridades na resolução destes eventos.

Um Pouco De História

Mães Da Sé

Mães Da Sé

A ABCD surgiu durante as gravações da novela “Explode Coração”, uma trama da Rede Globo que retratava o drama das crianças desaparecidas em nosso país, e foi criada por iniciativa de duas mães que passavam por essa tragédia social à época e que estavam presentes num grupo de pessoas que ficavam na Praça da Sé, em São Paulo para buscar informações sobre crianças desaparecidas.
Essa duas mães, hoje são a Presidente da Associação,  Ivanise Esperidião da Silva e Vera Lúcia Gonçalves, Vice – Presidente entrou no movimento social que a novela repercutiu, e essa ação foi decisiva para a criação da ABCD, e também para o reencontro de 113 pessoas com suas famílias.
Desde a sua fundação, em 1996, as Mães da Sé tem um arquivo com mais de 5000 desaparecimentos de pessoas, e já ajudou a solucionar 15% desses casos, com mais de 500 casos de reencontros emocionantes das pessoas com suas famílias perdidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.