A água foi, é, e sempre será muito importante para a vida dos seres vivos. Afinal, alguns vivem nela e outros precisam dela para viver. As pessoas precisam matar a sede, fazer a higiene pessoal e também precisam de chuva para acabar com o ar seco que tanto faz mal a respiração, principalmente das crianças que ficam com muita alergia por causa da poluição do ar, com ar seco, ou para quem sofre de doenças respiratórias. Para que possamos beber a água e fazer comida é importante que se tenha água limpa e por isso é tão importante o Tratamento de Água que precisa ser realizado em todas as cidades de todo o mundo.
A água potável é muito importante para a vida de todos os seres vivos e com ela não há riscos de contaminação. Com o tratamento da água é possível diminuir bastante os poluentes que são encontrados nas águas e ela precisa ser tratada até que esses poluentes não façam mal às pessoas e aos animais. Sobre água as pessoas sabem muito pouco, afinal, muitas dessas pessoas acham que a água é um bem natural que nunca vai acabar e com isso usam sem pensar e desperdiçam muita água. Mas isso pode fazer com que ela falte num futuro mais próximo do que se imagina. Com a poluição da água o tratamento da mesma precisa ser feito com muito cuidado para que não faça mal a ninguém, já que a poluição aumenta a cada dia e as fontes de água ficam muito ruins para o consumo, tudo isso somado ao meio ambiente poluído.
O tratamento para água é feito em etapas e a cada uma acaba com uma bactéria e também poluentes, até que fique boa para o consumo. Esse tratamento de água pode ser simples ou não, isso vai depender de como a água se encontra e também origem da água precisa ser levada em consideração. Tudo isso é verificado por pessoas muito capacitadas e formadas que trabalham na engenharia hídrica e cuidam de todos os detalhes do tratamento da água, assim como os formados em cursos de sustentabilidade, que lutam para a preservação do meio ambiente e do espaço natureza. Essas pessoas se dedicam muito ao tratamento de água e também podem ser chamados de engenheiros sanitários e é bem mais conhecida assim a profissão dessas pessoas. É um trabalho muito importante e que requer bastante conhecimento, pois tem muito a ver com vidas humanas.
O tratamento de água passa por várias fases que começam com a coagulação: quando a água recebe o sulfato de alumínio. Logo depois vem a floculação que é feita em tanques de concreto onde é passa por um processo de aglutinação. A decantação e a seguir: a filtração, a desinfecção, fluoretação e somente depois disso pode ser consumida pelas pessoas. É um processo bem grande, mas necessário para que todas as impurezas sejam destruídas e a água se torne potável. O tempo que a água leva para passar por esse tratamento pode chegar a uma hora e dependendo de como a água está, se estiver muito poluída será esse mesmo o tempo, agora se estiver menos diminuir. É um processo bastante delicado e importante para que as pessoas possam matar a sede sem medo de estar ingerindo poluentes.
Tratamento de água passo a passo
O que deve ser dito
Muito antes de ir para as torneiras dos consumidores a água precisa passar por certos processos, para que dessa forma possam reduzir consideravelmente os organismos poluentes e dessa forma possa ser oferecida para o consumo sem oferecer riscos á saúde humana. E para realizar esse processo existem as Estações de Tratamento de Água, só dessa forma é que a água passara a ser viável ao consumo. Afinal água é vida.
Qual o primeiro passo para esse tratamento?
Em primeiro lugar é preciso coagular a água assim que ela chega na Estação de tratamento, e para isso é preciso adicionar uma dose de sulfato de alumínio, e dessa forma as partículas de sujeira ficarão mais unidas. Quando elas viram flocos fica mais fácil ainda retirar essa sujeira através da decantação, juntamente com a gravidade, esses flocos se separem da água. E só com muito estudo foi possível desenvolver esse processo que limpa a água e deixa sem impurezas que são trazidas pela poluição provocada pelo homem.
Como acontece a filtração?
Depois da primeira fase onde as impurezas são retiradas sempre fica alguma coisa ainda que não foi totalmente eliminada, ai vem o processo de filtração que deixarão a água totalmente limpa retirando o que ainda ficou. Logo após a filtração a água já é considerada potável. Mas é preciso passar por mais um processo de desinfecção para acabar ou quase acabar com os riscos de infecção que algumas bactérias poderiam causar, então é feito a fluoretação e o controle do PH. Não é possível beber água de um rio sem que essa esteja devidamente tratada, pois a população pode correr sérios riscos e colocar sua saúde em perigo.
As grandes cidades
Nas grandes cidades os problemas com o saneamento básico é muito grande, pois os esgotos a céu aberto acabam infiltrando no solo e contaminando a água que deveria ser limpa para beber, principalmente nas vilas onde a população carente é a maioria, sem condições de ter uma moradia decente as pessoas acabam tendo que se submeter a estar vivendo onde as condições de vida são subumanas, com a presença de ratos, moscas, mosquitos e sem rede de esgotos. Essas condições são propicias a grandes infecções e doenças causadas por bactérias e vírus.
Concluindo
Para que possamos beber água limpa é preciso que haja uma conscientização da população e dos governantes que o saneamento básico é indispensável para que qualquer ser humano possa viver em condições dignas, e livre de doenças causadas por esse tipo de problema. A água potável é sinônimo de vida e saúde, por isso que precisamos preservar e cuidar da natureza, só agindo dessa forma que poderemos ter longevidade com dignidade.