Uma cidade sem automóveis nos dias de hoje, é uma coisa fora do comum. Mas a comunidade de Vauban, na Alemanha, é uma cidade que em plena era do automóvel, não os tem, sendo os mesmos, proibidos na comunidade. Nas ruas de Vauban só transitam pedestres e algumas bicicletas. É claro que se trata de uma comunidade com menos de seis mil habitantes. A propriedade de automóveis é permitida, mas não há lugares para estacionamento.
Só nos limites da cidade, onde se pode comprar por 40 mil dólares uma garagem com uma casa onde se pode morar, isto é, você não pode ter automóvel na cidade, só nos limites onde existem essas garagens, verdadeiros Experimentos Reveladores de muitos que ainda acreditam em reverter o quadro triste do efeito estufa. Vauban, uma cidade sem automóveis é um exemplo disso e um verdadeiro paraíso. Suas ruas são estreitas e não possuem lugares para estacionamento de automóvel. São ruas com muito verde, totalmente arborizadas.
Uma característica de Vauban, uma cidade sem automóveis, o que parece ser uma lei, é que não tem casas separadas umas das outras, são todas juntas e construídas em blocos, casas que variam de quatro a cinco pisos e com amplas varandas bem arejadas. Vauban é uma cidade nova e moderna, dentro de suas premissas de não permitir a circulação de carros por suas ruas estreitas, criando para seus habitantes, uma Atmosfera Mágica de convivência com o Meio Ambiente sem algumas formas de poluição. É na realidade, uma separação entre a vida urbana com automóveis circulando pelas ruas e a suburbana, sem automóveis. Em centros urbanos grandes, como Chicago, por exemplo, o automóvel é um fator de coesão entre a cidade e o subúrbio, onde as famílias construem suas casas para morar. Mas o grande problema que está em jogo, nessa questão e a poluição, que causa o efeito estufa.
Essas pessoas que estão se mobilizando no sentido contrário da utilização do automóvel como meio de transporte, são pessoas que se conscientizaram da alta relevância deste problema para o futuro da humanidade. Hoje, os planejadores urbanos estão se voltando para a redução da emissão de gases poluentes e em várias partes do mundo, estão sendo adotados preceitos básicos para que os subúrbios sejam mais compactos e com melhores condições de acessos para os transportes coletivos não poluidores e a base de eletricidade. O problema é que todo o desenvolvimento da economia mundial foi voltado para o automóvel, o grande vilão da poluição, juntamente com a indústria. Para se ter uma idéia, nos EUA, a maioria dos projetos de residências, trás na planta, duas garagens, pois os americanos não admitem não possuir carro. Vauban é um oásis no meio do deserto, que está servindo de exemplo para muitas pessoas que estão tentando formar comunidades sem carros, em busca de Soluções para Problemas Difíceis como a poluição do meio ambiente.