Quantos Anos Tem O Museu Do Ipiranga?

Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga que oficialmente tem o nome de Museu Paulista da Universidade de São Paulo, é conhecido por algumas pessoas também pelo nome de Museu Paulista. O seu nome está ligado ao fato de que ele faz parte da Universidade de São Paulo, mais conhecida popularmente apenas por USP, uma das melhores universidades do Brasil e que está na lista das melhores universidades das Américas. Atualmente ele está localizado dentro da área do famoso Parque da Independência, as margens do rio Ipiranga na cidade de São Paulo. Esse parque ganhou esse nome porque o famoso “grito” da independência que foi realizado por Dom Pedro I e de imenso valor histórico para o nosso país aconteceu neste local.

O parque que foi inaugurado no ano de 1989 surgiu como uma forma de unificar todos os importantes momentos históricos que aconteceram ali, e também como uma forma de integrar os entornos do Museu do Ipiranga, com a importância cientifica, artística, arquitetônica, entre outros, desta instituição. Para quem faz parte das gerações mais novas e que já conheceu o Parque da Independência com o Museu do Ipiranga juntos. É importante informar que o Museu do Ipiranga surgiu bem antes do que o parque que hoje existe ao seu redor, na verdade a sua fundação é datada do ano de 1895, mais especificamente no dia 7 de setembro, um dia cheio de simbolismo para todos os brasileiros, uma vez que esse foi justamente o dia do acontecido nas margens do Rio Ipiranga, quando foi proclamado que o Brasil seria então livre de Portugal.

Museu do Ipiranga

Museu do Ipiranga

A unificação do Museu do Ipiranga com a Universidade de São Paulo, veio a acontecer muito tempo depois, somente no ano de 1963, mas a sua história começou lá atrás ainda no ano de 1885 quando foram iniciadas as suas obras de construção, no ano de 1890 as suas obras foram finalizadas e em 1895 foi realizada a sua inauguração, porém na época o local ganhou o nome de Museu de Ciências Naturais, nome esse que foi trocado posteriormente para Museu Paulista, portanto é possível dizer que a idade real do museu em relação a sua data de inauguração é de 125 anos completos em 7 de setembro de 2020. Muitas mudanças foram feitas no museu ao longo dos anos, e continuam sendo feitas até os dias de hoje, inclusive o museu atualmente está em reformas para recuperar partes de suas estruturas que estavam comprometidas pelo desgaste do tempo e também para ampliações nas áreas do museu, a previsão é que a obra acabe até o mês de setembro de 2022 que é quando a proclamação da independência completa os seus 200 anos.

Na época de sua criação, ele foi considerado um símbolo de modernidade, de inovação, de nacionalidade brasileira e também um símbolo da prosperidade do estado de São Paulo em relação ao restante dos estados do Brasil. Esse museu foi muito explorado e se tornou bem famoso na época em que o nosso país oficialmente se tornou uma República, época essa que foi muito forte o costume da exaltação dos símbolos e marcos nacionais. No ano de 1922, o museu mais uma vez voltou a ser o centro das atenções, já que era o ano do centenário da proclamação da independência e os governantes queriam homenagear os momentos de glória do passado, fazendo com que a população fosse lembrada dos pontos altos ligados ao nacionalismo brasileiro.

Além da sua grande carga de importância cultural e histórica, desde que o Museu do Ipiranga passou a fazer parte da USP, mais uma página significativa se abriu no seu percurso, uma vez que o local passou a ser fonte de importantes pesquisas, além de também servir como uma instituição de ensino, uma verdadeira extensão da universidade, que foi muito usada para aprimorar os conhecimentos de alunos dos mais diversos cursos. Ainda que esteja em obras atualmente e com as suas atividades interrompidas, a importância que ele tem para a formação de novos profissionais é muito grande. Sobre o seu fechamento, como mencionado já acima, isso se deu por causa de problemas na estrutura do prédio, que é muito antigo.

Restauração do Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga é uma instituição que já tem muitos anos de vida, na verdade ele existe bem antes de ser conhecido como Museu do Ipiranga e bem antes até mesmo de existir o Parque da Independência nos seus entornos, apenas por motivo da sua idade, que é de atualmente 125 anos (2020), já seria importante que ele passasse por revisões constantes, adaptações e reformas (principalmente estruturais), mas o ponto é que de fato foram constatados problemas na sua estrutura e que fizeram com que fosse inviável que o prédio continuasse funcionando, foi por isso que no ano de 2013 o Museu do Ipiranga fechou para reformas.

A sua reforma foi feita no modelo de contratos públicos comum, mas ela ficou parada por 6 anos, vindo a ter início apenas no ano de 2019, com um novo orçamento como é comum de se acontecer no Brasil, onde grande parte do dinheiro acaba sendo desviado, para que se tenha noção o valor inicial previsto era de 21 milhões, o que depois passou para 100 milhões de custo da obra e que atualmente já está na casa dos 139 milhões, cerca de 6 vezes o valor inicial que deveria custar, mas a pergunta que se faz agora é quem paga essa conta? Esse valor sai a partir da lei de incentivo à cultura e foi novamente liberado e aumentado no ano de 2019, no entanto, quem patrocina essa obra especificamente são muitas instituições privadas, como por exemplo, o banco Bradesco, o banco Safra, o banco Itaú, a Sabesp, a EDP, a Comgás, a Honda, a Vale AS, a Companhia Siderúrgica Nacional, a EMS, a Caterpillar, a Pinheiro Neto Advogados, além de ter parcerias com as instituições de apoio à cultura do Banco do Brasil e da Caixa (Caixa Cultural).

A reforma que em um primeiro momento seria apenas em relação a estrutura do prédio, atualmente foi aumentando de alcance, já que outras mudanças foram incorporadas no projeto, como por exemplo, a expansão do museu, que vai ser aumentado em um espaço de mais ou menos uns 6 mil metros quadrados, dessa forma mudando algumas características do prédio, principalmente a sua parte frontal externa, não a sua fachada em si, mas sim a parte exterior próxima ao pequeno lago na frente, provavelmente retirando os degraus e as escadarias que antes eram parte da arquitetura do local. A previsão de finalização da obra é no ano de 2022, o que condiz com o aniversário da Proclamação da Independência, por enquanto o projeto vem caminhando apesar da pandemia com que o país e o mundo foram impactados no ano de 2020, ao que tudo indica a obra terminará no prazo estipulado, o qual teria como data de inauguração o dia 7 de setembro de 2022.

Acervo do Museu

O Museu do Ipiranga tem um acervo bem grande e bem eclético, no total são mais ou menos 125 mil itens, que se dividem entre pinturas, medalhas, móveis, moedas, joias, esculturas, além de utensílios de importância histórica como peças indígenas ou que foram de figuras que foram consideradas importantes por muito tempo, como os bandeirantes. Muitos documentos importantes para a história do nosso país também estão nesse museu, principalmente documentos que foram importantes para a história do estado de São Paulo. Nas obras desse museu há muita exaltação dos bandeirantes, um assunto que é de certa forma discutível, uma vez que a maioria desses homens foram exploradores da terra, que tinham como principal objetivo enriquecer às custas de encontrar ouro e pedras preciosas e matar os mais antigos habitantes brasileiros que eram os indígenas. Milhares, talvez milhões de vidas inocentes foram tiradas pelos bandeirantes, que na época foram considerados heróis, hoje já se discute um pouco mais sobre esse tal heroísmo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.