Bebida Símbolo Do Brasil

Em cada lugar do mundo existe uma bebida que é o símbolo daquele país e viram marcas registradas. Assim como a cerveja é uma bebida tipicamente da Alemanha, Champanhe é uma bebida símbolo da França, o saque no Japão, a tequila  símbolo do México, Whisky na Escócia, vinhos de Portugal, enfim… assim como esses e outros tantos países, o Brasil também possui uma bebida símbolo, e além de ser um símbolo brasileiro, ainda é conhecida por uma variação de nomes, caninha, água ardente, pinga cachaça, etc.

Bebida

Bebida

A cachaça, como geralmente é chamada, pode ser feita de muitas formas e combina com uma variedade de sabores. Fazendo assim uma combinação exótica e forte, com frutas, por exemplo, criando muitos drinks saborosos. Há quem prefira degustar o seu sabor natural, a famosa pinga.

Cerveja

Cerveja

Mas, para deixar seu sabor mais agradável e sutil, uma ótima maneira de combinar é com o limão, formando assim o famoso drink, conhecido como caipirinha: a mistura de gelo, açúcar, limão e pinga que também pode ser alterado, substituindo a pinga por vodka.

Antigamente, quando surgiu, a cachaça era conhecida vulgarmente e não tinha um status muito bom. Era só uma bebida de boteco e de seus apreciadores. Mas, com o passar do tempo, a bebida símbolo do Brasil, ganhou espaço mundo a fora e hoje pode ser encontrada de  muitos tipos, assim como muitos valores e formas de ser produzidas. Podem ser as mais simples, como as mais sofisticadas, artesanais, tradicionais, industrializadas. Podem ser acrescidas de sabores, assim como existem a famosa pinga de banana, que é produzida pela marca Musa. Hoje, com a sua evolução já conquistou muitos apreciadores mundo a fora, e já se encontra no mercado exterior, assim como já faz parte de um patamar comparado ao rum ou até mesmo de um pisco, que é uma bebida chilena.

Simbolo

Simbolo


A cachaça, bebida símbolo do Brasil, é um destilado bem brasileiro e que foi descoberto na escravidão. É feito da cana-de-açúcar, produzida no Brasil, com um teor alcoólico que varia de 38  %  a 48  % do seu volume. As bebida passam por um processo de envelhecimento, em tonéis de madeira, até se tornar de coloração amarelada e de  perfume  forte. Porém, existem as mais branquinhas, ou claras, as amarelas, que são os melhores tipos para a produção da famosa bebida, o drink tipicamente brasileiro a caipirinha, e as mais branquinhas que são preferencialmente consumidas puras.

Para garantir que irá sair uma cachaça de qualidade, é fundamental que seja feito corretamente o processo de fermentação, pois é quando o açúcar irá se transformar em álcool e assim irá dar o sabor da bebida. Já  o processo de destilação vai definir se o produto será feito de forma industrial em colunas especiais de destilação ou em alambiques de cobres ou inox, onde serão feitos de forma artesanal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.