Orientação Vocacional e Profissional

De acordo com a estrutura atual do sistema educacional brasileiro, o jovem deve chegar ao vestibular com 17/18 anos, uma idade em que a maioria dos jovens vê a sua frente milhares de possibilidades para seu futuro profissional, e apenas uma pequena parcela tem certeza do que deseja fazer no futuro.

Duvidas

Esse é com certeza um dos grandes momentos de questionamento e pressão que os jovens vão passar ao longo de sua trajetória pessoal, quando deve decidir qual o curso fazer, qual a profissão que vai seguir pelo resto de suas vidas. Uma decisão importante para ser tomada numa idade de grandes transformações, por isso os diversos serviços de orientação vocacional são importantes ferramentas que podem auxiliar a tomar essa decisão de forma mais acertada e de acordo com seu perfil.

Nesse artigo nós vamos falar sobre a importância da escolha certa, o auto-conhecimento, a orientação vocacional e outras ferramentas para auxiliar na escolha.

A Importância da Escolha Certa

É grande o número de jovens que desistem dos cursos de graduação, abandonando a universidade ou pedindo transferência entre cursos, resultado normalmente de escolhas precipitadas por cursos sobre os quais tem poucas informações e não conhecem o fundamento.

Escolhas

As escolhas que vão afetar o futuro do jovem sempre vêem carregadas de tensão e estão ligadas diretamente a construção da própria identidade, por isso é essencial o autoconhecimento para que a escolha possa ser a mais acertada possível, de acordo com o perfil, buscando a realização de um sonho comum a todos: ganhar dinheiro fazendo aquilo que gosta.

Autoconhecimento

Segundo os orientadores, o autoconhecimento é o primeiro passo para jovens que tem dúvidas quanto à escolha do curso, e sugerem que iniciem esse processo delimitando atividades que gostam de desenvolver e as suas áreas de interesse e também buscando conhecer e conversar com profissionais que atuam na área, questionando muito para buscar respostas e alternativas para as suas dúvidas.

Orientação Vocacional e Profissional

Os testes vocacionais devem ser realizados nos anos finais do ensino médio, ajudando os jovens a analisar suas opções, suas próprias preferências, sua personalidade, a inteligência e as aptidões para num segundo momento fazer a escolha mais acertada.

Teste

Os testes não vão determinar a escolha do jovem, mas sim auxiliar a delimitação de uma área de atuação favorável, propícia e de acordo com as preferências e ao perfil do indivíduo. Dessa forma a decisão se torna mais fácil, porque fica limitada a uma área, o que torna o trabalho de orientação profissional mais objetivo.

Os testes vocacionais e a orientação profissional são parte importante da auto-descoberta do jovem, através de um processo interno e pessoal, que pode ser orientado, mas não direcionado.

Feiras e Palestras

As feiras de profissões são eventos onde são dispostos estandes de profissões de diversas áreas, com palestras, aulas demonstrativas e profissionais disponíveis para responder todas as duvidas dos visitantes. Essas feiras são organizadas normalmente por escolas e universidades, proporcionando aos alunos informações que vão auxiliar na tomada de decisão mais consciente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.