Complemento Nominal

A língua portuguesa é bastante complexa, dividindo-se em diversas estruturas diferentes, com muitas regras gramaticais, no entanto é, entre as línguas vivas existentes, uma das mais ricas, pois além de contemplar palavras e sentimentos que não existem na maioria de outras línguas, ela também está em constante mutação.  Além disso sendo o Brasil um país tão extenso e com importantes núcleos de imigrantes ao longo de sua extensão territorial, de onde advém diferenças a cerca de Cultura Religiosa, cultura geral, etc., sendo assim a língua portuguesa assume características lingüísticas próprias, criando expressões únicas que refletem a cultura do seu povo nas diversas regiões do país. Assim, passa a existir duas vertentes da Língua Portuguesa, a língua falada e a chamada norma culta, esta última constitui-se o objeto de ensino/aprendizagem nas salas de aula das diversas escolas, e é utilizada em todas as formas de comunicação escrita e falada oficial, é cobrada em concursos, etc. A língua portuguesa é acima de tudo lógica e o estudo atento das regras nos faz entender isso, assim deixando de lado as divagações sobre a beleza de nossa língua e as suas variações vamos tratar aqui do estudo da gramática, da análise sintática e do complemento nominal.

Adnominal

Adnominal

Gramática e classes gramaticais

Para que possamos estudar a gramática portuguesa, primeiro precisamos pensar nas palavras, no seu sentido e sua função no contexto onde estão inseridas, assim a compreensão se torna mas simples e fácil, pois tudo se enquadra dentro de uma lógica, no entanto é necessário aprender e apreender os conceitos de cada um dos elementos da gramática e treinar a aplicação deles. Para isso os profissionais da educação podem e devem lançar mão de recursos de aprendizagem, como por exemplo os Brinquedos Pedagógicos. A língua portuguesa é formada por 10 classes gramaticais e seu conhecimento é a base para o aprendizado. São elas: substantivos, adjetivos, artigos, pronomes, preposições, verbos, interjeições, advérbios, conjunções e numerais.

Adjunto

Adjunto

Funções Sintáticas e o complemento nominal

Cada palavra tem uma função especifica dentro de uma frase ou oração, e a essa função é dado o nome de função sintática. Assim as principais funções sintáticas são de sujeito, predicado, complemento verbal, complemento nominal, complemento verbo-nominal, adjunto nominal, adjunto adverbial, agente da passiva, aposto, vocativo, predicativo do sujeito, predicativo do objeto e morfologia.

Complemento Nominal

Complemento Nominal

Regra

Não esqueça que o complemento nominal é quando uma palavra tem a função de completar o sentido de um nome ou um advérbio, lhe conferindo um significado mais especifico. O complemento nominal sempre segue um nome, que geralmente é abstrato e liga-se obrigatóriamente ao nome por meio de uma preposição. Os complementos nominais são formados por pronomme, substantivo, oração subordinada ou numeral.

Exemplos

Faça um rápido resumo do texto .  (do texto – CN).

Essa semana deve terminar a construção da ponte . (da ponte – CN).

A menina mora perto de uma linda praia. (de uma linda praia – CN do advérbio perto).

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Escolar

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.