Governo De Minas Gerais

O governo de Minas Gerais está sob o controle do Partido dos Trabalhadores, o PT. Nas últimas eleições, Fernando Pimentel, foi eleito governador e começou o mandato no dia primeiro de janeiro de 2015.

Como todo governo, Minas Gerais tem seus representantes além do governador, que são formados por políticos do próprio partido e dos partidos aliados, no caso de Fernando Pimentel, o PMDB. O vice-governador do estado de Minas Gerais é Antônio Andrade.

No caso da governador Fernando Pimentel, ele fez questão de levar para a administração de Minas Gerais, pessoas que estiveram com ele na prefeita de Belo Horizonte, por exemplo, o secretário de Planejamento, Helvécio Magalhães e o secretário de Transporte e Obras, Murilo Valadares. Outro nome que acompanhou Fernando Pimentel foi Nilmario Miranda, que ficou com a pasta de Direitos Humanos.

Nomes Escolhidos Para O Governo De Minas Gerais

Além dos políticos que acompanharam Fernando Pimentel da sua gestão de Belo Horizonte, ele nomeou paro o cargo de secretário da Fazenda, José Afonso Bicalho, que também o acompanha há muito tempo na política.

Do PMDB, foram convidados para compor o Governo de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz que ficou com a pasta do Meio Ambiente, e Ângelo Oswaldo com a pasta da Cultura.

Um dos primeiros secretários que foram anunciados por Pimentel logo foi eleito, foi o da Defesa Social, que ficaria com Bernardo Santana, que é do PR, que também fez parte da coligação em prol da campanha de Fernando Pimentel.

Ainda distribuindo as pastas para os aliados têm Geraldo Pimenta, do PCdoB com a secretaria do Turismo e Carlos Henrique do PRB como secretário de Esportes.

No Governo de Minas Gerais de Fernando Pimentel foram criadas três secretarias que não existiam até então, são elas: Direitos e Cidadania e Esportes, Desenvolvimento Agrário e Recursos Humanos.

Foram os cargos que demoraram mais tempo para que seus titulares assumissem as pastas, porque primeiro foi necessário criar as secretarias.

Outros Nomes Do Governo De Minas Gerais

  1. A secretaria de Relações Institucionais e Casa Civil ficaram a cargo de Marco Antônio Resende Teixeira. O secretário é um funcionário de carreira da CBTU, também passou pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital e na cidade de Belo Horizonte, foi ex-procurado geral.
  2. Odair Cunha assumiu a Secretaria do Estado de Governo trabalhou como assessor jurídico das Câmaras Municipais e de algumas prefeituras do estado de Minas.
  3. A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão ficou com Helvécio Magalhães que é médico e funcionário concursado da prefeitura da cidade de Belo Horizonte. Fez parte do primeiro mandato do governo da presidente Dilma, como secretário de Atenção à Saúde. 
  4. Eduardo Serrano ficou a frente da Secretaria Geral da Governadoria, antes de assumir esse cargo esteve no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, , como chefe de gabinete.
  5. Na secretaria de Estado de Fazenda ficou José Afonso, mestre em Economia, com doutora conseguido na Universidade de Manchester, na Inglaterra. Já foi secretário de Fazenda do estado de Minas Gerais, entre os anos de 1990 e 1994. Também esteve na direção dos bancos Credireal e BEMGE, no período entre 1994 e 1998. Em Belo Horizonte, foi secretário de Finanças, entre os anos de 2005 e 2012 e também atuou no Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior como assessor econômico
  6. A secretaria de estado da Educação ficou nas mãos de Macaé Evaristo. Não é a primeira vez que Evaristo assume um cargo na secretaria de educação do estado de Minas Gerais. Também foi coordenador da implantação de escolas para índios, entre os anos de 1997 e 2004.
  7. Fausto Pereira dos Santos assumiu a secretaria de Estado de Saúde. Também tinha trabalhado na prefeitura de Belo Horizonte e na ANS, Agência Nacional da Saúde, a ANS.
  8. Na Defesa Social ficou Bernardo Santana dentro do Governo de Minas Gerais. Antes dese cargo foi deputado federal, entre os anos de 2011 e 2015. 
  9. A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas ficou sob responsabilidade de Murilo Valadares, que também tinha passado pela prefeitura de Belo Horizonte.
  10. Ângelo Osvaldo ficou com a secretaria de estado de Cultura. Antes de entrar para o governo de Minas Gerais, passou pelo Ministério da Cultura, dirigindo o Instituto Brasileiro de Museus, foi prefeito de Ouro Preto e fez parte do governo de Itamar Franco, secretário de Cultura do estado.

Secretarias Do Governo De Minas Gerais

Ainda completam o governo de Minas Gerais:

1- Nilmário Miranda como secretário de estado de Direitos e Cidadania Geral.

2- João Cruz Reis Filho como secretário de estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

3- Geraldo Pimenta como secretário de Turismo.

4- Carlos Henrique como secretário de estado de Esportes.

5- Miguel Corrêa Júnior como secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

6- Paulo Guedes como secretário de estado de Desenvolvimento e Integração.

7- Altamir Roso como secretário de estado do Desenvolvimento Econômico.

8- Tadeu Leite como secretário de estado do Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana

9- Sávio Souza Cruz como secretário de estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

10- André Quintão como secretário de estado de Trabalho e Desenvolvimento Social.

Outros nomes do governo de Minas Gerais:

  • Gamaliel Herval

  • Glênio Martins de Lima Mariano

  • Mário Spinelli

  • Mauro Borges Lemos

  • Marcos Antônio Castello Branco

  • Paulo de Moura Ramos

  • Sinara Meirelles

  • Marco Aurélio Crocco

  • Subsecretário de Comunicação Social assumiu Ronald Freitas.

  • O advogado geral do estado do Governo de Minas Gerais é Onofre Alves Batista Júnior.

  • O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Marco Antônio Badaró Bianchini.

  • O comandante geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Luiz Henrique Gualberto Moreira.

  • O chefe do estado-Maior do Corpo de Bombeiros é o coronel Hélder Ângelo Silva.

  • O chefe do estado-Maior da Polícia Militar ficou a cargo do coronel Marco Antônio Bicalho.

  • O chefe de gabinete Militar do Governador é o coronel Helbert Figueiró.

As informações sobre os cargos, quem está à frente da pasta, podem mudar durante a gestão do governador Fernando Pimentel. É comum que os cargos depois de um período tenham o seu titular trocado.

O estado de Minas Gerais é querido e muito bem visto por todos. A hospitalidade do povo mineiro, a gastronomia e a geografia natural são características muito marcantes entre os mais de 800 municípios que compõem do estado. É bem comum pessoas de outros lugares incluírem Minas Gerais em sua rota de passeios.

Governo e Serviços

O atual governador de Minas Gerais, Antônio Anastasia (que se dedica ao governo de Minas há 20 anos), tem investido bastante em programas para atrair empresários e investimentos em Minas.

O governo mantém uma página na internet, onde é possível acompanhar todas as atividades políticas do Estado, além de aspectos da economia, saúde e educação mineiras.

Governo De Minas Gerais

Governo De Minas Gerais

Basta acessar o portal de Minas, no endereço http://www.mg.gov.br/governomg/ecp/comunidade.do;jsessionid=DEF623F6B0EE409DDB73F4EC992BA4E9?app=governomg e acompanhar todas as atividades realizadas nos municípios. Na página, também existem orientações ao cidadão, como emissão de atestados, consultas a valores de IPVA, emissão de segunda via de contas e de documentos, etc. Um site realmente muito útil ao povo mineiro e a pessoas que se interessem por esta região do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.