Material para a Escola

Passadas as férias de verão e o Carnaval, começa um novo ano letivo, fator de muita dor de cabeça para muitos pais com filhos em idade escolar, que precisam ir às compras para atender às enormes listas de materiais para a escola.

Dependendo de cada instituição de ensino e da série que a criança irá cursar em 2012, os pais costumam encontrar exigências como: papel higiênico, pacotes fechados de papel sulfite, cartolinas, papel cartão, caixas de caneta hidrocor com mais de 24 cores, avental infantil, glitter, purpurina, lantejoulas, entre outros, em grandes quantidades que não costumam ser totalmente utilizadas pelos estudantes em todo o ano letivo.

Material para a Escola

Material para a Escola

Outro problema muito comum é a grande quantidade de livros e apostilas cobrados pelas escolas. Algumas instituições exigem que os pais comprem somente as publicações de suas editoras, sendo que os livros são tão volumosos que a grade de aulas disponibilizada para o professor faz com que os alunos utilizem menos da metade do conteúdo dessas publicações.

Uma grande rede de escolas mantida por uma igreja protestante há décadas costuma adotar essas medidas entre os pais de seus alunos. Como as aulas de Religião fazem parte da grade curricular, a cada ano escolar são solicitados livros didáticos de ensino religioso, com mais de 200 páginas, impressos na própria editora da instituição religiosa, sendo que ao longo de todo o ano letivo não é utilizada nem a metade do conteúdo desses grossos livros, que ocupam um espaço considerável na mochila dos estudantes.

Material para a Escola

Material para a Escola

Nesse caso, uma boa dica para economizar na compra de material para as escolas religiosas é sempre entrar em contato com os pais de alunos que estão em séries anteriores à de seu filho, para que possam emprestar as publicações, já que o seu conteúdo de ensino religioso não se modifica ao longo dos anos, podendo ser utilizado sem problemas.

Adquirir livros de alunos de turmas anteriores de seu filho também é válido para as demais matérias, como matemática, ciências e inglês. No caso de livros de história e geografia, só não escolha livros muito antigos, com mais de cinco anos, pois costumam receber alterações importantes com o tempo, especialmente se ocorreu alguma revolução que fez surgir um novo país, por exemplo.

Já os demais materiais, em especial, aquela “listinha” de materiais para escola, o ideal é ir adquirindo os produtos aos poucos. Primeiro, compre o material básico para o seu filho frequentar as primeiras semanas de aula, que deve ser: caderno, lápis preto nº.2, canetas esferográficas nas cores azul ou preta, apontador, borracha, lápis de cor e cola branca.

Material para a Escola

Material para a Escola

Quanto aos demais materiais para escola, procure sempre entrar em contato com a professora de seu filho para que avise o material que será necessário para determinada aula. Em muitas instituições de ensino, as professoras costumam enviar um comunicado aos pais para que providenciem determinado material para ser utilizado na próxima semana, o que evita o desperdício de uma grande quantidade de material fornecida no início do ano letivo.

O que importa é que os pais busquem sempre um acordo com a escola, para que não gastem em materiais que não serão utilizados, evitando comprometer o orçamento familiar logo no começo do ano.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.