Precisamos salvar o nosso Planeta da poluição, mas não podemos matar o agente que tem a total responsabilidade de termos que conviver em um meio ambiente poluído. O homem primitivo parece que sabia conviver em harmonia com a natureza, de onde retirava frutos e raízes para a sua alimentação e de sua prole. Alguns filósofos afirmam que a sabedoria vem com a idade, no entanto, ao constatarmos a gigante evolução da humanidade, verificamos que isto nem sempre acontece.
Desde o momento em que o homem se tornou produtivo, a sua sabedoria foi se tornando altamente destrutiva, promovendo a derrubada de florestas, grandes queimadas, desestruturando o solo na busca de minérios, enfim, construindo grandes conglomerados de indústrias, com suas chaminés lançando gazes e efeitos destrutivos na atmosfera, contribuindo assim para o aquecimento global e, quem sabe, para a tragédia que se abateu sobre Santa Catarina, fato não comprovado cientificamente, mas de grandes evidências, tal o avanço do desequilibro do meio ambiente com lixo em alta produção, do orgânico ao atômico, com certeza, um grande responsável pelo meio ambiente poluído, principalmente em grandes áreas industriais e concentrações Urbanas.
Felizmente, para a humanidade, o novo Presidente dos EUA deus sinais de que se preocupará mais com o meio ambiente, ao contrário de seu antecessor, Barack Obama já deu um puchão de orelhas nos industrialistas de seu país, dizendo-lhes da necessidade de neutralizar a emissão de carbono na atmosfera, tarefa de difícil execução devido à importância dos combustíveis que alimentam a indústria de hoje. Desde a Revolução Industrial, quando passou a ser utilizado o carvão mineral como combustível na indústria pesada, a atmosfera passou a receber toneladas de poluentes tornando o meio ambiente poluído e causador de sérios problemas da saúde à população, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, que está entre as mais poluídas do mundo A poluição nos traz uma mensagem de vida sem qualidade e que com certeza a de pesar na consciência dos governos responsáveis pelo desenvolvimento sem restrição a preservação do meio ambiente, ferindo os princípios que vem norteando o pensamento moderno sobre ecologia, que é o de não permitir um meio ambiente poluído.
O verde no meio ambiente, a arborização de uma cidade, o surgimento de movimentos de proteção a Amazônia, movimentos de proteção à natureza, de proteção aos animais da Amazônia, são idéias que graças a Deus começam a despertar a consciência de nossa juventude que cada vez mais se alinha em movimentos pró preservação do meio ambiente. Há poucos dias, participando da formatura de uma turma do Ensino Fundamental, fiquei alegremente surpreso, e até comovido com o cerimonial de formatura com o tema ecologia. Por isso, para evitarmos um meio ambiente poluído, temos que investir na juventude, incluindo nos currículos escolares a Ecologia como disciplina para que assim a consciência da preservação do meio ambiente, alcance, ou pelo menos se aproxime do desenvolvimento tecnológico e cientifico que a humanidade já alcançou. Não tenham dúvidas de que para alcançarmos um meio ambiente despoluído, a educação é o caminho. Vamos dizer não ao meio ambiente poluído.