Todos os dias, ao redor do mundo, muitas pesquisas são realizadas no ramo da ciência e da saúde em geral.
Por esse motivo, é essencial que os profissionais da saúde e gestores estejam atentos às mudanças para que possam se adaptar melhor às novidades e aplicá-las sempre que possível.
Hoje compilamos as principais tendências para o ano de 2019 em relação às tecnologias em saúde.
Tecnologia e Medicina: uma união estável
Temos hoje à disposição uma gama de tecnologias aplicadas à saúde, o que não é surpresa nenhuma ainda mais neste momento de digitalização de praticamente tudo.
Na saúde, hora ou outra o uso de tecnologias iria impactar os atendimentos, pré e pós clínicos de forma geral. De acordo com a American Medical Association, até o ano de 2018 a maior preocupação pelos gestores era a de proporcionar maiores soluções tecnológicas em seus ambientes.
A partir disso temos a revolução tecnológica na área da saúde como um dos aspectos de maior interesse clínico e corporativo para o ano de 2019.
Inteligência Artificial e controle de dados dos pacientes
Dos temas mais falados dos últimos tempos, de longe, a Inteligência Artificial (IA) é um dos maiores. Na medicina, pode-se observar que a procura por profissionais para diagnósticos com maior fidelidade ainda é um desafio, e a aplicação da IA pode ser um passo revolucionário.
Isto porque já é possível, a partir de aplicativos para smartphones os profissionais podem obter ajuda em seus diagnósticos diferenciais e continuarem o prognóstico com uma margem de erro bem menor.
Outro ponto de destaque também é a conectividade em nuvem capaz de se ter com os dados coletados e armazenados, dos pacientes, em nuvem. Assim, a integralização da medicina pode ser ainda melhor, principalmente para planos de saúde que atendem em território nacional e desejam maior conforto à seus clientes, que terão suas fichas em todos os hospitais e clínicas que porventura forem atendidos.
Aplicativos e gestão
Os aplicativos são febre mundial e deixam a vida das pessoas muito mais prática. Na medicina isto não seria diferente e vários setores tanto por parte do paciente quanto do profissional vêm se beneficiando.
Existem hoje aplicativos de todas as formas, que auxiliam no diagnóstico e outros no tratamento, no entanto, para a gestão isso pode ser ainda melhor, pois as pessoas não precisarão mais ir ao local para marcar uma consulta, e sim agendar no aplicativo no próprio celular.
Para a gestão este é um salto, rumo a um futuro que ainda desconhecido, pode estar mais próximo do que esperávamos a algum tempo.