Cursos Técnicos: Informações e Mercado De Trabalho

O Brasil tem crescido muito nos últimos anos e por isso mesmo, a oferta de trabalho com carteira assinada também. Muitas pessoas que acabaram de concluir o ensino médio já conseguem bons serviços com salários altos. Geralmente, essas pessoas fizeram um Curso Técnico ao invés do Ensino Médio convencional.

Se você está terminando o Ensino Fundamental e está decidindo o que fazer do futuro, deve ler mais sobre os Cursos Técnicos, pois eles representam uma porta de entrada no mercado de trabalho. Até mesmo pessoas que, eventualmente, pararam de estudar mas que concluíram o Ensino Fundamental, podem pensar em fazer um Curso Técnico para se qualificar.

http://www.youtube.com/watch?v=LcNV8Sjq9H0

O Que São Cursos Técnicos?

O curso técnico é aquele que, além das disciplinas do ensino médio convencional, também habilita o estudante a seguir uma profissão. Esse tipo de curso habilita o estudante, através de conhecimentos teóricos e práticos, a desenvolver determinada atividade no mercado de trabalho.

Os objetivos desses cursos é a capacitação de profissionais para alguns segmentos de determinadas áreas, de forma que possam se inserir no mercado de trabalho. Também possuem a meta de requalificar ou reinserir os trabalhadores em algumas atividades.

O Que São Cursos Técnicos?

O Que São Cursos Técnicos?

Quem Pode Fazer Curso Técnico?

Basicamente os cursos técnicos são abertos para as pessoas que concluíram o ensino fundamental. Pode ser cursado juntamente com o ensino médio convencional ou depois dele. Porém, para obter o diploma do curso técnico, é importante que o ensino médio seja concluído também.

Quais São Os Tipos De Cursos Técnicos Que Existem?

O MEC possui uma lista de 185 cursos técnicos que são divididos em 12 eixos de qualificação. Confira abaixo os eixos de qualificação.

  • Ambiente, Saúde e Segurança
  • Apoio Educacional
  • Controle e Processos Industriais
  • Gestão e Negócios
  • Hospitalidade e Lazer
  • Informação e Comunicação
  • Infraestrutura
  • Militar
  • Produção Alimentícia
  • Produção Cultural e Design
  • Produção Industrial
  • Recursos Naturais

Para conferir a lista completa de opções de cursos técnicos autorizados pelo MEC acesse o site http://pronatec.mec.gov.br/cnct/. Nesse site você tem acesso a mais informações a respeito de cada um dos cursos técnicos ofertados no Brasil, podendo saber mais sobre como funciona a inserção num curso desses.

As 3 Categorias De Cursos Técnicos

No Brasil, existem três categorias de Cursos Técnicos. Antes de escolher qual você deseja fazer, é importante conhecer mais sobre as particularidades de cada uma delas.

Curso Técnico Integrado

Esse tipo de curso técnico substitui parcialmente o Ensino Médio e pode ser feito após a conclusão do Ensino Fundamental. Geralmente, o aluno faz o primeiro ano do Ensino Médio convencional e mais dois ou três anos de preparação para exercer uma determinada profissão.

Trata-se de um curso interessante para quem deseja uma rápida inserção no mercado de trabalho. Porém, também é o tipo de curso que oferece o ensino mais básico, sem contar que o Ensino Médio convencional fica um pouco de lado. Isso pode prejudicar o estudante que pretende fazer vestibular.

Curso Técnico Externo

Esse tipo de curso técnico é realizado de forma paralela ao Ensino Médio. É necessário que se tenha o Ensino Fundamental completo para poder ingressar nesse tipo de curso técnico. A duração dessa modalidade é de 3 anos, porém, o ensino médio é realizado em um turno e o técnico em outro.

O curso técnico externo oferece como vantagem um ensino médio convencional que ajuda e muito no momento de fazer o vestibular. Também oferece ao aluno a possibilidade de sair do curso com uma profissão.

Curso Técnico Profissionalizante

Esse tipo de curso técnico é apropriado para quem já terminou o ensino médio e deseja realizar um curso profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho. Para poder fazer um curso desses, é necessário ter o Ensino Fundamental e o Ensino Médio completos.

O curso profissionalizante pode durar 2 ou 3 anos. Para algumas pessoas funciona como um substituto da faculdade. É interessante, depois de terminar esse curso e conseguir um trabalho, buscar uma formação universitária para poder melhorar o seu currículo e consequentemente, a sua remuneração.

Comparando Os Três Tipos De Curso Técnico

Provavelmente, quem está pensando em fazer um curso técnico, encontra dificuldade em escolher qual é o melhor tipo. Dessa forma, elaboramos algumas comparações básicas entre as três modalidades apresentadas acima: Integrado, Externo e Profissionalizante.

Comparando Os Três Tipos De Curso Técnico

Comparando Os Três Tipos De Curso Técnico

Nível De Dificuldade Dos Cursos

  • Curso Técnico Integrado – Tem um nível de dificuldade considerado baixo.
  • Curso Técnico Externo – Também um nível de dificuldade baixo.
  • Curso Técnico Profissionalizante – O nível de dificuldade é considerado de baixo a médio.

Nível De Formação

  • Os três oferecem nível de formação tecnológico.
  • Duração Média
  • Os três tem uma duração média de 2 a 3 anos.

Vantagem

  • Curso Técnico Integrado – Trata-se de uma maneira mais simples e rápida de aprender e se qualificar para uma profissão.
  • Curso Técnico Externo – A grande vantagem desse tipo de curso técnico é que os alunos não perdem o conteúdo do Ensino Médio e assim, podem fazer o vestibular sem serem prejudicados no que concerne a conhecimentos das disciplinas do ensino médio.
  • Curso Técnico Profissionalizante – Formação tecnológica que é considerada mais completa e também é mais valorizada.

Desvantagem

  • Curso Técnico Integrado – A formação oferecida por esse tipo de curso é considerada muito básica. Também, há o fato de que não existe uma preparação efetiva para o vestibular através dos conteúdos do ensino médio.
  • Curso Técnico Externo – Exige que o aluno estude em dois turnos, o que pode ser muito puxado.
  • Curso Técnico Profissionalizante – A grande desvantagem é que esse tipo de curso é feito depois que o aluno termina o ensino médio. Dessa forma, pode compensar mais fazer um curso universitário.

Mercado De Trabalho

Os cursos técnicos oferecem uma formação mais rápida e direcionada para os diferentes segmentos de mercado. Com tantos postos de trabalho abertos no país, existem muitos técnicos ganhando bem para desempenharem funções de extrema importância.

As vagas de trabalho para os técnicos existem e podem representar uma ótima oportunidade de começo da carreira. Porém, uma dica que muitos profissionais de RH dão é que os técnicos comecem a trabalhar na área e depois procurem um curso universitário para melhorar a sua qualificação, a fim de serem promovidos e podendo a ganhar mais.

http://www.youtube.com/watch?v=xcGe9ySMzXU
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.