Recursos Didáticos Utilizados na Educação

Ao falarmos sobre recursos didáticos, aprendemos nesta unidade que tais recursos são definidos como independentes e dependentes. Os dependentes, como o próprio nome indica, são aqueles que estão ligados ou dependentes de algo mais, que não são autossuficientes para transmitir algum conteúdo. Os independentes são aqueles que por si são autossuficientes para transmitir algo.

Aulas Expositivas

Aulas Expositivas

Dentro dos recursos didáticos independentes, nós temos os seguintes:

•         Cartaz

•          Flanelógrafo

•          Ilustração ou gravura

•          Jogo

•          Jornal Escolar

•          Jornal

•          Livro Didático

•          Mapa

•          Globo

•          Peça Teatral

•          Sucata

Cada um desses recursos tem sua aplicabilidade própria, e também suas limitações. O cartaz, geralmente em forma de uma única página, é excelente para se  transmitir avisos, ou mensagens resumidas. É ótimo, objetivo, porém limitado. É mais para chamar a atenção.

O flanelógrafo, que consiste em um material rígido, revestido com uma flanela, feltro ou pelúcia, onde são aplicadas figuras contendo lixa ou velcro, também é muito bom para pequenos conteúdos. Atualmente existem já quadros magnéticos, onde as fotos, ou textos são fixados por meio de imãs.

Laboratório

Laboratório

Um recurso também muito “light” e agradável, principalmente para crianças (adultos também gostam), são as histórias em quadrinhos. Com elas, pode-se, de modo muito claro e simples, transmitir conteúdos no meio escolar, e até mesmo fora dele. Prova disto, vemos em nossas escolas e em nossa sociedade entidades e órgãos como a COPEL, SANEPAR, e outras, confeccionando livretos de histórias em quadrinhos para transmitir seu recado à população. Temos o órgão de meio ambiente, e até mesmo o setor de saúde confeccionando histórias em quadrinhos, chamando a atenção para os deveres quanto a conservação do meio ambiente, à vacinação, à higiene pessoal entre outras.

Ilustrações e gravuras são também ótimas ferramentas didáticas, pois sabemos que uma imagem vale mais que muitas palavras. Essas gravuras tanto são usadas de modo realístico (fotos, por exemplo) quanto simbólico (gravuras alusivas a algum acontecimento ou conteúdo).

Podem ser utilizados também jogos educativos. Hoje, com o acelerado desenvolvimento da informática temos à nossa disposição um sem número de jogos voltados para a educação. Desde alfabetização, até auxilio as crianças com algum tipo de deficiência.

O jornal também é um bom recurso pedagógico, podendo ser usado para a discussão em grupo de algum artigo ou notícia nele impresso.

O jornal escolar, conquanto se limite somente a notícias no âmbito escolar, como sempre ocorre, também é um ótimo meio (onde existe), para envolver os alunos em uma integração social.

Os livros didáticos, normalmente baseados em áreas do currículo educacional, contêm um roteiro básico de conteúdos de uma ou várias áreas do conhecimento humano, sendo específicos para cada nível de ensino. Geralmente trazem em seu conteúdo textos e gravuras inerentes ao assunto estudado.

Recursos Sistematizados

Recursos Sistematizados

Em se tratando de ensinar noções de espaço geográfico, podem ser utilizados mapas e o globo. No mapa, normalmente tem-se uma representação plana do planeta ou de alguma região específica, enquanto no globo, temos uma representação esférica do planeta. Em ambos os casos (mapa e globo), podem-se trabalhar não apenas geografia, como também aspectos econômicos e sociais, dependendo do tipo de mapa estudado.

As peças teatrais são outro meio de se passar algum conteúdo para os alunos. Deve-se, no entanto, se ter o cuidado de trabalhar temas dentro dos quais os alunos estejam contextualizados, mostrando, nas cenas, o que está envolvido no seu contexto social.

A chamada arte com sucata, é um ótimo meio de desenvolver o potencial artístico dos alunos, ajudando-os ainda a contribuir para o bem estar do meio ambiente. Nesse tipo de trabalho, utilizam-se objetos já utilizados e “descartados”, para criar novos objetos, e até mesmo brinquedos educativos. Caixas de fósforo, latas vazias de refrigerante ou cerveja, retalhos de pano, palitos de picolé, canudinhos, etc. Todo tipo de material pode ser reutilizado de modo criativo e muitas vezes ainda podem ser até vendidos.

Por Carlos Alberto Bächtold – Foz do Iguaçu, PR.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.