Matemática No Cotidiano

Matemática No Cotidiano: Tendência Cada Vez Mais Usada Nas Escolas Para Facilitar o Aprendizado

Considerada quase como um “bicho-papão” das disciplinas escolares, a matemática sempre fora vista por grande parte dos alunos como uma matéria temida, complicada e que costumava reprovar sempre. Porém, a partir da década de 80, educadores passaram a focar a matemática em assuntos do cotidiano, para facilitar a assimilação dos alunos e o gosto pela disciplina.

Contas

Contas

Isso acontece porque até a década de 80, o aprendizado da matemática era mais voltado ao “decoreba”, no qual o ensino tradicional investia para que os alunos decorassem a tabuada, além de trabalhar com a então matemática moderna, que abordava o assunto de forma totalmente abstrata, de difícil compreensão para a maioria dos alunos e envolvia conceitos complexos, como a teoria dos conjuntos, por exemplo, o que os distanciava de sua vida comum.

A tendência atual que os educadores apostam para facilitar o aprendizado da matemática para os alunos que ingressam na vida escolar, é aplicar a disciplina em seu cotidiano, relacionando-a com fatores que acontecem na vida real. Isso porque queira ou não, a matemática está mais presente no nosso dia-a-dia do que imaginamos.

Desde nossa ida à padaria, quando pretendemos comprar meia dúzia de pãezinhos devemos ter em mente se o dinheiro que levamos é suficiente para a compra. Além disso, muitas tarefas corriqueiras não poderiam ser realizadas sem que as pessoas contem com noções de soma, contagem e quantidade.

Matematica No Cotidiano

Matematica No Cotidiano

Atentos a respeito do quanto a matemática é importante em nosso cotidiano, os educadores apostam nesse aspecto para facilitar o ingresso dos alunos no aprendizado da matéria, de forma que não seja um assunto enfadonho e distante, focado no decoreba, como o que ocorria no passado, mas sim como uma grande brincadeira.

Os professores procuram abordar a matemática em situações vividas pelos alunos em seu cotidiano, de uma forma bem concreta e próxima. Uma bom exemplo é o do Centro Educacional Pioneiros, situado na cidade de São Paulo (SP), onde as crianças aprendem a matéria por meio de fatos que ajudam na assimilação, como por exemplo, na hora de ensinar subtração, o professor brinca com os alunos de retirar as cadeiras da sala de aula.

Outras instituições de ensino utilizam jogos e o computador para ajudar as crianças a perceberem de que o aprendizado da matemática pode ser divertido e que tem tudo a ver com o cotidiano vivido por elas. Dessa forma, elas aprendem a entender os problemas, e não somente decorar as fórmulas e conceitos como o que ocorria há três décadas.

Por isso, se o seu filho está com problemas em aprender a disciplina, você pode ajudá-lo ajudando-o a compreender de que a matemática está presente em todo o nosso cotidiano: desde a quantidade correta de ingredientes em uma receita culinária, como também nas compras do supermercado, entre outros.

Numeros

Numeros

Educadores apontam de que o importante é que o aluno compreenda o conceito por trás da situação. Isso porque a matemática é uma disciplina para ser entendida, e não decorada, pois sem ela o nosso dia-a-dia seria muito mais complicado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.