Geometria Plana

A matemática, a despeito do que muitos afirmam, não estuda teorias abstratas e teóricas, e sim busca compreender os conceitos e modelos presentes no nosso cotidiano, no mundo ao nosso redor. Assim o estudo da matemática deve enfatizar a busca por soluções, a ação e exploração de modelos, em formular conjecturas e não em memorizar procedimentos e fórmulas e fazer exercícios.  Neste contexto a matemática e seu estudo passam a ser uma atividade prazerosa, dinâmica e que evolui naturalmente, afastando-se daquele protótipo rígido, absoluto permeado de regras a serem decoradas.  

Geometria Plana

Geometria Plana

Origem da geometria

A geometria está presente na história e na vida cotidiana do homem desde as primeiras civilizações, com a invenção da roda, os círculos e também as circunferências passaram a ser utilizadas para diversos fins, representando as divisões do tempo, os signos zodiacais, da astronomia e símbolos místicos, como o da sociedade pitagórica. Na antiguidade as divisões das vastas áreas de terras, a comercialização e o armazenamento dos alimentos e as primeiras construções dos templos, pirâmides, castelos, barragens, etc., motivaram os primeiros estudos sobre volumes e áreas, de onde surgiu a necessidade de se construírem modelos para representar a formas geométricas que estão no espaço da natureza, para seu melhor entendimento. A geometria caracteriza-se pelo estudo das diversas aplicações das formas geométricas e divide-se em geometria plana, geometria espacial e geometria analítica.

Exercícios

Exercícios

Geometria Euclidiana ou plana

A geometria plana primeiramente foi denominada geometria Euclidiana, em menção ao matemático Euclides da Alexandria que viveu na Grécia no século III a.C. No entanto os registros do desenvolvimento e da utilização da geometria plana para medir terras, na construção de templos, pirâmides e outros monumentos daquela época, assim como para traçar mapas dos navegadores está presente no legado das diversas civilizações e culturas antigas: egípcios, babilônicos, romanos, chineses, gregos, hindus e até os árabes usaram as formas geométricas para resolver as diversas situações do seu cotidiano.

Analitica

Analitica

O ponto a reta e o plano

As formas geométricas planas que compõe o interessante mundo da geometria plana e seus conceitos são construídos a partir do estudo do ponto, da reta e do plano e dos muitos objetos geométricos que o homem pode definir a partir de seus modelos. Para a analise, interpretação e obtenção de resultados práticos na solução de problemas a geometria apresenta os seus postulados e teoremas, através dos quais são estabelecidas as propriedades das diferentes figuras geométricas que compõe o estudo da geometria. O estudo da geometria plana nas escolas ainda se desenvolve a partir das possibilidades de posições relativas entre as retas, os ângulos a área e o perímetro das figuras geométricas e as figuras geométricas propriamente ditas, ou seja, os polígonos, que se classificam de acordo com o número de lados em triângulos, quadriláteros, pentágonos, hexágonos, heptágonos, octóganos, eneágono, etc. e nos círculos e semicírculos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.