Itens da Tabela Nutricional

Segundo profissionais da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia0 e da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), existem alguns itens que são obrigatórios nos rótulos das embalagens dos produtos, para que toda  a população tenha essa informação acessível, e possa escolher melhor os nutrientes que consomem. Alguns deles serão aqui apresentados. O primeiro item é a porção que pode ser expressa em g ou ml.

Porção

A porção de um alimento  é caracterizada pela quantia média que é recomenda para a manutenção do consumo de uma alimentação saudável para o organismo. No entanto, os especialistas advertem que na grande maioria das vezes, esses valores não correspondem ao alimento por completo. Normalmente, os pacotes de biscoitos,  sempre colocam o valor total na embalagem, e  na tabela nutricional informam somente a porção do alimento. Um exemplo, pode ser demonstrado por  uma caixa de biscoito de 100 g e uma porção de 30g. Para a pessoa saber a quantidade geral do que consumiu, deverá multiplicar o valor por 3 (que é o que consta no rótulo).  A  porção mostra ao consumidor a forma de calcular a quantidade do alimento por ele ingerido.

Tabela da Cenoura

Tabela da Cenoura

Valor Diário

O valor diário representado pela sigla %VD, serve para indicar qual a quantidade de nutrientes e calorias que o alimento possui em relação ao uma dieta de 2.000Kcal. Se o consumido encontrar algum produto com noventa por cento do VD de sódio, por exemplo,isso indica que esse produto já oferece praticamente a quantidade total que é recomendada para o organismo humano
desse nutriente por dia.

Tabela da Laranja

Tabela da Laranja

Valor Energético

O valor energético é muito comentado por todos, pois se trata das calorias que muitas pessoas não querem ingerir em grande quantidade para não engordarem. O corpo humano produz energia que são representadas pelas calorias,de acordo com o consumo de uma porção de algum alimento. Os especialistas em nutrição ressaltam que os valores energéticos, também aparecem como quilojoules(Kj) que é uma outra unidade de medida, sendo que a proporção é de 1Kcal para 4,2 Kj.

Carboidratos

Os carboidratos são fontes energéticas para o corpo humano, porém a porção que não é utilizada pelo organismo fica armazenada na forma de gordura. Eles são encontrados geralmente em tubérculos, massas, pães, doces e farinhas, e é preciso tomar cuidado com a quantidade ingerida desses nutrientes, sendo que a necessidade diária é de cerca de 300g por dia.

Tabela do Produto Nestlé

Tabela do Produto Nestlé

Proteínas

As proteínas tem a função de auxiliar na construção de órgãos células e tecidos. Se forem consumidas em doses adequadas, garantem a manutenção da saúde da pessoa, além de proporcionar a sensação de saciedade. Alguns alimentos que contém esse nutriente, são os laticínios, as carnes, soja, feijão, grão de bico,ou seja as leguminosas de uma maneira geral. Os especialistas recomendam uma dose diária  de 75g de proteínas.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.