Acelerador de Partículas

O que é um acelerador de partículas

È um equipamento que dá energia a feixes de partículas subatômicas eletricamente carregadas. Ele possibilita a concentração de energia alta em quantidade pequena e em condições arbitradas e muito controladas e com muita precisão. Existem aceleradores de partículas em tamanhos bem pequenos nas televisões e em aparelhos de raios-x, com a função de produzir isótopos radioativos, e também na radioterapia do câncer, na radiografia de potencia alta que serve para uso industrial e também na polimerização de plásticos.

Mundo

Mundo

Os físicos ingleses J.D. Cockcroft e E.T.S. Walton desenvolveram o primeiro acelerador de partículas no ano de mil novecentos e vinte e sete, estes dois cientistas conseguiram realizar a primeira reação nuclear que foi induzida artificialmente e com o dispositivo criado por ambos. Este feito lhes proporcionou o Premio Nobel de física de mil novecentos e cinqüenta e um, eles realizavam esses estudos na Universidade de Cambridge na Inglaterra.  A partir dessa descoberta o acelerador de partículas foi sendo modificado e como avanço tecnológico ele se tornou uma grande descoberta cientifica capaz de revolucionar o mundo.

O Maior

O Maior

Quais são os maiores aceleradores de partículas?

Os maiores aceleradores de partículas e os mais poderosos são o LHC e o Tevatron eles são usados para física experimental melhorando a pesquisa básica das interações fundamentais. Esses aceleradores já causaram muita polêmica entre as pessoas e principalmente que acretam na cultura religiosa que acreditam no fim do mundo por intermédio da ação destes aceleradores, que dotados de uma potência gigantesca poderão abrir um buraco negro que vai sugar tudo que existe no universo lá para dentro e causando dessa forma o fim do universo, da vida que existe na terra. Para muitos esse tipo de pesquisa pode gerar uma catástrofe que vai afetar a humanidade de forma violenta, por isso são contra, mas não pensam nos benefícios que ela nos trás. Como tudo que é feito para o bem da humanidade, sempre tem os prós e os contras que fazem parte para equilibrar as teorias que dão sustentação e nova expectativa para o crescimento e desenvolvimento científico. O acelerador de partículas LHC foi lançado no dia dez de setembro de dois mil e oito.

Acelerador de Partículas

Acelerador de Partículas

Qual a sua importância

Os aceleradores de partículas têm uma grande importância para a humanidade que vai do simples funcionamento de uma televisão até a cura de doenças como o câncer que mata tanta gente no mundo. Os cientistas procuram cada vez mais se aprimorar em suas pesquisas melhorando dessa forma a vida na terra, pois sem eles não teríamos chegado onde estamos com tanta tecnologia e cura para milhares de doenças. Mas para que as pesquisa possam seguir de forma livre e coerente é preciso que os governantes dêem todo o apoio necessário para seguir em frente com novas descobertas para o futuro, e dessa forma melhorar a qualidade de vida na Terra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.