Quais São as Melhores Flores Para Jardim Externo?

O sonho de muitas pessoas é ter um lindo e colorido jardim externo repleto de flores. Se você também tem esse desejo vai gostar da lista que apresentaremos ao longo desse artigo com dicas de flores que se adaptam bem a jardins externos. É importante escolher plantas com o perfil certo para espaços externos haja vista que elas precisam se dar bem com as condições ambientais.

Cada espécie têm características específicas de luminosidade, necessidade de água, qualidade do solo entre outras. No caso de jardins externos é necessário optar por espécies que gostem de sol. Continue lendo para conhecer melhor as espécies de flores que incluímos nessa lista.

Dicas de Flores Para Ter em Jardim Externo

Flores para jardim externo devem se dar bem com boa incidência de sol ou pelo menos serem do tipo adaptável à meia-sombra, tudo depende de quais são as condições disponíveis em seu jardim. Na hora de escolher as espécies que vão figurar em seu jardim considere mais do que a aparência, considere as características.

Ave do Paraíso

Ave do Paraíso

Ave do Paraíso

Excelente opção para a composição de jardins e canteiros com grande exposição ao sol. Vale dizer que essa é uma espécie ornamental cujas folhas lembram uma bananeira, as suas touceiras podem alcançar até 1,5 metros de altura com flores belas e delicadas.

Alamanda

Essas flores gostam da incidência solar e florescem durante o ano todo ganhando destaque no outono e primavera. Essa planta pode ter flores amarelas, rosas ou roxas. É geralmente cultivada em muros e cercas por suas propriedades de trepadeira, necessita de podas constantes.

Agerato

Uma bela planta que adiciona um toque de cor para o jardim e que ainda tem o bônus de suas delicadas flores serem usadas para finalidades medicinais. O agerato possui propriedades analgésicas que reduzem dores como a de cólicas menstruais.

Porém, é fundamental ressaltar que o uso de qualquer tipo de medicamento natural demanda consulta ao seu médico. As folhas e as flores se usadas incorretamente podem gerar prejuízos para o fígado.

Cactos

Cactos dão um toque diferenciado para os jardins externos e tem a vantagem de demandar muitas regas, perfeito para quem tem dificuldade de cuidar diariamente do jardim. Além disso, cactos são plantas que gostam de sol pleno podendo facilmente se adaptar a áreas ensolaradas. Você pode ter alguns cactos em vasos dentro de casa, só cuide para que eles recebam luz solar com frequência estando próximos a janelas.

Begônia

Com floração abundante e longa, a begônia, é uma ótima alternativa para vasos e jardins com solos bem drenados. Você encontra begônias em diversas tonalidades, são flores ornamentais que podem alcançar até 1,5 metros de altura.

Agave

Trata-se de uma planta que se adapta bem ao cultivo sob sol pleno em jardins com áreas amplas. A folhagem é mais longa com a presença de espinhos pequeninos na margem. Pode chegar a até 2 metros de altura, dessa forma é mais indicada para áreas com menor circulação de pessoas.

Babosa

Conhecida também como Aloe vera, a babosa, tem como principais vantagens poder ser cultivada em solo de baixa fertilidade, ter ótima tolerância a sol pleno e resistir bem a invernos rigorosos. Pode atingir uma altura entre 60 e 90 centímetros. Além disso, o gel da babosa é famoso por ser excelente para cuidados com o cabelo, pele e até finalidades medicinais.

Gerânio

 

Essa flor tem uma função muito importante na natureza atraindo muitos agentes polinizadores como pássaros, abelhas e insetos. Uma planta originária da África do Sul e que se adaptou muito bem ao clima brasileiro. Apresenta formato e coloração bastante diferenciados.

Bela Manhã

Espécie que pode ser rasteira ou trepadeira bastante utilizada para forrar áreas com declives. No verão, outono e primavera apresenta floração abundante sendo uma espécie com ótima versatilidade para vasos, treliças pequenas, jardineiras e floreiras.

Murta

Planta originária da região Sul do Brasil, a Murta, é um arbusto ornamental que fica repleto de flores delicadas e brancas durante a primavera. Essa planta gosta de áreas de sol pleno e pode ser uma ótima alternativa para quem deseja ter uma cerca viva em casa.

Cica

Quer montar um jardim tropical? A Cica é uma planta perfeita para você então, trata-se de um arbusto bem parecido com uma mini palmeira com características ornamentais. O plantio dessa planta costuma ser feito no chão do jardim, se preferir você poderá cultivar em vasos, nesse caso indicamos a preferência por mudas jovens. A Cica pode medir entre 2 e 3 metros.

Clúsia

Essa planta pode ser cultivada dentro ou fora de casa, porém, em áreas externas pode alcançar até 6 metros de altura. No verão e na primavera apresenta flores pequeninas e brancas, sua folhagem possui um verde diferenciado.

Maria-Sem-Vergonha

Dotada de flores que adoram sol pleno, a Maria-sem-vergonha, floresce o ano todo. Essa planta é conhecida também como beijo ou beijinho em alguns lugares. A folhagem pode medir entre 15 e 60 centímetros. Cresce saudável quando é cultivada em solos úmidos.

Espada Larga

De origem africana essa planta possui ótima adaptação a ambientes de sol pleno. Pode chegar a medir entre 30 e 60 cm de altura. A folhagem é resistente e grande, se decidir cultivá-la tenha cuidado apenas para que sua característica de planta invasora não se manifeste.

Lavanda

O perfume dessas flores é inconfundível e o seu visual também não passa despercebido em jardins e canteiros. Essas flores gostam especialmente de sol florescendo o ano todo. É uma planta que oferece uma série de benefícios para a saúde tendo propriedades antissépticas, calmantes e cicatrizantes.

Petúnia

Uma das plantas mais apreciadas por jardineiros que esperam ter um jardim repleto de flores. Essa planta adora o cultivo em sol pleno e apresenta crescimento destacado especialmente no verão e primavera. As flores possuem cores distintas, petúnias podem ser cultivadas em canteiros assim como em floreiras, vasos e jardineiras.

Primavera

Trepadeira que deve ser cultivada sob sol pleno, as florações podem acontecer em cores que vão do branco ao vermelho intenso. O florescimento saudável demanda o cultivo sob sol pleno com regas realizadas sempre que a terra estiver seca. Em geral a primavera é utilizada para cobrir cercas, muros e pergolados.

Gostou dessas dicas de flores para cultivar em jardim externo? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.