A Olimpíada do Conhecimento é um evento bienal promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desde 2001 e que tem feito muito sucesso entre os jovens. Este evento que é um dos maiores da instituição consiste em uma disputa entre estudantes de cursos técnicos e profissionais de todo o país testando as habilidades adquiridas com os cursos do SENAI e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), nas áreas de indústria, serviço e comércio.
Para ter uma noção da abrangência dessa competição, que envolve estudantes de até 21 anos, 101 participaram da primeira edição, em 2001. Esse número saltou para quase 700 no ano passado e estima-se que ultrapasse essa marca em 2012.
A olimpíada é uma seleção para o WorldSkills. Sabe o que é isso? A maior competição de profissional do mundo. São mais de 50 países que enviam representantes para comprovar que possuem habilidades pessoais e técnicas e que estão dentro das normas de qualidade.
Para representar o Brasil, o SENAI promove a Olimpíada do Conhecimento, que faz uma triagem desde a avaliação escolar até a disputa nacional. Assim, fica garantido que como os outros países, serão selecionados os melhores profissionais brasileiros para participar do WorldSkills.
A etapa final da Olimpíada do Conhecimento, de onde saem os competidores mundiais, acontece em quatro dias, quando os alunos são testados em provas que retratam as rotinas do trabalho de profissionais da indústria, do comércio e do setor de serviços.
Neste ano, a etapa final da Olimpíada acontecerá entre os dias 12 e 18 de novembro, em São Paulo. E, de lá, sairão os competidores que irão a Leipzig, na Alemanha, em julho de 2013. Esse evento não é só importante para os profissionais que participam, mas também para a indústria, comércio e serviço. A iniciativa do SENAC visa avaliar o andamento dos cursos oferecidos, acompanhando os avanços tecnológicos e as demandas do mercado.
Através do estudo das necessidades de determinados setores, atingidos diretamente pelos cursos do SENAI e SENAC, é possível perceber quais as mudanças, demandas e tendências para os profissionais.
Assim, ao mesmo tempo em que se tem uma avaliação concreta a respeito do nível atual dos cursos, identifica-se quais as novas necessidades e melhorias que podem ser feitas. Isso representa a manutenção dos cursos técnicos e de aprendizagem profissional dentro dos padrões de qualidade mundial.
O SENAC anunciou na última semana que o Brasil será, pela primeira vez, sede do WorldSkills. Em 2015, ele será realizado no Anhembi em São Paulo entre os dias 10 e 16 de agosto. A conquista representa uma oportunidade a mais para a visibilidade dos profissionais brasileiros, além de premiar o desempenho do Brasil nas três últimas edições do evento, que esteve entre os três primeiros no quadro de medalhas.