O Que Fazer para Manter as Flores Bonitas?
Quando falamos sobre os cuidados para manter flores bonitas podemos falar de duas situações distintas, são elas a situação em que se compra flores avulsas, ou seja, flores soltas e não mais plantadas, flores que foram retiradas da terra para a venda e para a função de enfeitar apenas. E temos também uma outra possibilidade de situação, que é o caso de serem flores que estão plantadas em algum vaso ou em algum solo. Em ambos os casos é preciso ter um cuidado com as flores e com planta em si, mesmo que a planta não esteja por inteiro na sua casa. Quando uma flor está ainda plantada no solo, é muito provável que naturalmente ela já dure um pouco mais do que uma flor que foi cortada e recolhida, já que no momento eu a flor é cortada, ela perde a sua ligação com a fonte de nutrientes que antes lhe abastecia, os nutrientes que ela retira das raízes, que por sua vez os retirava do solo, a flor cortada perde momentaneamente essa conexão que suprem esses nutrientes. No entanto, a flor normalmente ainda conta com uma reserva pequena deles e por esse motivo algumas ainda podem durar por alguns dias de vida, mesmo cortadas.
É claro que em ambos os casos existem certos tipos de truques e de dicas que podem ser aplicadas para aumentar o período da sua duração, considerando que ela apresente uma boa vitalidade e boas condições. Primeiramente falando sobre as flores que ainda estão plantadas podemos dizer que é preciso respeitar as preferências de cada uma das espécies, já que existem plantas que gostam mais de água, outras que gostam de menos regas, algumas plantas amam estar em sol pleno, ou seja, em regime de insolação direta por muitas horas do dia, outras já não gostam tanto e preferem apenas sombra ou algum nível mais baixo de claridade. Tudo isso deve ser considerado quando se faz o tratamento de uma planta, mas não se assuste porque essas informações são muito tranquilas de se descobrir na internet, mas lembre-se que é preciso saber o nome da espécie ou o pelo menos o nome popular da sua flor, para que você consiga fazer uma pesquisa nos sites disponíveis, o mais fácil é usar o google mesmo, e digitar na busca o nome desejado, você pode digitar também o que deseja descobrir, por exemplo, margarida como cuidar das suas flores da maneira correta, coloque para pesquisar e no mesmo instante você terá milhares de respostas para a sua pergunta, que estarão distribuídas nos mais diversos sites sobre o assunto.
Como Cuidar para que as Flores Cortadas Durem Mais?
Em relação as flores que já foram cortadas e que você ganhou em um buque, ou que então você comprou para montar algum enfeite e colocar em algum vaso, os passos que devem ser tomados para se ter os cuidados corretos com elas são um pouco mais generalizados, e podem ser aplicados para uma grande variedade de espécies, no entanto, ainda assim seria importante descobrir as preferencias individuais de cada espécie de flor. De maneira geral as dicas que podemos dar para manter as suas flores (já cortadas) sempre bonitas, são primeiramente colocar essas flores em um recipiente que tenha um tamanho que não as deixe apertadas e que esteja limpo, isso é muito importante, pois muitas pessoas não se lembram de limpar os seus vasos antes de colocar as flores novas e apenas adicionam água, que muitas vezes é adicionada a um ambiente cheio de poeira, bactérias, entre outros microrganismos e elementos que podem existir no recipiente, vale lembrar também que quando falamos sobre recipiente que não as deixem apertadas estamos falando principalmente da parte do gargalo dos vasos, pois na maioria das vezes essas partes são muito apertadas, enquanto as flores preferem estar em ambientes mais amplos e que não fiquem com os seus talos colados uns nos outros.
Flores na Água
O uso de água quente (não fervente de maneira alguma) ou de água morna também é uma técnica de cuidado usada por muitas pessoas, pode parecer até um pouco estranho no início, pode parecer que isso vai causar alguma espécie de dano a planta, mas pode confiar que quando o procedimento é realizado da maneira correta ele dá muito certo. A temperatura mais indicada é entre os 40 graus Celsius e os 45 graus Celsius (uma temperatura média que nem de perto é a temperatura de fervura), obtendo a agua em seguida você pode por ela no vaso e deixar ele em um ambiente que esteja mais fresco, o que acontece segundo os especialistas é que devido a maior agitação das moléculas da água nesse estado de temperatura, a perda da água pela planta é menor. Lembrando que no caso de a flor ainda estar com brotos, nesse caso especifico ela ainda prefere a água fria. Uma informação válida é a água morna estaria com temperatura entre 20 graus Celsius e 24 graus Celsius.
Retirar as Folhas
Mais uma dica é que você deve retirar todas as folhas que estejam abaixo do nível da água que está no vaso, pois quando as folhas ficam em contato com a água elas acabam estragando e envelhecendo mais rápido e consequentemente apodrecem, quando isso acontece, as bactérias ali presentes têm mais combustível (alimento) para fazê-las serem mais fortes e se multiplicarem cada vez mais, em consequência disso essas bactérias rapidamente podem atacar as outras partes da planta sem que sequer imaginemos o que está acontecendo com ela e assim mais rapidamente ela pode murchar e secar. Já que estamos falando de água ainda, é preciso dizer que a água do vaso deve ser trocada a níveis diários e sempre que for fazer essa troca é aconselhável que você limpe o vaso, porque podem existir resíduos visíveis e não visíveis que podem contaminar as suas flores se eles não forem retirados. Sabe qual é mais uma dica? Não deixar os seus vasos de flores ao lato de fruteiras ou de recipientes com frutas, pois elas liberam um composto que se chama etileno e que é responsável por acelerar o tempo de queda das partes das flores, assim acelerando o seu processo de secagem.
Cortar o Caule
Uma coisa que muita gente não sabe, mas que é muito simples e fácil de se fazer é o corte do caule das plantas, que não deve ser feito em linha reta, apesar de ser a forma mais intuitiva de se fazer, esse corte deve ser realizado no alinhamento de 45 graus, meio de lado, se você não souber o que é 45 graus você pode se lembrar daquelas vagas de estacionamento que tem esse alinhamento. Para fazer esse corte se indica usar uma faca ou algo que esteja bem afiado, e também corte antes de pôr a flor na água, essa técnica tem a sua eficácia em relação aos níveis e quantidades de água absorvida, que se torna maior quando ela é aplicada. No entanto, há uma exceção que é em relação as belíssimas rosas, pois devido a algumas sensibilidades que essa planta apresenta, no seu caso especifico é melhor fazer esse corte no ângulo de 45 graus, já com elas submersas na água. Por último evite deixar os seus vasos em exposição direta do sol, pois eles podem causar danos as suas flores, fazendo elas perderem a vitalidade antes do que seria realmente.