Cultura: Tiradentes
O nome Tiradentes é um dos mais conhecidos no nosso país, afinal ele foi escolhido no período do Brasil República, para ser exaltado como um dos heróis do nosso país. A sua escolha, no entanto, não foi completamente aleatória, ela não aconteceu de maneira natural apenas se seguindo o curso da história, na verdade a escolha de Tiradentes como um dos maiores símbolos nacionais foi muito pensada e teve muita estratégia envolvida. Essa informação pode ser uma novidade para muitas pessoas, por esse motivo vamos explicar um pouco mais como foi que isso aconteceu e em seguida vamos falar sobre quem foi Tiradentes em sua vida pessoal, principalmente antes dele se tornar o famoso inconfidente que todos nós conhecemos.
Inicialmente vamos falar sobre alguns acontecimentos que se deram quando a Inconfidência mineira estava prestes a acontecer. O período em que esse movimento aconteceu no Brasil, na época que ainda era uma colônia de Portugal, se tratava de um período muito conturbado, uma vez que o açúcar, que foi o principal negócio do nosso país por muitos anos havia declinado em seu valor devido ao aumento das plantações de açúcar no mundo, com isso os olhos da coroa portuguesa se voltaram inteiramente para a extração de ouro e pedras preciosas, principalmente na região onde hoje é o estado de Minas Gerais. O ponto é que após anos de mineração, o ouro e as pedras já não eram mais tão abundantes assim, com isso atuantes no setor conseguiam vender cada vez menos e pagar cada vez menos impostos também, em contrapartida Portugal continuava cobrando as mesmas quantias ou até mais.
Derrama
Essa cobrança excessiva de impostos mesmo quando a coroa portuguesa sabia da situação da mineração, foi pouco a pouco causando entre a elite brasileira mais indignação e descontentamento, até que veio o que poderia ser chamado de a gota d’água, que foi o surgimento da “Derrama”. A derrama seria um imposto cobrado pelos portugueses, principalmente para compensar os atrasos em outros tipos impostos, para isso, o executor da derrama estava autorizado a tomar dos cidadãos bens de qualquer tipo se não houvesse a quantia em dinheiro exigida para pagamento, o que seria aplicado principalmente na elite da época, que possuía joias, imóveis, propriedades, etc. Claramente ninguém queria que seus bens lhes fossem tomados e com isso muitas pessoas de posição importante na sociedade passaram a se aproximar do movimento da Inconfidência Mineira.
Prisão
Tiradentes foi um dos idealizadores do movimento, que andava bem devagar até que foi anunciada a derrama, quando muitas pessoas da elite entraram para o movimento e ele então passou a crescer de maneira muito rápida e ganhou força de maneira nunca vista. O ponto é que o movimento ia muito bem até que um dos participantes, que era uma das pessoas mais próximas de Tiradentes, o traiu e o entregou aos portugueses, o movimento então se dissolveu, Tiradentes foi o primeiro a ser preso, em seguida muitos dos seus companheiros também foram. Em relação as sentenças e punições dadas pelos portugueses, mais especificamente pela rainha Maria (mãe de Dom João VI), a maioria dos inconfidentes presos foram exilados no continente africano, com exceção de Tiradentes que foi condenado a morte. Muitos historiados afirmam que Tiradentes foi o escolhido para servir como exemplo por ele ser o mais pobre entre todos os presos, cuja maioria pertencia a famílias tradicionais na sociedade da época.
Feriado
Após as sentenças serem aplicadas, a coroa portuguesa determinou o caso como encerrado e praticamente destruiu tudo que estaria ligado as memorias dos participantes do movimento, com isso por muito tempo, mais de um século esse assunto foi esquecido, no entanto, quando o Brasil já livre de Portugal, passou a funcionar no sistema de uma república, era preciso naquele momento encontrar alguém que pudesse servir como um exemplo de herói em nosso país, para desta forma despertar novamente um sentimento de orgulho nacional, de pertencimento, de identificação e então o nome de Tiradentes foi resgatado, relembrado, sua história foi contada para as novas gerações que ainda não o conheciam e ele foi colocado como um dos maiores símbolos da luta pela liberdade e independência brasileira durante a colonização portuguesa. Desde então ele ganhou um próprio dia com seu nome, que é considerado feriado nacional e os seus feitos são contados nas escolas até os dias de hoje.
Quem era Tiradentes antes da Inconfidência Mineira?
O nome de nascimento dessa figura histórica foi Joaquim José da Silva Xavier, ele nasceu em uma fazenda de sua família no estado de Minas Gerais no dia 12 de novembro do ano do 1746, o dia em sua homenagem é comemorado no aniversário da sua morte na data de 21 de abril. Apesar de ter nascido em uma família de posses, os seus país morreram quando ele ainda era muito novo e os seus irmãos acabaram perdendo praticamente todos os bens da família. Com isso, desde jovem ele teve que trabalhar em muitas profissões, de modo que ao longo de sua vida ele trabalhou no comércio, ele foi tropeiro, ele trabalhou na mineração, no fim de sua vida ele foi um ativista político, mas antes disso ele foi militar por muitos anos (essa profissão o fez viajar muito pelo Brasil e ver as condições em que a maioria dos brasileiros vivia) e por fim ele foi também dentista, é daí que veio o seu apelido de Tiradentes.
Profissão Dentista
Apesar de ter atuado no serviço militar por uma boa parte de sua juventude, a profissão que lhe deu muita fama e fez com que ficasse conhecido pelas pessoas, foi a profissão de “dentista”, uma vez que ele extraia e também colocava dentes nas pessoas que precisavam. Ele tinha até mesmo o seu próprio material para lidar com isso. Alguns historiadores também afirmam que ele produzia “novos dentes” próteses para colocar no lugar dos dentes arrancados, no entanto, não se sabe como era exatamente essa sua função, o que se sabe é que ele era muito procurado para a extração de dentes com problemas, em especial nas pessoas adultas, dessa forma ficou muito conhecido na sua região e a maior parte das pessoas se referia a ele como Tiradentes. Por causa da grande repetição do apelido, chegou um ponto em que todo mundo o chamava apenas de Tiradentes e que ele até mesmo se apresentava dessa forma, afinal foi com esse mesmo apelido que ele entrou para a história do nosso país.
Sobre as profissões de Tiradentes é importante também falar um pouco mais sobre a sua atuação militar, dentro desse sistema, apesar de ter um excelente desempenho e ter sido promovido algumas vezes, Tiradentes chegou a um ponto da carreira militar em que ele não poderia mais ganhar promoções, sendo que acima dele só estavam pessoas portuguesas ou de famílias muito importantes na sociedade brasileira da época, esse foi um dos pontos que gerou muita insatisfação para Tiradentes com os comandos dos portugueses, os privilégios que algumas pessoas recebiam simplesmente por causa do seu nome ou do lugar onde nasceram, além de outras situações que ele observou em sua carreira que foram pouco a pouco despertando o seu lado ativista.
Isso se deu porque ele viu com os próprios olhos o quanto havia muita injustiça que acontecendo por parte de Portugal com as pessoas e com o próprio Brasil, que enquanto era obrigado a mandar todo o dinheiro que recolhia para os portugueses, não contava sequer com sistemas adequados de saneamento ou de algum planejamento de melhoria nas cidades, etc. A soma disso, com muitos outros fatores, como o desejo de liberdade que havia naquele tempo sobre o Brasil, em decorrência da independência dos Estados Unidos da coroa da Inglaterra e os ideais iluministas que circulavam pela Europa, fizeram com que o movimento se organizasse e fosse pouco a pouco tomando forma.