Falta de Motivação para Aprendizagem

Se as crianças, não apresentam motivação para a aprendizagem, os educadores devem ficar atentos, a possíveis problemas de convivência familiar, em virtude de uma instabilidade emocional, decorrente de brigas constantes e discussões de familiares, separação dos pais, desemprego de um dos cônjuges, entre outros fatores, geradores de conflitos. Essas situações podem ser as reponsáveis, por alterações no comportamento infantil durante o período escolar, onde a criança não presta atenção aos conteúdos ensinados na escola, em virtude de ficarem pensando nos problemas familiares.

Outro fator, que pode alterar o rendimento escolar, é a não adaptação da criança, ao modelo de ensino que a escola oferece, que apresenta como solução mais rápida, a mudança do aluno para outra escola, mais condizente com o seu perfil.

Trabalho Árduo

Tentar recuperar notas no final do ano, para ser aprovado na escola, seja por falta de motivação ou por transtornos de aprendizagem, é uma tarefa bastante difícil, pois demanda disposição, empenho e muita organização, tanto do aluno, quanto dos pais que querem ajudá-los. Há vários casos, em que os responsáveis delegam responsabilidades aos filhos, que ainda não tem idade suficiente, para terem noção de prazos de provas, entregas de trabalhos escolares, sendo por isso importante, ajudá-los a entender,como devem fazer para ter um bom rendimento acadêmico ao longo do ano letivo.

Motivação de Aprendizagem

Motivação de Aprendizagem

Agenda de Estudo

De acordo com educadores, organizar uma agenda com as matérias, que as crianças apresentam mais dificuldades, é o primeiro passo, para que elas consigam passar de ano.Elas precisam sentir que estão amparadas e se sentirem confiantes, para reduzirem a ansiedade e ficarem mais seguras para enfrentar as provas finais. Se houver necessidade, os especialistas recomendam que investir em aulas particulares, com professores competentes, também é um bom começo, já que algumas crianças e jovens, não sabem por onde começar a estudar.

Processo de Organização

Os especialistas ressaltam que, a organização do ambiente é fundamental, para facilitar o processo de aprendizagem, onde a criança irá estudar, devendo o local ser limpo,com boa iluminação, e sem equipamentos que possam distraí-la, como videogames, televisão ou brinquedos. Outro item que deve ser observado, é o que diz respeito aos horários estabelecidos pelos pais, para o estudo,fazer trabalhos de casa, e tirar possíveis dúvidas.

Aprendizagem

Aprendizagem

Os responsáveisdevem demonstrar interesse e disposição, para ajudar seus filhos,acompanhando os progressos que a criança vier a fazer, estando disponível para esclarecer qualquer dúvida que porventura eles tenham. Quando demonstram interesse no que a criança está estudando, ela se sente mais estimulada a aprender. Outro fator que deve ser revisto é a diminuição, pelo menos nessa fase, do número de atividades diárias que o jovens tem, para que eles não fiquem sobrecarregados com várias tarefas, pois nessa etapa, precisam ter foco somente nos estudos.

Sugestões de Especialistas para Aprovação Escolar

De acordo com especialistas, algumas sugestões podem ajudar bastante as crianças, a passarem de ano, sem apresentarem o  estresse de terem de estudar para fazer as provas finais, correndo o risco de ficarem reprovados. Algumas são:

Estudos

Estudos

Estabelecimento de Horários e Ambiente Propício

Estabelecer um periodo de horas diário, para que a criança estude, criando um hábito é fundamental para seu bom rendimento, durante todo o ano escolar.Outra atitude importante é criar um  ambiente propício ao estudo, organizado e sem televisões ou videogames, que possam distrair as crianças.

Atitudes dos Pais

Os pais devem estar disponíveis para ajudarem seus filhos, nesse momento, demonstrando interesse por seus estudos, passando segurança, incentivando-os quando eles conseguirem resolver algum problema difícil. O papel dos responsáveis é fundamental, no processo de aprendizagem da criança, pois assim ela se sente motivada a encarar o processo de ensino, como algo interessante e fácil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.