Juros do Fies

Parece que ultimamente entre as muitas mazelas na política brasileira que já nem mesmo choca mais a população na medida em que vão se acostumando com os horrores que acontecem na câmara e senado, algumas boas notícias têm chegado para dar alento a um povo tão sem esperança e hoje nos chega mais uma destas e neste caso se refere a benefícios que estão sendo estudados para ajudar os estudantes de baixa renda, o que mostra o poder da educação. Segundo afirmações do Ministro da Educação após audiência com a Comissão de Educação e Cultura, está sendo estudada pelo Conselho Monetário Nacional a redução das taxas de juros do Fies que nada mais é do que o fundo de financiamento ao estudante do Ensino Superior. De acordo com o que disse o Ministro os juros do Fies podem cair de 6,5% ao ano para 3,5% ao ano.

Juros do Fies

Juros do Fies

Embora a descrença de alguns com uma ajudinha de Deus acredito que isso possa acontecer e depois não esqueça que 2010 é ano eleitoral. Não pense que isto é apenas um sonho, pois em ano eleitoral tudo se pode esperar e estes são momentos incríveis em que os estudantes de baixa renda têm mais é que ir esquecendo os problemas e comemorar, pois esta é uma oferta imperdível que se for mesmo aprovada vai facilitar de maneira significativa a vida dos estudantes. Atualmente o programa de financiamento ao estudante do ensino superior já financia de 50% a 75% as mensalidades dos estudantes de curso superior que não tem condições de pagar seus estudos, a uma taxa que vai de 3,5% a 6,5%.

Taxa

Taxa

Caindo todas as taxas para o patamar mais baixo espera-se que um maior número de estudantes de baixa renda ingresse nas escolas de cursos superiores. Esta, entretanto é uma proposta que deverá ser regulamentada com projeto de lei e, portanto pode demorar, porém com eleições se aproximando crescem as expectativas de que o que seria normalmente uma resposta difícil possa sim, vir rapidamente. Durante a audiência também foi debatida a alta inadimplência entre os estudantes que usam o financiamento, as altas taxas, os salários muito baixos ou a falta de mercado de trabalho.

Redução

Redução

Estes são três fatores que isoladamente ou aliados impossibilitam na maioria dos casos o pagamento destes débitos por isso um projeto de lei que reduz em 90% o debito de quem está em dia e de 80% para os inadimplentes está sendo discutida. Não esqueça que hoje os financiamentos têm prazo de até uma vez e meia o tempo em que foi usado. Há os que preferem começar a pagar antes de se formarem e isso pode ser feito. Além do fato de que os juros do Fies podem cair o plano vai além para facilitar o acesso ao programa, podendo este ser feito em qualquer época e não mais por ciclo como até então, mas isto também depende da aprovação de um projeto de lei.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.