Rio Amazonas

O nome do rio Amazonas é resultado de uma história muito interessante. Em l54l, quando Orelana, explorador espanhol desceu o rio em busca de ouro, recebeu resistência das índias Icamiabas que dominavam a região do rio das Caneleiras ou do Mar Dulce como foi denominado pelos espanhóis. Foi palco de uma luta entre espanhóis e as Icamiabas (mulheres sem homem). A vitória das mulheres bonitas foi tão significativa, que o Rei Carlos V batizou o rio com o nome Amazonas, numa referência às guerreiras hititas, conhecidas como Amazonas, nome dado pelos gregos, às mulheres guerreiras.

Grande Rio

Grande Rio

Este fantástico rio que já protagonizou tantas histórias e lendas é simplesmente o maior rio do mundo. O rio Amazonas tem a sua nascente em terras do Peru, em uma altitude superior a cinco mil metros, o que o torna, em sua nascente, até receber o nome de Solimões, um rio muito caudaloso. Somente ao chegar a Manaus, capital do Estado do Amazonas, é que tem a denominação de Rio Amazonas, verdadeiro paraíso dos animais da Amazônia.

Rio Amazonas

Rio Amazonas

A maior Bacia Hidrográfica do mundo, não poderia deixar de conter também, o maior rio do Mundo, o rio Amazonas, com uma extensão de mais de 7 mil km, maior do que o Nilo, na África. È também o maior em volume de água, atingindo, na época das chuvas um débito de mais de 200.000 mil metros cúbicos de águas por segundo, que são lançadas no Oceano Atlântico. Os números do Rio Amazonas, alcançam sifras fantásticas. Na época das chuvas, às áreas cobertas chegam atingir as cifras de 50 km de margem a margem, sendo o normal, de apenas ll km. A área coberta normal de toda a Bacia Amazônica é de ll0 mil km e na época das chuvas atinge a cifra de 350 mil km de terras cobertas pelas águas. Por tudo isso, o francês Jack Custou, deve se orgulhar de suas Fotos de golfinhos que o acompanharam, ao lado de sua embarcação quando realizava pesquisas cientifica no Rio Amazonas.

Hotel

Hotel

Muito se pode falar da economia, das belezas dos animais em extinção e da grande Biodiversidade do Rio Amazonas. Desde as frondosas caneleiras do tempo das índias Icamiabas até os dias de hoje, a Floresta Amazônica que margeia o Rio Amazonas, vem sendo vitima da exploração indevida de suas madeiras e de suas ervas medicinais, que saem às toneladas pra os grandes laboratórios europeus, além de pássaros e peixes de aquários, das peles de animais da Amazônia, enfim, todas as riquezas da Amazônia estão sendo objeto de cobiça dos europeus. As belas paisagens do Rio Amazonas em uma perfeita simbiose com a floresta deslumbram e encantam a qualquer um. A biodiversidade abrigada pelas águas do rio Amazonas é simplesmente fantástica, não só pela beleza, mas principalmente pelo incontável número de espécies. Vale a pela ler sobre o Rio Amazonas e seus encantos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.