Calor Acima da Média

Calor Acima da Média

O verão que começou ontem terá influência do El Niño e com isso calor acima da média é a previsão reduzindo desta maneira os riscos de que períodos longos de estiagens aconteçam no Sul enquanto que para o Nordeste a seca tende a aumentar. Com certeza este vai ser um verão bastante diferente do que tivemos nos últimos dois anos em que a influencia foi do La Niña e estas diferenças se relacionam principalmente as temperaturas que tenderão a se elevarem em todo o Brasil. Neste ano, mais precisamente no inicio de janeiro, em Porto Alegre foi registrada a temperatura máxima menor de todos os tempos e esta ficou em 18ºC. Já para o próximo ano as chances de acontecer algo semelhante são mínimas com as previsões de que este verão além de ser mais quente que os dois últimos tende a ter temperaturas mais elevadas para esta estação do que seria normal acontecer no Brasil, por isso fique alerta uma vez que os cuidados com a pele e com a saúde e beleza de modo geral devem ser redobrados.

Calor Acima da Média é a Previsão

Sem Problemas de Seca

Na verdade é preciso que se aproveite o que este fenômeno poderá trazer de bom, pois o certo é que o turismo e as vendas de todos os tipos de artigos que se relacionam com a estação serão grandemente favorecidos e para quem pode durante todo o verão curtir bastante indo todos os dias passar a tarde na praia, este com certeza será um verão e tanto, desde é claro que os períodos de chuvas não sejam em demasia o que parece não deverá acontecer, pois para Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a previsão é de que a ocorrência de chuvas fique abaixo da média, diferentemente do que vem acontecendo nos dois últimos anos, o que minimizará os desastres naturais. Mesmo assim não se espera estiagens prolongadas. Esta é uma diferença importante já que a Região Sul vinha sofrendo com a seca. No fim do verão já esperamos, entretanto chuvas acima da media para a estação.

Tempo e Previsão

Tempo e Previsão

Mudanças Trazidas Pelo El Niño

Quando da ocorrência deste fenômeno não esqueça que se o turismo pode lucrar com isso, setores como da agricultura podem ser muito prejudicados e quem se dedica a esse trabalho duro que é a plantação deve ficar atento as mudanças que podem ocorrer com o clima. Em ano em que o El Niño acontece é comum que os períodos de chuvas cessem a partir de março e assim pode trazer problemas para quem costuma plantar a safrinha de milho, por exemplo. As regiões Norte e Nordeste também não terão como aconteceu no inicio de 2009, grandes volumes de chuvas, pois o El Niño inibe a Zona de Convergência Intertropical o que torna as chuvas irregulares e em geral bem abaixo da média e os efeitos deste fenômeno serão por certo sentidos no decurso do ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.