Uma linda cactácea com ramos pendentes e suculentos, a Flor de Maio (Schlumbergera truncata), é originária da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil sendo uma linda aposta para o seu jardim. Pode atingir até 60 cm de comprimento e produz flores belíssimas em cores bastante variadas. Outro nome popular pelo qual essa planta é conhecida é flor-de-seda pela delicadeza de suas inflorescências.
O nome de flor de maio se tornou bastante popular pelo fato de que essa planta apresenta flores, anualmente, durante o mês de maio. A duração das flores é de 15 a 20 dias, nesse período a sua ramagem do tipo pendente passa a contar com pétalas em tons de degradê. Algo importante de mencionar é que se trata de um período incomum de florescimento para espécies floríferas brasileiras.
Florada da Flor de Maio
Todos os anos, no mês de maio, essa planta apresenta uma florada que dura de 15 a 20 dias. As flores surgem nas extremidades dos caules dessa planta medindo 8 cm de comprimento por 6 cm de diâmetro. Cada flor dura entre três e cinco dias sendo que a floração como um todo se desenvolve num período entre 15 e 20 dias.
Essa planta possui caule formado por diversos segmentos que são chamados de artículos, são achatados e suas bordas são dentadas. Trata-se de uma planta que não possui espinhos. Durante o período inicial de desenvolvimento dessa planta é possível saber qual é a sua idade aproximada a partir da contagem dos seus artículos. Cada artículo leva um período de cinco semanas para se formar.
Flor de Maio: O Colorido do Mês de Maio
As flores dessa planta tem uma beleza bastante particular exibindo degradês de cores de rosa, vermelho e branco. As bordas são mais escuras e o seu interior mais claro. A partir do cruzamento de plantas dessa espécie se chegou à criação de novas cores como lilás, roxo, laranja e amarelo. Uma dica para quem está começando o cultivo é plantar mais de uma muda no vaso dando origem a um lindo arranjo.
Cultivo da Flor de Maio
Essa é uma planta de meia-sombra não necessitando da incidência direta de sol, exatamente por isso é uma ótima opção para ter dentro de casa. Uma planta que combina com a decoração de ambientes variados, cultive em vasos suspensos para aproveitar mais a beleza da ramagem pendente.
Também é possível cultivar essa espécie em troncos de árvores ou em canteiros perto de outras plantas suculentas. Uma ótima companheira para a Flor de Maio no canteiro é a flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana). No dia a dia de cuidados com essa planta evite manipulá-la uma vez que são bastante sensíveis ao toque, os botões podem cair.
Planta Fácil de Cuidar
Você é do tipo apaixonado por flores, mas não tem muito tempo para se dedicar ao cuidado com as plantas? Então recomendamos investir nessa espécie que é bastante fácil de cuidar. Por ser do tipo cactácea tem excelente resistência a falta de água, você pode regar apenas duas vezes por semana sem prejuízos para a saúde. O solo deve ser do tipo arenoargiloso e bem drenado.
Não é necessário podar essa planta, o único cuidado que você precisa ter nesse sentido é o de tirar com a mão mesmo as folhas com aparência feia ou ressecadas. Porém, a adubação demanda um pouco mais de atenção devendo ser feita toda semana com NPK 4-14-8 ou NPK10-10-10.
Propagação da Flor de Maio
Uma espécie de fácil propagação que pode ser multiplicada em casa por meio do método de estaquia de folhas. Para isso corte um artículo e acomode-o num vaso que tenha 30 cm de altura por 40 cm de diâmetro preenchidos com substrato. Esse substrato deve ser feito de partes iguais de terra vegetal e fibra de coco. O período de enraizamento é de um mês.
É mais interessante apostar nos artículos mais jovens, em geral são os três penúltimos do caule da planta. Não use tesoura para o corte do artículo, prefira fazer isso com as mãos, gire e puxe suavemente. O período de cicatrização é de uma semana, passado esse tempo plante no vaso, mas não enterre. Apenas use terra para cobri-lo. Mais uma vez alertamos para evitar manipular essa planta durante o período de floração já que as flores são muito delicadas.
Ficha Técnica da Flor de Maio
Agora que você já sabe como cultivar essa linda planta originária da Mata Atlântica do Sudeste brasileiro vai gostar de conferir mais detalhes a seu respeito. Elaboramos uma ficha técnica completa.
Nome Científico da Flor de Maio
O nome científico da Flor de Maio é Schlumbergera truncata.
Outros Nomes Populares
Essa flor é conhecida também como flor-de-seda, cacto-de-páscoa e cacto-de-natal.
Família
Faz parte da família das cactáceas.
Origem
Proveniente da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil.
Características
Esse cacto é perene e epífito, sua ramagem é pendente e sulenta.
Folhas
Apresenta segmentos curtos chamados de artículos que são achatados e sem espinhos, suas bordas são dentadas.
Flores
As flores nascem durante o outono e podem ser vermelhas, rosas, laranjas ou brancas. Seu tempo de florada pode durar até 20 dias, no entanto, cada flor individualmente dura entre 3 e 5 dias apenas. Nascem nas extremidades dos caules e medem 8 cm de comprimento por 6 cm de diâmetro.
Tipo de Solo
É do tipo arenoargiloso.
Luz
Prefere meia-sombra sem ter a necessidade de incidência direta do sol.
Clima
Prefere clima do tipo tropical úmido.
Regas
Necessita de regas duas vezes por semana.
Plantio
Remova um artículo do caule com as mãos e aguarde o tempo de cicatrização de uma semana para então coloca-lo num vaso de 30 cm de altura por 40 de diâmetro. O substrato deve ser devidamente adubado e ser formado por partes iguais de fibra de coco e terra vegetal.
Adubação
Deve ser feita uma vez ao mês aplicando NPK 4-14-8 ou NPK 10-10-10 no substrato da planta.
Podas
Se for necessário remova com as mãos os galhos secos.
Gostou de conhecer mais sobre a Flor de Maio colore o mês de maio por até 20 dias? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!