Iara

Iara é uma das mais bonitas lendas da cultura popular brasileira. A palavra Iara ou Uiara tem origem Tupi “y-îara” que significa Senhora das Águas ou ainda Mãe-d’água, que segundo o nosso folclore é uma sereia linda que vive no fundo dos rios e encanta os marinheiros com sua linda voz.

Lenda

Iara

O folclore brasileiro

O folclore de um povo se constitui entre outras coisas do conjunto das lendas, parlendas e mitos que passam de uma geração para a outra especialmente através das histórias contadas. A maioria dessas histórias nascem da imaginação das pessoas ou de histórias reais que vão ganhando conotações fantasiosas seja para passar alguma mensagem de vida, para assustar ou mesmo para romancear um fato, e surgem especialmente nas regiões do interior do país. O Brasil tem um folclore riquíssimo, e suas inúmeras lendas que misturam realidade e fantasia na maioria das vezes procuram explicar fatos ou acontecimentos que não são compreendidos pela população local e são percebidos como misteriosos ou sobrenaturais. Entre as muitas lendas que correm pelo interior do Brasil temos a do Saci-pererê, Boitatá, Boto, Curupira, Lobisomem, Pisadeira, Mula-sem-cabeça, Iara e muitas outras. Neste artigo vamos falar um pouco sobre a lenda de Iara.

Folclore

Folclore

A origem da lenda

Essa lenda é muito antiga e segundo historiadores se transformou ao longo do tempo, pois existem registros dessa história em crônicas datadas dos séculos XVI e XVII, onde então o personagem era um homem chamado Ipupiara, um homem metade peixe que levava os pescadores para o fundo das águas de onde eles não retornavam. É no século XVIII que Ipupiara se transforma na sedutora sereia que passa a ser chamada de iara ou ainda de Iara.

Lenda

Lenda

A lenda de Iara

Iara é uma linda sereia, metade mulher e metade peixe, com longos e lindos um estilo de cabelo escuro sempre enfeitados com flores vermelhas Iara, que mora no fundo das águas, vem a tona para encantar os pescadores. Segundo a lenda ela era uma linda guerreira indígena e se tornou sereia porque seus irmãos com ciúmes dela tentaram matá-la ela se defendeu e os matou. Seu pai desesperado a jogou no encontro dos rios Solimões e Negro, e os peixes a trouxeram a tona numa noite de lua cheia, quando então se transformou em uma sereia. Desde então vive nas águas brasileiras, sejam doces ou salgadas e seu canto tem o poder de hipnotizar os homens que se entregam a paixão e são levados para o fundo das águas de onde nunca mais voltam. A lenda ainda conta que algumas vezes Iara assume a forma humana e vem a terra em busca dos homens. Todo pescador que se preze, especialmente os pescadores do Alto do Amazonas já ouviram histórias de jovens que cederam a beleza e aos encantos de Iara e acabaram afogados na própria paixão. A lenda então tem variações com as histórias dos jovens como o índio Tapuia que teria primeiramente resistido aos encantos da sereia, mas depois morrendo de saudade voltou ao mar para se entregar a Mãe-d’água.

A lenda de Iara é linda e traduz a relação da civilização ribeirinha do Rio Amazonas com as águas, na qual os igarapés, rios e lagos, são fontes de vida e de morte e assim o imaginário popular vai transformando a realidade em mitos e lendas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.